Concurso Polícia Científica PR 2019: Governador autoriza novo edital!

A Polícia Científica vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso Polícia Científica PR 2019) em breve. Na última quarta-feira, 03 de julho, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, revelou que o governo estadual vai abrir novos concursos públicos no Estado. Na ocasião, ele anunciou que serão abertas nada menos que 96 vagas no órgão.

Além da Polícia Científica, o governador confirmou que serão abertas oportunidades para Polícia Militar com 2.560 vagas, Polícia Civil com 400 vagas, 1.269 para agentes de cadeia, 400 para a Secretaria de Saúde, 80 para a Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Adapar) e 988 para a Secretaria de Educação.

Ainda não há uma previsão para o novo certame, mas tudo indica que seja publicado ainda em 2019. O último edital de concurso público para Polícia Científica foi divulgado em 2017.

Último concurso público da Polícia Científica-PR foi divulgado em 2017

O último concurso para a Polícia Científica do Paraná foi divulgado em janeiro de 2017. Na ocasião, o certame contou com 54 vagas, além da formação de cadastro de reserva, para carreiras de nível médio e superior.

O certame recebeu um total de 42.210 inscritos. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) organizou o certame.

As oportunidades divulgadas foram destinadas a candidatos de nível médio e superior. As chances são para as cidades Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama, União da Vitória, além da capital, Curitiba.

O concurso da Polícia Científica/PR foi divulgado para preenchimento de vagas nos cargos de Médico Legista (31 oportunidades), Odontolegista (1), Químico Legal (1), Toxicologista (1), Perito Criminal (13) Auxiliar de Necropsia (6) e Auxiliar de Perícia (1). A jornada de trabalho oscila entre 20 e 40 horas semanais, de acordo com a função. Os salários oferecidos oscilam entre R$ 3.163,35 e R$ 9.264,57.

Os candidatos de nível técnico poderão concorrer aos cargos de Auxiliar de Perícia e Auxiliar de Necropsia. Além disso, será exigido carteira nacional de habilitação (CNH) – categoria B.  Os demais cargos serão exigidos nível superior, com formação na respectiva área.

Os inscritos no concurso foram avaliados por provas objetivas (todos), discursivas, títulos e exame psicológico. A prova objetiva contou com 90 questões, sendo 55 de conhecimentos específicos e 35 de conhecimentos gerais.

Conteúdo

Cargos de Nível Médio/Técnico: 

1) Língua Portuguesa: Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso do vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.

2) Noções de Informática: Conceito de Internet e Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupo de discussão, de busca e pesquisa. Procedimentos, aplicativos, dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). Principais aplicativos para edição de textos, planilhas eletrônicas, geração de material escrito, audiovisual e outros.

3) Legislação: Constituição Federal e Lei no 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), Leis Estaduais do Paraná 18.008/2014 e 6174/1970.

Além disso, haverá conhecimentos específicos, da seguintes disciplinas (Matemática, Ciências e Física).

Cargos de Nível Superior:

1) Língua Portuguesa: Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma do português Página 35 de 51 contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso do vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.

2) Noções básicas de Direito Penal e Processual Penal: Infração penal: elementos, espécies. Sujeito ativo e sujeito passivo da infração penal. Tipicidade, ilicitude, culpabilidade, punibilidade. Erro de tipo e erro de proibição. Imputabilidade penal. Concurso de pessoas. Crimes contra a pessoa. Crimes contra o patrimônio. Crimes contra a administração pública. Do Inquérito Policial. Da prova. Dos peritos e intérpretes.

3) Noções básicas de Direito Administrativo: Estado, governo e administração pública: conceitos elementos, poderes e organização, natureza, fins e princípios. Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. Poderes administrativos: poder hierárquico, poder disciplinar, poder regulamentar, poder de polícia, uso e abuso do poder. Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo; responsabilidade civil do Estado.

4) Legislação: Constituição Federal e lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), Leis Estaduais do Paraná 18.008/2014 e 6174/1970.

5) Noções de Medicina Legal (apenas para a função de Perito Criminal – todas as áreas): Traumatologia Forense: estudo dos instrumentos perfurantes, cortantes, perfuro-cortantes, contundentes, corto-contundentes, perfuro contundentes e lesões correspondentes; agentes físicos não-mecânicos: lesões causadas por temperatura, eletricidade, pressão atmosférica, explosões e das energias ionizantes e não-ionizantes. Tanatologia Forense: sinais de morte; lesões vitais e pós-mortais; cronotanatognose e fenômenos cadavéricos; necropsia médico-legal; tipos de asfixias – enforcamento, estrangulamento, esganadura, sufocação, soterramento, afogamento, confinamento, gases inertes e outras

Além disso, haverá conhecimentos específicos, a depender de cada cargo.

Informações do concurso
  • Concurso: Polícia Científica do Paraná
  • Banca organizadora: a definir
  • Escolaridade:  a definir
  • Número de vagas: 96
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO
  • Link do último edital
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.