Concurso PM PE: com 10 mil cargos vagos, deputada solicita edital com urgência!

Veja todos os detalhes

O concurso PM PE (Polícia Militar de Pernambuco) pode ter edital liberado em breve. Isso porque, a deputada estadual Gleide Ângelo (PSB) solicita que o certame aconteça com urgência.

O principal motivo refere-se aos 10 mil cargos vagos na corporação. O pedido foi encaminhado ao Governo do Estado e às demais secretarias correlatas por meio da indicação legislativa nº 99/2023.  Segundo levantamentos, a corporação deveria atuar com 26.865 policiais na ativa, mas fechou 2022 com apenas 16.552. 

Não podemos falar de segurança pública de qualidade quando se há um déficit no quadro do efetivo de TODAS as forças de segurança de Pernambuco. Não se faz polícia sem policiais. Pelo recomplementamento das polícias: concurso já“, reconheceu a deputada nas redes sociais.

O novo comandante, coronel Tibério César dos Santos, também destacou a urgência para novo edital. De acordo com Tibério, há necessidade de um novo edital o quanto antes:

Há uma necessidade urgente. Hoje, nós temos mais policiais se aposentando durante o ano do aqueles que entram através do concurso. É urgente realmente a abertura de processo seletivo, de concurso público, para que a gente possa diminuir essa carência de efetivo na nossa corporação”.

Vagas concurso PM PE

No final do ano passado, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou editais para o estado, sendo que 4.741 vagas para as forças de Segurança do Estado. Desse quantitativo, 2.580 são para Polícia Militar.

A expectativa era de que o edital fosse lançado ainda em novembro, entretanto, devido a falta de verbas, isso não aconteceu. Mediante os acontecimentos, cabe à equipe da nova governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, seguir com os preparativos dos concursos Segurança PE.

Raquel também tem em seu projeto de governo o fortalecimento no quadro de servidores das polícias Científica, Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.

Das 2.580 vagas, as oportunidades são para os seguintes cargos:

  • Soldados (praças): 2.400 vagas;
  • Oficiais: 180 vagas.

Os requisitos de escolaridade diferem a depender do cargo. Para soldado, basta apresentar certificado de nível médio e CNH. Para oficial, o candidato precisa ter nível superior.

Vale destacar que em ambos os casos, é preciso ter altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Os próximos concursos PM PE contarão ainda com um novo requisito de idade.

O critério idade sofreu modificação no ano passado. Sendo assim, de acordo com a Lei Complementar 498/2022, a idade passou para 30 anos, os cargos de soldado e oficial. Já para o cargo de oficial médico, o limite será de 35 anos. Os salários atualizados não foram informados.

Quando aconteceu o último edital?

O último concurso PM PE aconteceu em 2018. Na ocasião, a oferta foi de 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros).

Além da prova objetiva, os candidatos ainda foram submetidos às seguintes fases: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.

Entre as disciplinas cobradas foram: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa.

Requisitos

Os interessados do concurso PM PE comprovaram os seguintes requisitos específicos:

  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;

  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores;

  • Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Outros certames previstos

A deputada estadual, Gleide Ângelo, anunciou detalhes dos trâmites do certame da Polícia Civil de Pernambuco (PC-PE), além disso, contou como vai ser feita a escolha da banca do concurso PC PE.

A expectativa é que essa etapa seja finalizada ainda este ano, porém, o processo vai acontecer em várias etapas. A primeira fase será a realização de um chamamento público, esse é o momento em que há a reunião das instituições que desejam participar do certame.

Logo em seguida, será realizada uma licitação para escolher a banca. Vale lembrar que a empresa responsável vai receber as inscrições, por publicar o edital, além disso, terá a função de aplicação de etapas do exame.

É importante destacar que somente após a assinatura do contrato haverá a elaboração e a publicação do edital. De acordo com a deputada, o processo deve ser concluído no prazo máximo de dois meses, sendo assim, tudo indica que até novembro os trâmites sejam realizados.

Vagas do concurso PC PE autorizadas

A autorização das vagas aconteceu no início do mês de setembro. O governador, Paulo Câmara, deu o aval para a liberação de editais voltados para segurança do estado.

Ao todo foram 4741 vagas que serão distribuídas entre as corporações: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica.

Por sua vez, para a Polícia Civil, a autorização foi de 1.587 vagas que serão divididas entre:

  • 1.200 vagas para agentes;
  • 300 vagas para escrivães;
  • 50 vagas para peritos papiloscopistas;
  • 47 vagas para delegados.

Vale lembrar que as oportunidades serão para contratação efetiva. Vale lembrar que os preparativos do certame se iniciaram antes mesmo da autorização.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.