Concurso PM PB 2022: Governador confirma que edital está sendo avaliado pela PGE!

Polícia Militar do Estado da Paraíba tem expectativa de abrir um novo edital de concurso público

A Polícia Militar do Estado da Paraíba tem expectativa de abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM PB 2022) para o preenchimento de vagas na corporação. O Governo do Estado, João Azevêdo, revelou que o processo de abertura do edital TRT-PB está em análise na Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

“Estamos fechando essa questão do concurso. O processo já está na Procuradoria, para vermos a condição legal, pois temos o período eleitoral e a Lei de Responsabilidade Fiscal. No mais, está seguindo em frente”, disse João em entrevista à Arapuan FM, na última segunda-feira, 11 de julho.

Em maio deste ano, a Secretaria de Segurança Pública do Estado realizou um levantamento sobre o quantitativo de vagas e condições para a realização do novo concurso público da PM-PB ainda em 2022. Agora, cabe à Procuradoria Geral do Estado (PGE) autorizar ou não o processo do certame.

No fim de abril, o comandante-geral da PM-B, tenente-coronel Sérgio Fonseca, falou sobre a realização do certame.

Em entrevista ao programa F5, da 89 Rádio POP, o comandante-geral falou que o governador do estado, João Azevêdo, deve anunciar o edital ainda este ano. No entanto, as nomeações só devem ocorrer em 2023, considerando o calendário eleitoral.

“O anuncio do concurso, o edital, isso sim é possível. Tenho certeza que esse ano o governador anuncia o concurso público para a Polícia Militar”, disse o comandante.

O concurso da PM-PB 2022 é aguardado desde o ano passado. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, o governador do Estado, João Azevêdo, confirmou os estudos para o novo certame da PM e dos Bombeiros.

“Estamos planejando concurso para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Esses concursos estão sendo analisados, verificando o impacto sobre a folha de pagamento para que a gente possa lançar no tempo mais rápido possível porque há uma demanda e uma necessidade”, disse.

No mês de junho do ano passado, o governador também falou sobre o concurso da PM e Paraíba. De acordo com o chefe do executivo estadual, o ingresso de novos soldados é um pedido dos comandantes das forças de Segurança.

Na ocasião, o quantitativo de vagas foi citado pelo Governo. O Governador confirmou que aproximadamente 1.000 vagas seriam abertas para preenchimento de oportunidades na PM da Paraíba.

“Ainda não tem um número de vagas, mas com certeza será em torno de mil novas vagas para a Polícia Militar”, disse o Governador.

Assembleia aprova PL que reduz altura mínima

No dia 10 de maio, a Assembleia Legislativa da Paraíba (AL PB) aprovou, por unanimidade, um Projeto de Lei (PL) que reduz a altura mínima para a participação no concurso PM PB.

O projeto reduz em cinco centímetros a altura mínima para as mulheres e os homens, passando assim para 1,55m e 1,60m, respectivamente.

Com a aprovação na Assembleia Legislativa da Paraíba, o Projeto, de autoria da deputada estadual Pollyanna Dutra, agora segue para sanção ou veto do Governo do Estado.

Último concurso da PM PB

Os últimos editais de concursos públicos para a PM e Bombeiros para Soldados foram abertos no ano de 2018. Na ocasião, o edital abriu 1.000 vagas, sendo 900 para a Polícia Militar e 100 para o Corpo de Bombeiros da Paraíba.

As chances do concurso da PM-PB para Soldado foram para ambos os sexos. O salário inicial, na época, era de R$3.202,60, após o curso de formação. De acordo com informações da banca, o IBFC, aproximadamente 80 mil pessoas se inscreveram para o certame, a maior marca de um certame já realizado pela Polícia Militar.

Para participar, o candidato precisa de nível médio completo, altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres), além da idade entre 18 e 32 anos, até a data de matrícula no curso de formação.

O concurso contou com exames intelectual, psicológico, de saúde e aptidão física, além da avaliação social. Na parte da prova, o certame trouxe 80 questões, distribuídas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa (20);
  • Raciocínio Lógico (dez);
  • Geografia e História da Paraíba (dez);
  • Noções Básicas de Informática (dez); e
  • Noções de Direito e Sociologia (30).
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.