Concurso PM MS 2022: Edital com 520 vagas tem comissão formada

Polícia Militar do Mato Grosso do Sul tem expectativa de abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM MS 2022) nos próximos meses

A Polícia Militar do Mato Grosso do Sul tem expectativa de abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM MS 2022). A Secretaria de Administração formou a comissão organizadora que ficará responsável pelos preparativos do certame.

A portaria que forma a comissão organizadora do concurso PM MS 2022 foi publicada no Diário Oficial do Estado, edição do dia 29 de julho. O grupo de trabalho conta com os seguintes servidores:

  • Ana Carolina Araújo Nardes – SAD (presidente);
  • Carla Rouledo Moretiti Leite – SAD (membro);
  • Paulo Victor dos Santos Oliveira  – SAD (membro);
  • Renato dos Anjos Garnes – PM MS (membro);
  • Airton Leonel Praeiro – PM MS (membro); e
  • Voltaire Flamarion Garcia Diniz – PM MS (membro).

A estimativa é que as provas do edital PM MS sejam aplicadas ainda neste ano. A informação foi dada pela secretária de Administração, Ana Carolina, em entrevista ao professor Deodato Neto.

De acordo com a chefe da pasta, a expectativa é que seja formada uma comissão organizadora (grupo de trabalho de servidores) com o objetivo de preparar o certame. A partir disso, a corporação poderá escolher uma banca organizadora para o concurso da PM-MS 2022.

Há chance da banca organizadora do concurso da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul ser definida ainda neste mês. Segundo informações da secretária, as provas escritas do concurso devem acontecer no mês de novembro.

Segundo ela, o próximo concurso da PM-MS já exigirá o nível superior, mudança essa que foi aprovada em 2021 e passa a vigorar para o novo edital da seleção. Quanto ao limite de idade, continua sendo de 30 anos. A administração não estuda mudar o requisito de idade, muito por conta das aposentadorias.

A altura mínima permanece sendo 1,67m para homens e 1,57m para mulheres.

O concurso PM MS 2022

O concurso PM MS 2022 foi autorizado para o preenchimento de 650 vagas, sendo 500 vagas para o cargo de Soldado e 50 para a carreira de Oficial. Há, ainda, uma autorização para mais de 200 vagas para o Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Administração ficará responsável junto com as corporações.

“Queremos reforçar nossa segurança pública com novos policiais e bombeiros, aprimorar o trabalho ambiental em todo o Estado e também aperfeiçoar nossa área de tecnologia da informação. Estamos visando a melhora dos serviços públicos e o atendimento à população”, disse o governador Reinaldo Azambuja.

Último concurso PM MS

O último concurso público da PM MS foi aberto no ano de 2018. Na ocasião, foram abertas 438 vagas, sendo 388 para o cargo de soldado e 50 para oficial, com oportunidades para ambos os sexos.

Na ocasião, as etapas de seleção contaram com diversas fases, conforme disposto a seguir:

  • a) Fase I: Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • b) Fase II: Exame de Aptidão Mental (Avaliação Psicotécnica), de caráter eliminatório;
  • c) Fase III: Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
  • d) Fase IV: Exame de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
  • e) Fase V: Investigação Social, de caráter eliminatório.

Soldado

A prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizada nas cidades de Campo Grande e Dourados. A Prova Escrita Objetiva teve duração de 4 (quatro) horas.

A Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi avaliada de 0 (zero) a 80 (oitenta) pontos, e constará de 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, com peso um, cada qual contendo 5 (cinco) alternativas, sendo uma única alternativa correta.

A avaliação abordou questões de Língua Portuguesa (25), Matemática (15), Conhecimentos Gerais (15), Noções de Informática (15) e Legislação Específica (10).

Foi considerado aprovado na Prova Escrita Objetiva o candidato que obteve a pontuação igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do total de pontos da prova e não tenha zerado em qualquer uma das matérias.

Oficial

A prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi  realizada no município de Campo Grande. A Prova Escrita Objetiva teve a duração de 5 (cinco) horas.

A Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi avaliada de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, e constará de 100 (cem) questões de múltipla escolha, com peso um, cada qual contendo 5 (cinco) alternativas, sendo uma única alternativa correta.

A avaliação abordou temas de Língua Portuguesa (15), Direito Penal (10), Direito Processual Penal (10), Direito Constitucional (10), Direito Administrativo (10), Diretos Humanos (10), Direito Penal Militar (10), Direito Processual Penal Militar (10), Direito Civil (05), Medicina Legal (05) e Legislação Específica (05).

Foi considerado aprovado na Prova Escrita Objetiva o candidato que obteve a pontuação igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do total de pontos da prova e não tenha zerado em qualquer uma das matérias.

Edital Concurso PM MS 2018 – Soldado e Oficiais – Página 59

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.