Concurso Bombeiros MS 2022: Edital com 260 vagas para soldado e oficial tem comissão formada

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso do Sul vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso Bombeiros MS 2022).

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso do Sul vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso Bombeiros MS 2022). A comissão organizadora do certame foi formada.

A portaria que anuncia a comissão foi divulgada no Diário Oficial do Estado, edição do dia 29 de julho. Segundo o documento, seis servidores já podem dar início aos trabalhos da seleção, sendo eles membros da SAD e do próprio Corpo de Bombeiros.

  • Ana Carolina Araújo Nardes – SAD (presidente);
  • Carla Rouledo Moretiti Leite – SAD (membro);
  • Paulo Victor dos Santos Oliveira  – SAD (membro);
  • Bruno Santos Moreira Leite – CBM MS (membro);
  • Marlise Helena Ribeiro Bernardes de Barros – CBM MS (membro); e
  • André Vilório Munhoz Rosa de Oliveira – CBM MS (membro).

O Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, deu autorização para que a corporação preencha 260 vagas.

De acordo com o documento de autorização do Concurso Bombeiros MS 2022, o aval é para o provimento efetivo em cargos de soldado e oficial, distribuídas da seguinte forma:

  • 250 vagas para soldados; e
  • 10 vagas para oficiais.

A autorização do concurso dos Bombeiros-MS 2022 foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Ainda não há previsão de quando o edital do concurso será lançado, mas a expectativa é de que isso aconteça ainda em 2022.

“Queremos reforçar nossa segurança pública com novos policiais e bombeiros, aprimorar o trabalho ambiental em todo o Estado e também aperfeiçoar nossa área de tecnologia da informação. Estamos visando a melhora dos serviços públicos e o atendimento à população”, garante o governador.

Ainda segundo o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, será a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização a responsável por organizar o concurso, em conjunto com as secretarias.

“Feito o concurso público vem mais policial para atender a demanda da população. Isso fortalece as políticas governamentais na área da segurança pública, mas também atendemos o meio ambiente e o nosso serviço de inteligência que cuida da TI [Tecnologia da Informação] do Estado. Então, é mais um complemento dos concursos que já validamos para fortalecer ainda mais as estruturas do Estado do Mato Grosso do Sul”, concluiu Reinaldo Azambuja.

Último concurso Bombeiros MS aconteceu em 2018

O último edital do concurso Bombeiros-MS foi aberto em 2018. Na ocasião, as oportunidades foram abertas para soldados e oficiais.

A organização do concurso será da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul (Fapems). A distribuição das vagas foi a seguinte:

153 vagas para soldado – nível médio

  • 137 vagas para homens
  • 16 vagas para mulheres

23 vagas para oficial – nível superior

  • 18 vagas para homens
  • cinco vagas para mulheres

O concurso público contou com as seguintes etapas:

  1. Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Exame de Aptidão Mental (avaliação psicotécnica), de caráter eliminatório;
  3. Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
  4. Exame de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
  5. Investigação Social, de caráter eliminatório.

Sobre o cargo de Soldado – Concurso Bombeiros MS 2018

concurso Bombeiros-MS foi para o preenchimento de 153 (cento e cinquenta e três) vagas para o Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar, sendo:

Sexo Masculino: 137 (cento e trinta e sete) vagas; e

Sexo Feminino: 16 (dezesseis) vagas.

Após a conclusão com aproveitamento no Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar, o Aluno-Soldado CBM será promovido à graduação inicial de Soldado BM do Quadro de Praças Bombeiros Militares – QPBM, da carreira de Praça do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e, fará jus a remuneração inicial de R$ 3.352,53 (três mil, trezentos e cinquenta e dois reais e cinquenta e três centavos), e a todos os direitos e prerrogativas inerentes ao cargo, previstos na legislação.

Atribuições Soldado Bombeiros CBM: Ao Soldado Bombeiro Militar compete executar as atividades de combate e prevenção de incêndio, de busca e salvamento, atendimento pré- hospitalar e defesa civil, guardas de quartéis e auxílio a atividades diversas; cumprir os planos, normas e ordens emanadas do escalão superior; executar outros encargos que lhe forem atribuídos pelo Comando-Geral do CBMMS, tais como as seguintes atribuições gerais, dentre outras: a) atuar na prevenção contra incêndio e pânico, bem como, no controle de riscos em edificações, ocupações temporárias, instalações, áreas de risco, loteamentos urbanos e seus projetos; b) atuar no combate a incêndio em edificações, ocupações temporárias, instalações e áreas de risco; c) atuar na proteção, busca e salvamento de pessoas e bens, no socorro de emergência e urgência pré-hospitalar, na prevenção e salvamento aquático; entre outras.

Requisitos para ingresso na função de Soldado Bombeiros:

  • possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da matrícula no Curso de Formação;
  • possuir, no máximo, 30 (trinta) anos (até 30 anos, 11 meses e 29 dias) na data de encerramento das inscrições neste Concurso Público;
  • possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, de categoria “B”, valendo para tanto a CNH Provisória;
  • possuir escolaridade de ensino médio completo ou equivalente, com certificado obtido em estabelecimento reconhecido pelo sistema de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal.

Sobre o cargo de Oficial – Concurso Bombeiros MS 2018

Concurso Bombeiros-MS 2018 foi para selecionar 23 (vinte e três) vagas para o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, sendo:

  • 18 (dezoito) vagas destinadas aos candidatos do sexo masculino; e
  • 05 (cinco) vagas destinadas aos candidatos do sexo feminino.

Após conclusão com aproveitamento no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, o Aluno-Oficial BM será declarado Aspirante-à-Oficial de acordo com a legislação em vigor e, fará jus a remuneração de R$ 7.089,13 (sete mil e oitenta e nove reais e treze centavos).

Atribuições Oficiais Bombeiros CBM: a) exercer, através do planejamento, controle, supervisão, fiscalização, apoio e execução das ações e operações bombeiro militar; b) exercer a gestão de recursos humanos, logísticos e operacionais; c) exercer a gestão e execução das atividades docentes de ensino, instrução e treinamento nos cursos de formação, habilitação, especialização e de qualificação anual; d) exercer a polícia judiciária militar através da presidência de inquéritos policiais militares e de autos de prisão em flagrante delito de crime militar; e) exercer a apuração de infrações administrativas através da presidência de inquéritos técnicos, de sindicâncias e de procedimentos administrativos disciplinares; f) exercer a função de membro de conselhos de justificação e de disciplina; g) exercer a função de juiz militar do Conselho Especial de Justiça, nos termos do Código de Processo Penal Militar; entre outras.

Requisitos para ingresso na função de Oficial Bombeiros:

  • possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da matrícula no Curso de Formação; e) possuir, no máximo, 30 (trinta) anos (até 30 anos até 30 anos, 11 meses e 29 dias) na data de encerramento das inscrições neste Concurso Público;
  • no caso de candidato militar estadual do Estado de Mato Grosso do Sul possuir na data de encerramento da inscrição até 20 (vinte) anos (até 20 anos, 11 meses e 29 dias) de efetivo serviço na Instituição Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, sem limitação de idade máxima;
  • possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, de categoria “B”, valendo para tanto a CNH Provisória;
  • possuir escolaridade de nível superior, com diploma de Bacharel em Direito obtido em estabelecimento reconhecido pelo sistema de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal;
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.