Concurso PF: diretor-geral confirma convocação de mais excedentes

Veja mais detalhes

O delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, informou que mais aprovados do concurso PF 2021 serão convocados para assumir os seus postos.

Em evento, o diretor-geral também falou sobre a prorrogação do certame. Durante reunião, disse: “Nós estamos agora (…) já autorizei a prorrogação do concurso que estava vigente e encerrando agora, da policia (PF), de maneira que vamos chamar mais servidores excedentes, para que a gente recomponha o nosso quadro a partir das necessidades; do mapeamento que fizemos de lotação”.

Apesar do anúncio, ainda não foram informados os prazos em que serão realizadas as convocações. Contudo, a corporação tem até setembro de 2023 para realizar o processo, a fim de respeitar o prazo de validade da seleção. Após o prazo, terminam-se também a possibilidade de novas contratações.

Para compor o quadro de servidores de Mato Grosso, serão chamados 200 aprovados. Sobre os reforços no quadro, o delegado pontuou: “Expandir unidades nossas, sejam postos ou criação de delegacias para outras cidades. Investimentos na área de tecnologia, da integração e fortalecimento das forças integradas de combate ao crime organizado aqui no Estado, que são as nossas prioridades nesse inicio de jornada.”

Quantos serão convocados os aprovados do concurso PF?

Até o momento não foi divulgado um quantitativo, contudo, o diretor-geral tem a intenção de zerar a lista. É importante pontuar que o concurso PF ofertou ao todo 1.500 vagas distribuídas da seguinte forma:

  • Agente de polícia  – 893 vagas
  • Escrivão de polícia  – 400 vagas;
  • Papiloscopista policial federal  – 84 vagas;
  • Delegado de polícia  – 123 vagas.

Quando vai sair o novo concurso PF?

Ainda não se sabe sobre novos editais. Entretanto, o assunto está sendo levado a sério por Flávio Dino e a equipe de Lula.

Concurso PF previsto

O concurso PF Administrativo ( Polícia Federal) está na mira e pode ser liberado a qualquer momento. As informações são do diretor-geral da Polícia Federal (PF), delegado Andrei Rodrigues.

Andrei citou sobre a pretensão de realizar um novo certame e comentou sobre a prorrogação do prazo de validade do último concurso, realizado em 2021, para possibilitar a convocação dos excedentes.

Prorrogamos a validade do último concurso público para permitir a convocação dos chamados excedentes e assim como proporemos brevemente a realização de concurso público para servidores administrativos.”

As declarações foram realizadas durante o discurso do diretor na cerimônia de posse dos novos dirigentes da Superintendência da PF em Minas Gerais.

Quando foi o último concurso PF Administrativo?

O último concurso PF Administrativo aconteceu em 2013 e foram ofertadas 534 vagas. Segundo levantamentos, 300 mil pessoas se inscreveram neste certame. Os candidatos foram avaliados mediante prova objetiva e discursiva.

Novo concurso PF

O novo edital está sendo levado a sério pelo atual governo. Entretanto, Dino deixa claro de que não há prazos.  O concurso anterior trouxe 1.500 vagas com remunerações iniciais de R$12.980,50 para agente, escrivão e papiloscopista e de  R$24.150,74 para delegado. As provas aconteceram em 2021.

O ministro também citou sobre o reajuste dos servidores da área da Segurança Federal. Sobre o assunto, disse: “Tenho conversado dentro do governo, enfatizando a necessidade de nós abrirmos esse diálogo com as instituições representativas das classes, e aí eu me refiro as policias da União e também a Polícia do DF. (…) esse tema está na pauta e haverá uma solução quando no ponto de vista fiscal for possível“.

Lula fala sobre mudanças na corporação

O concurso PF ( Polícia Federal) pode ter edital com dias contados. Isso porque, Luiz Inácio Lula da Silva, novo presidente eleito, já tem uma lista de mudanças para a corporação.

Inicialmente, foi falado sobre a necessidade de reforços, o que fundamenta e fortalece a realização de um novo certame. De acordo com o cronograma da equipe de transição, as medidas devem ser implementadas já na primeira semana de 2023, segundo o Jornal O Globo.

A PF contará com uma nova estrutura, dessa vez, com o olhar direcionado ao combate de crimes ambientais. Além disso, há especulações de que o grupo passe por modificação e se transforme em similar ao FBI.

Com a mudança, o foco será determinado para: combate do crime organizado, crimes financeiros, ambientais e corrupção, dentre outras atividades da polícia judiciária da União.

Mediante todas as possíveis decisões, inclusive, no que se refere à mudança das estruturas internas da corporação, tudo indica que o edital do concurso não deva demorar de sair.

Desde Junho, Lula citou sobre a necessidade da realização de novas seleções e contratação de profissionais. Em entrevista, disse: “Porque, primeiro, precisamos saber qual será o papel do Exército. Porque embora o Exército não tenha papel de polícia, é preciso que a gente rediscuta, pra saber qual o papel do Exército ao cuidar das nossas fronteiras. Segundo, qual o papel da Polícia Federal. Ou seja, a Polícia Federal precisa fazer concurso, precisa ter mais policiais.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.