Concurso PC SE 2021: Cebraspe é contratada como banca organizadora

O edital vai conta com 60 vagas para agentes e escrivães. Anúncio foi feito nesta quinta-feira, 20 de agosto

A Polícia Civil do Estado de Sergipe vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PC SE 2020) em breve. O Cebraspe será a banca organizadora do certame. A confirmação veio por meio da divulgação do contrato entre as partes no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 20 de abril. São esperados 40 mil candidatos no certame.

No fim do ano passado, quando a corporação havia anunciado a banca, a Polícia Civil falou que a escolha do Cebraspe foi feita levando em consideração uma análise da documentação enviada pela instituição e também pelo conhecimento técnico do Cebraspe ‘na organização de concursos públicos na área da segurança pública em todo o país’, disse.

“Na maioria dos casos, a banca selecionada pela comissão organizadora é aprovada pela PGE e recebe autorização para a elaboração do edital e adoção dos demais processos cabíveis à organização e aplicação das provas do certame”, finalizou a PC SE.

A corporação já tem comissão formada para abertura de seu novo certame, conforme documento publicado no Diário Oficial do Estado do dia 30 de outubro.

De acordo com o documento publicado, a portaria denomina que esta será uma comissão especial de coordenação do concurso público. O grupo de trabalho é formado por:

  • Sidney Rocha da Silva (presidente) – Representante da Secretaria de Estado de Administração;
  • José Evandro Machado Júnior (membro) – Representante da Secretaria de Estado de Segurança Pública;
  • José Inephanio de Souza Cardozo (membro) – Representante da Secretaria de Estado de Segurança Pública;
  • Flávio Augusto Barreto Medrado (membro) – Representante da Procuradoria-Geral do Estado.

Segundo o documento publicado, a vigência da comissão será até a data de homologação do concurso. O grupo se reunirá periodicamente, preferencialmente por meio virtual, enquanto perdurar o estado de calamidade em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

O novo certame está oficialmente autorizado, conforme documento assinado pelo Governador do Estado, Belivaldo Chagas. Estão confirmadas 60 vagas para agentes e escrivães.

A autorização do concurso foi confirmada pela própria corporação, por meio de seu Instagram. A Polícia Civil comemorou a possibilidade de preencher novas vagas após a redução do efetivo.

As 60 vagas serão providas com a seguinte distribuição:

  • 50 para Agente de Polícia; e
  • 10 para Escrivão de Polícia.

Tanto o cargo de agente quanto o escrivão exigem nível superior completo em qualquer área.

A corporação revelou que a previsão é que o edital seja publicado em 2021. A confirmação veio através de uma transmissão ao vivo nos perfis do Instagram da Polícia Civil de Sergipe e da Secretaria de Segurança Pública, mediada pela Assessoria de Comunicação da corporação.

As informações foram passadas pelo agente de Polícia Civil, Evandro Machado, que também é chefe de gabinete da secretaria e representante da pasta.

“Gostaria de agradecer, sobretudo, ao governador Belivando Chagas, que mesmo em meio a um momento de instabilidade econômica no país permitiu autorizar o concurso para agente e escrivão,” disse.

Cargos e vagas Concurso PC SE 2021

De acordo com informações da corporação, serão oferecidas 50 vagas para Agente de Polícia e 10 para Escrivão, totalizando 60 vagas.

Ambos os cargos têm requisito de nível superior completo em qualquer área, devendo o diploma ser de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Os salários atualizados ainda não foram confirmados.

“A pessoa tem que ter uma aptidão e uma vocação. A polícia tem um trabalho totalmente diferenciado”, disse o delegado.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, João Eloy, esse processo quando chega na Sead costuma acontecer rapidamente. Sendo assim, o edital não deve demorar a sair.

O delegado da Polícia Civil comentou que as provas devem ser aplicadas no início de 2021, mas sem estipular uma data.

Último concurso PC SE

O último edital de concurso da Polícia Civil-SE foi divulgado há dois anos, em 2018, apenas para o cargo de Delegado. Foram oferecidas, na ocasião, 10 vagas imediatas. O concurso contou com:

  • Prova objetiva;
  • Prova discursiva;
  • Prova de capacidade física;
  • Exame psicológico;
  • Exame toxicológico;
  • Sindicância da vida pregressa;
  • Prova oral;
  • Avaliação de títulos; e
  • Curso de instrução e preparação técnico-profissional.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.