Concurso PC RS 2022: Edital pode sair até o fim do ano

Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul tem grande expectativa de divulgar um novo edital de concurso público

A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul tem grande expectativa de divulgar um novo edital de concurso público (Concurso PC RS 2022) para o preenchimento de vagas na corporação. O novo edital pode ser divulgado até o fim deste ano, conforme informações da chefe da corporação, delegada Nadine Anflor, nesta quarta-feira, 23.

“Gostaria muito. Espero que até o fim do ano a gente tenha algum edital de concurso para delegado, escrivão e inspetor”, afirmou a chefe da corporação.

Além disso, a chefe da corporação falou sobre o fato de ter concursos válidos não atrapalha esses planos.

“Isso às vezes agita porque os excedentes falam: ‘não pode fazer novo concurso sem nos chamar’. Isso é muito tranquilo. Nós já recebemos, inclusive, essa comissão, que traz uma estimativa de 400 agentes, que seriam os interessados. Então, mais uma ou duas turmas até o final do ano, seria possível concluir a chamada de excedentes”, esclareceu.

Sendo assim, chamando todos os aprovados no concurso, um novo edital da PC-RS pode ser aberto.

Na minha visão e da chefia, até o final do ano nós gostaríamos de deixar pelo menos em andamento a possibilidade de novo concurso para inspetor, escrivão e delegado”, completou.

Os cargos de Inspetor, Escrivão e Delegado são para candidatos com o nível superior. Para escrivão e inspetor, a exigência é o nível superior em qualquer área. No caso do delegado, a corporação tem como requisito o nível superior em Direito.

Os salários de escrivão e inspetor chegam a R$6.366,80. Para delegado, os ganhos podem chegar a até R$20.353,06.

Último concurso PC RS

O último concurso público da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PC-RS) foi divulgado em 2017 para os cargos de Escrivão e Inspetor. Na ocasião, foram abertas 1.200 vagas, sendo 600 para cada carreira.

O concurso da PC-RS contou com prova objetiva e redação, teste físico, sindicância da vida pregressa, exames de saúde e avaliação da aptidão psicológica. Houve ainda um Curso de Formação Profissional.

Na prova objetiva do concurso, foram cobradas 80 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 80 de Conhecimentos Específicos (Informática, Raciocínio Lógico, Legislação Estatutária, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direitos Humanos e Atualidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.