Concurso PC MS 2021: Edital para Delegado tem comissão formada

A Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PC MS 2021) para o cargo de Delegado. A Secretaria de Administração e Desburocratização do Estado formou a comissão organizadora.

A composição do grupo de trabalho conta com cinco pessoas, tendo com presidente o representante da Acadepol, Roberto Gurgel de Oliveira Filho. Agora, todos devem focar na escolha da banca organizadora do certame.

O documento de autorização do concurso foi publicado no Diário Oficial, edição do dia 1º de junho. O documento confirma que serão abertas 30 vagas.

A informação de abertura de um novo edital de concurso PC-MS foi confirmada pelo próprio Governo do Estado, via nota. A Consultoria Legislativa do governo garante que o quantitativo de vagas autorizado respeita o quadro de vacância registrado pela delegacia-geral.

Sendo assim, a próxima etapa agora será seguir os trâmites necessários para que o edital de concurso da PC-MS para Delegado seja aberto no mais breve possível.

“Com a autorização do governador, as secretarias de Administração e Desburocratização (SAD) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vão iniciar o processo de abertura do certame, estabelecendo normas e procedimentos para o recrutamento e seleção dos candidatos.”

O concurso PC MS

Segundo confirmou o Governo do Estado, em 2019 foi zerado o déficit de delegados no estado. Isso somente aconteceu por conta 72 novos profissionais que foram nomeados no último concurso.

No entanto, de lá até agora, 30 cargos acabaram ficando vagos por conta de exoneração ou falecimento. Por isso, a nova autorização para suprir a demanda.

O último edital foi divulgado em 2017 e contou com 210 vagas, distribuídas entre cargos de delegados e agentes.

No caso de delegado, o concurso contou com prova objetiva, prova discursiva, avaliação médico-odontológica, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, prova de títulos, prova prática de digitação, investigação social, prova oral e curso de formação policial.

O concurso contou, na prova objetiva, com questões de Língua Portuguesa, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direitos Humanos, Direito Civil, Legislação Institucional, Medicina Legal e Criminologia.

Concurso PC-MS autorizado com 206 vagas para outros cargos

Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PC MS 2021) com 206 vagas nos cargos de agente, perito e papiloscopista.

“Art. 1º Autoriza-se a realização de Concurso Público de Provas e Títulos, para o provimento de 206 (duzentos e seis) vagas, nas categorias funcionais de Perito Papiloscopista, de Agente de Polícia Cientifica e de Perito Oficial Forense, integrantes das carreiras da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, de acordo com as especificações constantes do Anexo deste Decreto.” Veja a distribuição das vagas:

  • Perito papiloscopista: 42 vagas;
  • Agente de polícia científica: 36 vagas;
  • Perito oficial forense e perito criminal: 75 vagas; e
  • Perito médico-legista: 53 vagas.

O grupo de trabalho formado já foi formado e terá missão de realizar o acompanhamento de todos os trâmites referentes à seleção. A comissão será composta por Roberto Gurgel de Oliveira Silva (presidente), Viviane dos Santos Lima, Paulo Victor dos Santos Oliveira, Paulo Sérgio de Souza Lauretto e José de Anchieta Souza Silva.

Além disso, segundo o texto, também foram nomeados servidores para uma comissão permanente de avaliação específica para cada um dos cargos que serão ofertados no concurso. O certame foi autorizado, conforme informação publicada no Diário Oficial do Estado do dia 03 de março.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.