Concurso Marinha Escola Naval CPAEN 2018: Gabaritos são divulgados! Confira!

Edital foi divulgado com objetivo de preencher 31 vagas

O Serviço de Seleção do Pessoa da Marinha (SSPM), na qualidade de Organização de Coordenação e Execução Geral (OCEG), divulgou os gabaritos do concurso público para o preenchimento de 31 vagas na Escola Naval (Concurso Marinha Escola Naval – CPAEN 2018). As avaliações foram aplicadas no último final de semana.

De acordo com o edital publicado, do quantitativo de vagas, 19 serão reservadas aos candidatos do sexo masculino e 12 do sexo feminino. Os Aspirantes que concluírem com aproveitamento o Ciclo Escolar serão declarados Guardas-Marinha. De acordo com a tabela de remuneração dos militares, a remuneração será de R$ 6.993,00. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter o nível médio. Na quarta-feira, 16 de maio, o edital foi retificado (veja aqui).

Gabaritos Concurso Marinha Escola Naval CPAEN 2018 – Clique aqui

Requisitos Concurso Marinha Escola Naval – CPAEN 2018

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá atender os seguintes requisitos:

  • a) ser brasileiro nato, de ambos os sexos, nos termos do (art. 12, I, parágrafo 3º da Constituição Federal) de ambos os sexos;
  • b) não ser casado (a) ou não ter constituído união estável e não ter filhos, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola Naval;
  • c) ter 18 anos completos e menos de 23 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2019, nos termos da Lei nº 12.704, de 8 de agosto de 2012;
  • d) ter concluído, com aproveitamento, o Ensino Médio até a data prevista no Calendário de Eventos (Anexo II) para a incorporação na EN;
  • e) possuir bons antecedentes de conduta, a ser apurado por meio de averiguação da vida pregressa do candidato, por meio da Verificação de Dados Biográficos (VDB). Se militar ou membro da Polícia ou do Corpo de Bombeiros Militar, em atividade, apresentar, na data do início do PA, atestado de bons antecedentes, emitido pela autoridade a quem estiver subordinado, conforme modelo constante na página oficial do SSPM na Internet e disponível nas OREL do Anexo I;
  • f) estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral;
  • g) não ter sido reprovado, por insuficiência de nota de conceito ou por falta disciplinar incompatível com o Oficialato, em Curso de Formação de Oficiais ou Estágio de Aplicação de CP anterior;
  • h) não ser ex-aluno do Colégio Naval ou da Escola Naval, que tenha sido desligado por razão disciplinar;
  • i) estar autorizado a prestar o presente CP pela respectiva Força Armada ou Força Auxiliar, em se tratando de militar ou membro da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, em atividade; se militar da MB, o candidato deverá cumprir os procedimentos de comunicação da inscrição em CP;
  • j) não estar na condição de réu em ação penal;
  • k) não ter sido, nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente:
  • I) responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo, em processo disciplinar administrativo, do qual não caiba mais recurso, contado o prazo a partir da data do cumprimento da sanção; ou II) condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado, contado o prazo a partir da data do cumprimento da pena. l) se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido demitido “ex officio” por ter sido declarado indigno para o Oficialato ou com ele incompatível, excluído ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação;
  • m) efetuar o pagamento da taxa de inscrição ou requerer sua isenção conforme previsto no subitem 3.4 do Edital;
  • n) possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • o) possuir documento oficial de identificação, com fotografia na qual possa ser reconhecido, assinatura e dentro da validade; e
  • p) cumprir as demais instruções especificadas para o CP.

Prepare-se: Apostila Concurso Marinha Escola Naval – CPAEN 2018

Inscrição Concurso Marinha Escola Naval – CPAEN 2018

As inscrições do Concurso Marinha Escola Naval CPAEN 2018 foram realizadas entre 07 de maio e 11 de junho de 2018, no site oficial (www.ingressonamarinha.mar.mil.br). O valor da taxa de inscrição foi de R$ 100,00 (cem reais).

Etapas do Concurso Marinha Escola Naval – CPAEN 2018

O concurso público CPAEN 2018 será composto por seleção inicial (SI), que por sua vez, constará dos seguintes eventos:

a) Prova Escrita Objetiva de Matemática e Física;

b) Prova Escrita Objetiva de Português e Inglês;

c) Redação; e

d) Eventos Complementares constituídos de: I) Verificação de Dados Biográficos (VDB) (Fases preliminar e final); II) Inspeção de Saúde (IS); III) Teste de Aptidão Física (TAF); IV) Avaliação Psicológica (AP); e V) Verificação de Documentos (VD).

O curso de Graduação (CG) será composto de: a) Período de Adaptação (PA); e b) Curso de Graduação propriamente dito.

As provas escritas objetivas e a Redação terão caráter eliminatório e classificatório, os Eventos Complementares e a Avaliação Psicológica terão caráter eliminatório.

Provas Concurso Marinha Escola Naval – CPAEN 2018

As provas foram realizadas no Rio de Janeiro/RJ, São Pedro da Aldeia/RJ, Angra dos Reis/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, Amapá/AP, Piauí/PI, Santarém/PA, São Luis/MA, Rio Grande/RS, Santa Maria/RS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Cuiabá-MT, Brasília/DF, São Paulo/SP e Manaus/AM, em dia, locais e horários a serem divulgados.

As provas serão realizadas em dois dias subsequentes. No primeiro dia será aplicada uma prova objetiva das disciplinas de Matemática e Física, que terá duração de 5 (cinco) horas e será constituída de 40 (quarenta) questões, sendo: 20 (vinte) de Matemática e 20 (vinte) de Física.

No segundo dia serão aplicadas uma prova objetiva das disciplinas de Português e Inglês e uma Redação, com duração total de 5 (cinco) horas. A prova objetiva será constituída de 40 (quarenta) questões, sendo: 20 (vinte) de Português e 20 (vinte) de Inglês.

As provas escritas objetivas, das disciplinas de Matemática, Física, Português e Inglês constarão de questões elaboradas de acordo com o conteúdo programático.

Critérios de Aprovação

Serão considerados eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 50 (cinquenta) numa escala de 0 (zero) a 100 (cem), em cada disciplina ou na Redação.

Sobre o Teste de Aptidão Física (TAF)

O TAF, que terá caráter eliminatório, tem como propósito aferir se a aptidão física do candidato preenche os padrões físicos exigidos para a carreira da MB e será realizado de acordo com os subitens abaixo, no período previsto no Calendário de Eventos previsto no edital, conforme programação elaborada e anunciada pelas OREL (dia, horário e local).

O TAF é constituído seguintes provas: a) natação; e b) corrida.

O candidato será submetido ao TAF em 2 (dois) dias não consecutivos, sendo lhe permitido executar duas tentativas em cada uma das provas, em dias subsequentes. Para ser aprovado no TAF, o candidato deverá:

a) nadar o percurso de 50 (cinquenta) metros no tempo máximo de 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos, para o sexo masculino, e 2 (dois) minuto e 20 (vinte) segundos, para o sexo feminino, levando em consideração as observações abaixo descritas: I) A saída poderá ocorrer de fora da piscina (borda ou bloco de partida) ou de dentro da piscina, a critério do candidato; II) Quando em piscina de 25 (vinte e cinco) metros de comprimento, não será permitido o contato com a borda oposta, por período de tempo superior a 3 (três) segundos, por ocasião da virada; e III) O candidato deverá utilizar apenas os Recursos inerentes ao seu próprio corpo, não sendo permitido nenhum apoio no fundo, na borda lateral ou raiamento da piscina; e

b) correr o percurso de 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros no tempo máximo de 14 (quatorze) minutos e 30 (trinta) segundos, para o sexo masculino e 17 (dezessete) minutos para o sexo feminino. A corrida poderá ser realizada em pista oficial de atletismo ou em qualquer percurso plano previamente demarcado.

Caso o candidato seja reprovado em uma ou em ambas as provas, mesmo após as duas tentativas, ser-lhe-á concedida uma última tentativa, em dia a ser determinado pela Comissão de Avaliação, após a aplicação do TAF em todos os candidatos. As datas da última tentativa não poderão ultrapassar o último dia do período para o TAF previsto no Calendário informado no anexo II do edital.

Matrícula no Curso de Formação

Após concluir o PA e ter sido “Apto” na AP e na VD, o candidato será matriculado no 1º ano do Curso de Graduação da EN como Praça Especial, na condição de Aspirante, por Ordem de Serviço do Comandante, ficando sujeito às exigências do Regulamento e do Regimento Interno daquela Escola.

Em caso de constatação de gravidez, a partir da matrícula até a conclusão do curso, a Aspirante, por estar na condição de Praça Especial, prevista no Estatuto dos Militares será desligada do curso e licenciada da MB.

Durante o CG, terá a matrícula cancelada no CF, a qualquer tempo, o aluno que tiver participado do CP utilizando documentos ou informações falsas, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis. Da mesma forma, aquele que deixar de comprovar os requisitos exigidos para a inscrição e matrícula, aquele que tiver omitido ou fornecido informações falsas ou utilizado de qualquer tipo de artifício que tenha facilitado sua aprovação em qualquer uma das etapas do concurso público.

Conteúdo Programático das provas

I – MATEMÁTICA

ANÁLISE E ÁLGEBRA – Noções sobre conjuntos; Pertinência; Partes de um conjunto; Operações: união, interseção, diferença, complemento; Propriedade das operações; Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais e irracionais, reais e complexos. Representação geométrica dos reais; Módulo de um número real; Propriedades do módulo;  Conjuntos lineares: intervalos, vizinhança, conjuntos limitados, máximo e mínimo; Lógica: proposição, operações lógicas, sentença aberta, quantificadores, conjunção, disjunção, condicional, bicondicional, recíproca, contrapositiva; Plano cartesiano; Funções: domínio, contradomínio; Imagens de um conjunto por uma função; Funções reais de uma variável real: Domínio, contradomínio, gráfico cartesiano; Classificação de funções: sobrejetiva, injetiva, bijetiva. Principais funções reais: função afim, função polinomial do 2° grau, funções racionais, função exponencial, função logarítmica e funções trigonométricas; Funções inversas; Composição de funções; Gráficos de funções reais; Limites de funções; Operações com limites; Limites fundamentais; Continuidade; Derivadas: definição, interpretação geométrica e cinemática, regras de derivação, aplicações de derivadas, regra de L’Hôpital, reta tangente e reta normal ao gráfico de uma função, concavidade de uma função, máximos e mínimos absolutos e relativos, esboço de gráficos , assíntotas; Integral Definida e Indefinida, Teorema fundamental do Cálculo, aplicações de integrais; Sequências numéricas: sequência recorrentes, sequências aritméticas e sequências geométricas; Números Complexos; Combinatória e Probabilidade; Polinômios; Equações algébricas; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares.

GEOMETRIA – Semelhança de triângulos e de polígonos; Relações métricas nos triângulos, polígonos e círculos; Posições relativas de retas e planos; Áreas de figuras planas; Áreas e volumes de sólidos usuais e sólidos de revolução; Triedros e ângulos poliédricos; Poliedros convexos; Teorema de Euler; Poliedros regulares; O Princípio de Cavalieri e sua aplicação ao cálculo dos volumes de sólidos; Prismas; Pirâmides; Cilindros e cones; Troncos; Esfera e suas partes; Secções; Seções cônicas: elipse, hipérbole e parábola.

TRIGONOMETRIA: Medidas de arcos e de ângulos em graus e radianos; Arcos côngruos; Fórmula de adição, subtração e bissecção de arcos; Transformação de soma em produto; Funções trigonométricas; Funções trigonométricas inversas; Relações fundamentais e transformações; identidades trigonométricas; Equações e inequações trigonométricas; Resolução entre os elementos de um triângulo qualquer.

CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA – Vetores no R² e R³: adição de vetores, multiplicação por escalar, produto escalar, produto vetorial; produto misto; Módulo de um vetor; aplicações geométricas; desigualdade triangular; Geometria analítica no R² e R³: sistema de coordenadas, equação de reta e plano, interseção de reta e plano, posição relativa de retas e planos, perpendicularidade e ortogonalidade, média angular e distâncias; Cônicas; Equações geral e reduzidas das curvas cônicas; Quádricas.

II – FÍSICA

GRANDEZAS FÍSICAS E MEDIDAS – Sistema de unidades; Sistema internacional de unidades; Conversão de unidades; Ordem de grandeza; Algarismos significativos; Grandezas escalares e vetoriais.

MECÂNICA – Cinemática Escalar: posição, velocidade, aceleração, movimento uniforme, movimento uniformemente variado e a queda livre dos corpos, gráficos da posição, da velocidade e da aceleração, em função do tempo; Cinemática Vetorial: vetor posição, vetor velocidade, vetor aceleração, componentes cartesianas dos vetores posição, velocidade e aceleração, movimento relativo, componentes, tangencial e centrípeta, do vetor aceleração, movimento circular e lançamento oblíquo; Cinemática Angular: posição, velocidade, aceleração angulares e a relação entre essas e as respectivas grandezas escalares, período, frequência, movimento uniforme e movimento uniformemente variado; Dinâmica da Partícula: referenciais inerciais, leis de Newton, força peso, força elástica, força de atrito, componentes tangencial e centrípeta da força resultante, trabalho de forças, energias cinética e potencial, potência, princípio do trabalho e energia cinética, forças conservativas, sistemas mecânicos conservativos, gráficos de energias cinética, potencial e mecânica, impulso de uma força, quantidade de movimento de um corpo, princípio do impulso e quantidade de movimento, conservação da quantidade de movimento, centro de massa de um sistema de partículas, colisões; Gravitação: lei da gravitação universal, energia potencial gravitacional, leis de Kepler, velocidade de escape e órbitas circulares; Estática: momento de uma força em relação a um eixo, momento de um binário, equilíbrio estático de partículas e de corpos rígidos; Hidrostática: conceito de densidade e massa específica, pressão de um fluido, teorema de Stevin, princípio de Pascal, vasos comunicantes, empuxo e princípio de Arquimedes.

OSCILAÇÕES E ONDAS – Movimento Harmônico Simples: equações horárias de movimento, energia, sistema massa-mola e pêndulo simples; Ondas em Cordas: velocidade de propagação, propagação de um pulso, função de uma onda senoidal se propagando, princípio de Huygens, reflexão e refração, superposição de ondas, ondas estacionárias e ressonância; Ondas Sonoras: velocidade de propagação, funções da onda de deslocamento e de pressão de uma onda plana senoidal progressiva, onda esférica, frentes de onda, intensidade sonora e nível de intensidade sonoro, interferência, difração, ressonância, tubos sonoros e efeito Doppler; Luz: velocidade de propagação, reflexão, refração, índice de refração de um meio, interferência e difração.

TERMOLOGIA – Termometria: conceito de temperatura, lei zero da termodinâmica, escalas termométricas, relação entre escalas termométricas, dilatação térmica dos sólidos e líquidos; Calorimetria: conceito de calor, de capacidade térmica e de calor específico, mudanças de fase, diagrama de fase, propagação de calor, descrição dos gases ideais; Termodinâmica: primeira lei da termodinâmica, transformações gasosas, máquinas térmicas, rendimento, ciclo de Carnot, refrigerador ideal, transformações reversíveis e irreversíveis, segunda lei da termodinâmica.

ELETROMAGNETISMO – Eletrostática: carga elétrica, propriedades dos condutores e dos isolantes, processos de eletrização, lei de Coulomb, campo elétrico de cargas pontuais, campo elétrico uniforme, linhas de campo, potencial elétrico, diferença de potencial elétrico, superfícies equipotenciais, energia potencial elétrica, condutor eletrizado, capacitância, energia eletrostática de um condutor carregado, capacitor plano, capacitor plano com dielétrico, associação de capacitores; Eletrodinâmica: corrente elétrica, resistência elétrica, resistores, lei de Ohm, energia e potência elétrica, lei de Joule, associação de resistores, geradores e receptores, instrumentos de medidas elétricas (amperímetro, voltímetro e ponte de Wheatstone), circuitos elétricos, leis de Kirchoff; Magnetismo: Campo magnético gerado por um ímã. Campo magnético gerado por um condutor com corrente, lei de Ampère, campo magnético de um solenoide, força magnética exercida em cargas elétricas e em condutores com corrente, indução magnética, lei da indução de Faraday-Lenz.

III – LÍNGUA PORTUGUESA

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: Leitura e análise de textos; Os propósitos do autor e suas implicações na organização do texto; informações implícitas e explícitas; Tipologia textual e gêneros discursivos; Os fatores determinantes da textualidade: coesão, coerência, intencionalidade; aceitabilidade; situacionalidade; informatividade e intertextualidade; Variação linguística: as várias normas e a variedade padrão; Processos argumentativos.

RECONHECIMENTO E APLICAÇÃO DE RECURSOS GRAMATICAIS: Sistema ortográfico em vigor: emprego das letras e acentuação gráfica; Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras; Classes de palavras; Flexão (nominal e verbal); Frase, oração,  período; Estrutura da frase; Classes de palavras e valores sintáticos; Período simples e período composto; Coordenação e subordinação; A ordem de colocação dos termos na frase; Pontuação; Relações de sentido na construção do período; Concordância (nominal e verbal); Regência (nominal e verbal); Colocação pronominal; As relações de sentido na construção do texto: denotação, conotação; ambiguidade e polissemia; Figuras de linguagem; Sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, hiperonímia, hiponímia; Repetição, paráfrase e paralelismo.

IV – LÍNGUA INGLESA

LEITURA – Leitura, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos; inferência do significado de palavras e expressões; identificação da ideia principal e de informações específicas no texto; e identificação do caráter emocional, da atitude do autor com relação ao texto e do efeito intencional no leitor.

ASPECTOS GRAMATICAIS – Verbos regulares e irregulares; Modais; Tempos verbais; Formas verbais: afirmativa, interrogativa e negativa; Imperativo; Infinitivo e gerúndio que seguem verbos e adjetivos; Gerúndio como sujeito e objeto; Verbo + pessoa + infinitivo (com ou sem “to”); “Tag questions”; Causativo: “have”/“get”; “So”/“Neither”/“Nor” com auxiliares; “Phrasal verbs” e verbos seguidos de preposição; Orações condicionais (tipos 0, 1 e 2); Comparativos e superlativos; Discurso indireto; Voz passiva; Perguntas diretas e indiretas; Substantivos contáveis e incontáveis; “Quantifiers”; “Determiners”; Pronomes; Artigos; Adjetivos; Advérbios; Numerais; Preposições; Locuções preposicionais e preposições que seguem substantivos, adjetivos e verbos; e Conectivos.

TÓPICOS – Vestimentas; Cotidiano; Educação; Diversão e mídia; Tecnologia; Meio ambiente; Comida e bebida; Tempo livre, “hobbies” e lazer; Saúde e exercícios; Moradia; Povos e línguas; Sentimentos, opiniões e experiências; Identificação pessoal; Lugares e edificações; Relacionamento com outras pessoas; Transporte e serviços; Compras; Esporte; Mundo natural; Viagens e férias; Tempo; Trabalho e empregos; e A Marinha

Cronograma

Informações do concurso
  • Concurso: Marinha do Brasil
  • Banca organizadora: Marinha
  • Escolaridade: nível médio
  • Número de vagas: 31
  • Remuneração: R$ 1.014,00
  • Inscrições: entre 03 de maio e 06 de junho de 2018
  • Taxa de Inscrição: R$ 100,00
  • Provas: a definir
  • Situação: PUBLICADO

Edital Concurso Marinha Escola Naval – CPAEN 2018

Edital Concurso Marinha Escola Naval – CPAEN 2018 – Retificação

Apostila Marinha do Brasil 2018 - Escola Naval (CPAEN) [+Curso Online Grátis]
[Apostila Digital] Marinha do Brasil 2018 - Escola Naval (CPAEN) [+Curso Online Grátis]

Comentários estão fechados.