Concurso Jaboatão dos Guararapes: 627 vagas para educação; edital nos próximos dias!

Não perca todos os detalhes

O concurso Jaboatão dos Guararapes ( Pernambuco – Região Metropolitana de Recife) pode ter edital liberado em breve. O certame será voltado para área da educação e ao todo serão 627 vagas.

Mano Medeiros, prefeito de município, informou que o edital deve ser publicado ainda essa semana. A banca organizadora é a FGV – Fundação Getulio Vargas.

Sobre o assunto, Mano disse: Desde o início da nossa gestão, já convocamos mais de três mil profissionais concursados e agora vamos realizar um novo concurso, porque nosso compromisso sempre foi valorizar a Educação”.

Demais informações como, por exemplo, prazos para provas e datas de inscrição ainda não foram anunciadas. As especialidades para o cargo de professor também não foram esclarecidas.

Quando aconteceu o último concurso Jaboatão dos Guararapes?

O último edital aconteceu em 2015. Ao todo foram 263 vagas imediatas para professores I (do 1º ao 5º ano) e professores II (do 6º no 9º ano). Vale lembrar que as oportunidades foram distribuídas entre as seguintes áreas: foram distribuídas entre as disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Música. 

A carga horária de trabalho é de 180 horas/aula por mês. É importante pontuar que o AOCP foi a banca organizadora. As provas contaram com 40 questões divididas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa: 15 questões;
  • Informática: 5 questões;
  • Conhecimentos Gerais: 5 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 15 questões.

O cargo de professor ainda teve a fase discursiva como uma das etapas necessárias para realização do certame e prova de títulos.

Demais oportunidades e concursos

O concurso BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai ter edital liberado a qualquer momento.

O certame é muito aguardado, uma vez que as últimas contratações efetivas por meio de uma seleção aconteceu há 10 anos atrás.

Novo concurso BNDES

Toda a negociação será realizada diretamente com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, atual pasta que vai lidar com aprovação dos concursos públicos. A mudança aconteceu no atual governo Lula.

Sobre cotas e aplicação de políticas públicas, a gestão do banco disse: “O processo de novo concurso para o BNDES será negociado com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. De toda forma, o compromisso da nova diretoria do Banco é que seja um concurso com cotas”.

Contudo, é importante destacar que assim como o Banco do Brasil, o BNDES não precisa de autorização para realizar concursos. De forma independente, pode preencher seu quadro de pessoal mediante aval da presidência do próprio órgão.

Entretanto, o processo de contratação precisa ser previamente acordada junto ao Ministério da Gestão. O principal motivo para isso deve-se ao fato da necessidade de análise orçamentária para composição de novos quadros de servidores. Eis a precisão de interlocução entre as partes.

Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, se mostrou aberta para acordos e recomposição do pessoal por meio de concursos.

Concurso para PCD

O concurso Banco do Brasil pode ter novo edital em poucos dias. Isso porque, o TCU – Tribunal de Contas da União- estabeleceu que a instituição entregue em até 90 dias o plano de ação para realização do certame para PcD ( Pessoas com Deficiência).

A seleção será exclusiva para este público alvo. A ata da sessão ordinária do plenário do TCU foi publicada através do Diário Oficial da última segunda, 06 de fevereiro.

Edital PcD BB

Vale lembrar que a exigência se dá devido ao baixo índice de contratação para PcD. O banco contabiliza 2%, contudo, a proposta do TCU é que seja atingido o percentual mínimo de ocupação de 5% para este público, conforme previsto no inciso IV do art. 93 da Lei 8.213/1991.

Diante disso, o banco tem até maio para apresentar o plano de ação. É bom destacar que neste meio tempo, o BB chegou a apresentar o seguinte argumento: “não estaria obrigado a abrir concursos públicos sem necessidade e utilidade de contratação e ‘exclusivamente pela interpretação isolada de um dispositivo“.

A fala, portanto, não foi aceita. Sobre o assunto, o relator do processo, ministro Aroldo Cedraz afirmou: “A meu ver, havendo concurso específico para PcD’s, além de se direcionar esforços reais e factíveis à realização do comando constitucional, não se criam expectativas de direito em terceiras pessoas não alcançadas pelo edital destinado a PcD’s”.

Aroldo ainda cita sobre os 20 anos desde a edição do Decreto 3.298/1999 e da Lei 8.213/1991, e mais de 30 anos desde a edição da Lei 7.853/1989, porém, neste meio tempo, o Banco do Brasil ainda continua com o percentual de 2%,  índice muito abaixo do necessário.

Sobre a exigência, Cedraz destacou que a Caixa Econômica também precisou realizar um certame exclusivo para PcD. Na ocasião, foram ofertadas 1000 vagas. No que se refere a este assunto, o relator disse: “Ou seja, a Caixa está empenhada em realizar a vontade constitucional”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.