Concurso INSS: ministros sinalizam necessidade de novos editais

Os ministros da Previdência Social e da pasta de Gestão e Inovação em Serviços Públicos estão em dialógo sobre o assunto.

Atenção concurseiros! Novos editais para o INSS devem surgir em breve. Ao menos é o que sinaliza os ministros das pastas de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (pasta responsável pelo aval de editais federais), Esther Dweck, e da Previdência Social, Carlos Lupi.

O tema entrou em pauta durante a cerimônia de comemoração dos 100 anos da Previdência Social, celebrado nesta última terça-feira, 24 de janeiro.

Na solenidade, realizada na sede da pasta em Brasília, a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou que a realização de novos concursos para o INSS estão em discussão entre os ministérios.

“Percebemos que o momento agora é de resgate e a própria recriação do Ministério da Previdência demonstra a importância que é dada a essa grande instituição”, informou Esther.

Coincidência ou não, mas a fala da ministra acontece logo após o encontro entre o ministro Carlos Lupi e os representantes da Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), onde foi tratada a convocação dos aprovados no último concurso do órgão.

O objetivo do ministro Carlos Lupi, manifestado durante seu discurso de posse, é zerar a fila de atendimento no INSS. Só que para isso, novas contratações precisam acontecer em breve.

“Quero acabar com a fila em tempo recorde para o povo brasileiro se sentir respeitado”, afirmou na ocasião.

Último concurso INSS aconteceu em 2022

O último concurso realizado pelo INSS aconteceu em 2022 e, portanto, ainda está em andamento.

A expectativa é que os aprovados já comecem a ser contratados. Neste certame, foram ofertadas 1 mil vagas, além de cadastro reserva, para o cargo de técnico de seguro social para candidatos com formação em nível médio.

O curso foi realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

As provas foram aplicadas em duas datas diferentes: 27 de novembro (para candidatos de todo o país) e 11 de dezembro (apenas para os candidatos da Gerência Executiva de Guarulhos SP).

O salário oferecido para o cargo de técnico do seguro social nível médio é de R$5.905,79.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.