Concurso INSS: ministro confirma novas chamadas e edital para perito

Veja todos os detalhes

Em entrevista à GloboNews na última quinta-feira, 02 de março, o ministro Carlos Lupi esclareceu algumas informações importantes sobre o concurso INSS.

Carlos destacou que mais de 2.250 aprovados no edital anterior serão convocados para assumir os seus postos. Além disso, deixou claro sobre um novo certame, dessa vez, deverão ser ofertadas vagas para peritos.

Necessidade de novo edital

Hoje mesmo (2), nós temos mil servidores chamados, que estão sendo treinados. Até o final do ano, eu pretendo chamar mais 2.250. Além disso, nós também vamos fazer concurso para a Perícia Médica”, disse em entrevista.

Vale lembrar que o ministro já citou outras vezes sobre a intenção de realizar novas contratações para área de perito, inclusive, no mês passado, 16 de fevereiro. “Temos que preparar o novo concurso que há mais de dez anos não é realizado. Nós temos praticamente a metade do efetivo inicial. É necessário mais peritos”.

O novo edital não deve demorar de ser liberado, além da vontade apresentada pelo ministro, a Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP) confirmou a reabertura dos canais de negociação classista, com a recriação das mesas setoriais, que irão tratar de forma direta sobre a reposição salarial e o concurso para a categoria.

O intercâmbio estabelecido representa o primeiro passo na luta pelo aumento salarial e pelo concurso público, medidas extremamente necessárias para a preservação e para a evolução da carreira”.

Relação de candidatos no curso de formação

É importante destacar que as primeiras duas chamadas já foram publicadas, sendo a primeira com mil aprovados e a segunda para as vagas que não foram preenchidas na convocatória inicial. 

O edital esclareceu que a última retificação foi publicada no que diz respeito à nota final do certame:

  • NFCF = (nota da prova objetiva + nota da prova discursiva)/15.

Candidatos com nota inferior a 7 serão excluídos da etapa. Para os candidatos negros convocados para o curso de formação, na Gerência Executiva de Ouro Preto, em Minas Gerais, a ordem de classificação também sofreu alteração.

Outra mudança se refere aos valores concedidos aos candidatos que não concluírem o curso de formação. Conforme o documento, quem abandonar ou desistir do CF, sem justificativa, deverá ressarcir ao erário o auxílio financeiro.

Como será o curso de formação do concurso INSS?

Segundo o edital, a fase terá carga horária equivalente a 180 horas, presenciais, no turno diurno. É importante reiterar também que as provas poderão ser aplicadas aos sábados, domingos e/ou feriados. Inclusive, a etapa será realizada entre os dias 6 de março e 5 de abril.

O candidato será eliminado se:

  • Deixar de efetuar a matrícula no curso de formação;
  • Solicitar cancelamento de matrícula ou desligamento do curso de formação ou dele se afastar por qualquer motivo;
  • Não obtiver frequência integral em todas as disciplinas, salvo o máximo de 25% de faltas justificadas dentro da legalidade prevista;
  • Obtiver nota final no curso de formação inferior ao mínimo de pontos estabelecido neste edital;
  • Não cumprir as atividades de avaliação do curso de formação; e
  • Não satisfizer os demais requisitos legais, regulamentares e(ou) regimentais.

Alteração no local do curso de formação do Rio de Janeiro

O concurso INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) tem local do curso de formação alterado no Rio de Janeiro.

Segundo atualização publicada no Instagram da Anasps (Associação Nacional Servidores Previdência Social), o novo local para realização dessa etapa será a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

O endereço é: Rua Marquês de Olinda, 50 e Rua Marquês de Olinda, 71, no bairro de Botafogo. Além do Rio de Janeiro, as demais cidades em que será realizado o curso de formação são:

  • Belém (PA)
  • Belo Horizonte (MG)
  • Brasília (DF)
  • Florianópolis (SC)
  • Fortaleza (CE)
  • João Pessoa (PB)
  • Manaus (AM)
  • São Paulo (SP).

É importante pontuar que os candidatos aptos para realização desta etapa deverão receber auxílio financeiro que corresponde a 50% da remuneração inicial do cargo.

Convocação dos aprovados do concurso INSS

O concurso INSS voltou a ser pauta na reunião do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Durante encontro com o deputado federal Marcelo Lima, foi estabelecido como devem acontecer as chamadas dos aprovados no cadastro reserva.

De acordo com Lupi, espera-se 3 mil novos servidores, contudo, metade do quantitativo ainda precisa ser aprovado pelo Governo Federal, levando em conta a solicitação do ministro.

É importante destacar que parte dos pedidos foram realizados no dia 14 de fevereiro, última terça-feira, com a convocação dos mil aprovados nas vagas imediatas, para o curso de formação inicial.

A partir de abril serão mais 250 convocações. Os números de servidores informados estão inseridos nos 25% permitidos por lei. As demais contratações só devem acontecer após autorização mediante pedido prévio.

Lupi se pronunciou sobre o assunto: “Primeiro, tenho que treinar, de março a abril. Abril, eles já estão nas agências do Brasil todo. Logo depois, eu mando chamar, isso já é da lei, 25% desses mil. Mais 250 que, logo depois, vão fazer o curso de preparação e capacitação, e, terminado esses cursos, eu vou reivindicar, aí é uma reivindicação minha, porque não é da lei, mas é possível, chamar os outros, cerca de 2 mil que faltam, para completar todos aqueles que foram aprovados. O meu empenho foi para que tenhamos 3.200 e alguns funcionários efetivamente na Previdência.

Os excedentes, aprovados no cadastro reserva, deverão realizar o curso de formação na capital do Brasil, Brasília, mais precisamente no Distrito Federal.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.