Concurso INSS 2023: 24 mil cargos vagos e 7 milhões de processos pendentes! Necessidade URGENTE

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está passando por uma situação caótica, enfrentando uma crise que tem afetado diretamente o atendimento à sociedade. Esse órgão federal, responsável pelo reconhecimento de direitos sociais e previdenciários, tem enfrentado uma redução significativa em seu quadro de servidores, o que tem levado ao acúmulo de processos pendentes, que já chegam a 7,1 milhões.

Diante desse cenário preocupante, o INSS tem solicitado a realização de um novo concurso, especialmente para as áreas de Técnico e Analista, que são as carreiras responsáveis por lidar diretamente com o atendimento ao público e a análise dos processos. O pedido de autorização para esse novo concurso foi encaminhado ao Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, por meio da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024.

Vagas solicitadas pelo INSS

Segundo a nota técnica enviada pelo INSS, as carreiras de Técnico e Analista do Seguro Social enfrentam um alto déficit de servidores. Atualmente, existem 2.475 cargos disponíveis para Analista e 22.120 cargos vagos para Técnico, totalizando um déficit de 24.595 vagas.

Acúmulo de processos no INSS

O acúmulo de processos pendentes no INSS é alarmante, chegando a 7,1 milhões de casos que aguardam análise. Esses processos abrangem diferentes tipos de serviços, como reconhecimento de direitos, recursos, demandas judiciais, revisão, seguro defeso, certidões, apuração de irregularidades, manutenção de benefícios e atualização de cadastro.

Esse acúmulo de demandas está intrinsecamente relacionado à redução do quadro de servidores e à capacidade de produção do INSS. A demora na análise dos requerimentos administrativos impacta diretamente na vida dos cidadãos que dependem desses benefícios para o seu sustento.

Como destacado na nota técnica, “por trás do processo, há um cidadão esperando que seu direito seja reconhecido pelo órgão”. Portanto, a realização de um novo concurso é fundamental para garantir a qualidade do atendimento e a proteção aos cidadãos que dependem dos benefícios previdenciários.

Causas da redução do quadro de servidores do INSS

A redução do quadro de servidores do INSS é resultado de dois fatores principais: aposentadorias e cedência de servidores para outros órgãos. Nos últimos seis anos, o INSS perdeu cerca de 37% de seus servidores efetivos, passando de 31 mil para 19,5 mil servidores.

Além disso, de 2016 a 2023, foram cedidos 7.426 servidores do INSS para outros órgãos, sendo 1.747 de nível superior e 5.679 de nível médio. Por outro lado, o número de servidores cedidos de outros órgãos para o INSS é bem menor, totalizando apenas 2.587 no mesmo período.

Concursos anteriores do INSS

Os concursos realizados pelo INSS nos últimos anos não conseguiram suprir a demanda e reduzir o déficit de servidores. O edital de 2015 já indicava um déficit de mais de 2.000 vagas. Já o certame de 2022, que ofertou 1.000 vagas para Técnico do Seguro Social, não foi suficiente para suprir a demanda do órgão.

Novo concurso em 2024 com mais de 9 mil vagas

Diante da urgência e da relevância dos serviços prestados pelo INSS, o órgão não vê outra alternativa senão realizar um novo concurso para contratar novos servidores. A resolução do Conselho Nacional de Previdência Social, publicada em agosto de 2023, prevê a realização de um concurso público para a contratação de 9.229 servidores, sendo 7.655 para a carreira de Seguro Social e 1.574 para a carreira de Perito Médico Federal.

Fique por dentro das últimas informações sobre o concurso INSS acompanhando nosso blog e nossas redes sociais. Estamos atentos a todas as movimentações e qualquer novidade será divulgada em primeira mão. Não deixe de nos acompanhar para ficar informado sobre todas as atualizações sobre o concurso do INSS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.