Concurso INMETRO vai participar do edital unificado?

Confira o que foi decidido

Há muito dúvida se o concurso INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) vai participar do edital unificado.

Vale lembrar que o edital vai contar com 100 vagas para nível superior.

Sobre o concurso INMETRO

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está se preparando para um concurso público que foi autorizado oficialmente em 16 de junho pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck. A expectativa é que o edital seja divulgado até o dia 13 de dezembro, conforme a autorização.

Inicialmente, houve considerações sobre a possibilidade de iniciar o processo seletivo já em setembro, porém, essa decisão não se concretizou.

O concurso oferecerá um total de 100 vagas, distribuídas em dois cargos:

  • Analista Executivo em Metrologia e Qualidade: Serão disponibilizadas 40 vagas para este cargo.
  • Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade: Este cargo contará com 60 vagas.

Para participar do concurso, é necessário possuir formação de nível superior. A remuneração inicial para ambas as posições será de R$ 9.358,31, e esse valor já inclui o auxílio-alimentação no montante de R$ 658. É importante ressaltar que as contratações serão feitas sob o regime estatutário, garantindo estabilidade aos servidores.

Sobre as provas, devem acontecer dois meses após o edital.

Como foi o último concurso INMETRO

No ano de 2014, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou um aguardado concurso público que ofereceu um total de 80 oportunidades para candidatos de diferentes níveis de escolaridade.

O certame foi marcado por uma competição acirrada e pela busca de profissionais qualificados para atuar em diversas áreas relacionadas à metrologia e qualidade.

O concurso abriu portas para cargos de nível médio e superior, proporcionando uma variedade de opções para os concorrentes.

Entre as posições disponíveis para candidatos de nível médio estavam o “Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade” e o “Técnico em Metrologia e Qualidade”.

Para aqueles com formação de nível superior, as oportunidades incluíam cargos como o “Analista Executivo em Metrologia e Qualidade”, o “Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade” e o cobiçado “Especialista em Metrologia e Qualidade Sênior”.

O processo seletivo consistiu em várias etapas para avaliar a capacidade e o conhecimento dos candidatos. A prova objetiva, com 60 questões de múltipla escolha, testou conhecimentos tanto em áreas gerais quanto específicas.

Concurso INMETRO vai participar do edital unificado?
Concurso INMETRO vai participar do edital unificado? Imagem: Reprodução

 

No entanto, para os candidatos aos cargos de “Pesquisador-Tecnologista” e “Analista Executivo”, o desafio foi ainda maior. A

lém da prova objetiva, eles passaram por um teste dissertativo e um rigoroso curso de formação com uma carga horária total de 120 horas. Isso demonstrou a busca do Inmetro por profissionais altamente qualificados e comprometidos com as áreas de metrologia e qualidade.

O cargo de “Especialista em Metrologia e Qualidade Sênior” teve um processo de seleção exclusivo e mais abrangente.

Os candidatos a essa posição enfrentaram uma série de etapas desafiadoras, incluindo uma prova de defesa e arguição pública de memorial, um exame de defesa e arguição pública de plano de trabalho, contagem por ponto de título e avaliação da produção científica e tecnológica.

O concurso de 2014 marcou a busca do Inmetro por profissionais altamente capacitados para garantir a excelência nas atividades relacionadas à metrologia e qualidade.

Concurso INMETRO será unificado?

O Concurso Nacional Unificado (CNU) é um evento de grande relevância para os concursos públicos no Brasil, pois busca a unificação dos processos seletivos de diversos órgãos federais.

No entanto, de acordo com as informações mais recentes divulgadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o concurso deste órgão não será incluído no CNU.

Essa decisão pode ser motivada por diversos fatores, como as particularidades dos cargos oferecidos pelo Inmetro e suas necessidades específicas de recrutamento. A escolha de não participar do CNU indica que o Inmetro conduzirá seu próprio processo seletivo, mantendo controle sobre os detalhes e os requisitos específicos para seus cargos.

Para os interessados em participar do concurso do Inmetro, essa informação é importante, pois significa que o processo seletivo seguirá seus próprios trâmites e cronograma, independentemente do CNU.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.