Concurso IGP SC 2021: Edital com 70 vagas tem banca contratada!

Um novo edital de concurso público do Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina (Concurso IGP SC 2021) foi autorizado e se aproxima. O novo certame do órgão será organizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (FEPESE).

O documento que confirma a contratação da banca foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição do dia 28 de outubro.

O concurso IGP SC 2021/2022, autorizado em maio deste ano, está previsto para ser publicado com 70 vagas para o cargo de Auxiliar de Medicina Legal do IGP-SC.

O cargo de auxiliar tem requisito de nível médio e curso médio profissionalizante, técnico ou superior na área da Saúde. Além disso, o cargo requer Carteira Nacional de Habilitação, na categoria B.

De acordo com informações do governo, os novos servidores atuarão nas 28 unidades do Instituto Médico Legal (IML) existentes no estado.

O IGP não abre um concurso para reposição do quadro de auxiliares do medicina legal desde o ano de 2010. De acordo com informações do governo, a autorização para 70 vagas é a maior da história da carreira e dará amplo apoio aos servidores do setor, além de otimizar o atendimento em todas as unidades do Instituto Geral de Perícias.

De acordo com informações do perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano, a partir de agora o Instituto dedicará seus esforços à preparação do edital, que será publicado no Diário Oficial no mais breve possível.

“Este é um dia inesquecível na nossa história e quem trabalha no IGP sabe o significado deste concurso e a importância do auxiliar de medicina-legal. Agradecemos ao Governo do Estado pela sensibilidade em atender a esta reivindicação tão necessária”, disse.

O concurso IGP SC 2021

Um novo edital de concurso IGP-SC é uma necessidade do Estado. Além disso, o concurso vem sendo cobrado por entidades e parlamentares.

Em apoio à Associação dos Servidores da Perícia Oficial de SC (ASPOSC), o deputado estadual Neodi Saretta cobrou um novo edital para o Instituto, uma vez que, segundo ele, há tempos são relatados a falta de efetivo e a necessidade de mais auxiliares de médico legal. “Por isso, a necessidade de um concurso e convocação imediata dos aprovados para suprir a demanda em todo o estado”.

De acordo com informações da ASPOSC, com o quadro reduzido de servidores, caso algum profissional fique impossibilitado de trabalhar, não será possível o atendimento das ocorrências que vão desde ao atendimento de exames de lesão corporal ao recolhimento de vítimas de mortes violentas.

“Hoje, o plantão realizado pelo IML em várias cidades conta com apenas um auxiliar médico legal. Cabe a esse servidor deslocar-se para a retirada do corpo, auxiliar o médico legista na necropsia e, por fim, registrar toda a ocorrência e proceder a liberação do corpo para a família, gerando sobrecarga no trabalho”, disse o deputado na época.

Último edital

O último edital do concurso IGP-SC foi divulgado em 2010. Na ocasião, o certame foi publicado com 60 vagas para o cargo de Auxiliar Médico Legal.

O cargo de auxiliar tem requisito de nível médio completo e curso médio profissionalizante, técnico ou superior na área da Saúde. Além disso, o cargo exigiu carteira nacional de habilitação, na categoria B. Os salários chegaram a até R$1.328,01, incluindo todos os benefícios previstos.

A prova objetiva do concurso contou com questões de Português, Noções de Informática, de Segurança no Trabalho, de Direito Administrativo, Conhecimento da Atualidade, Matemática, Noções de Lógica, Anatomia, Química/Física, Relacionamento interpessoal e Noções de Fotografia / Raio X.

Veja Apostila para Concurso IGP – SC: CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.