Concurso Guarda Municipal Maceió AL 2018: Edital com 500 vagas poderá sair em breve!

Último concurso foi realizado em 2000; Planejamento de concurso deverá ser iniciado em breve

É grande a expectativa de realização do concurso público de Guarda Municipal de Alagoas (Concurso Guarda Maceió 2018). Anunciado no fim do ano passado pelo Secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió, o coronel Ivon Berto, o edital deve sair em breve. Embora não haja um planejamento para a abertura do edital, o alto déficit de profissionais poderá fazer com que o edital seja divulgado em breve.

O concurso de Guarda Municipal de Alagoas servirá para repor o alto déficit de profissionais no município. O último concurso foi realizado em 2000, ou seja, o município não contrata guardas efetivos há bastante tempo. O quadro de servidores da função conta hoje com 744 guardas.

Em entrevista à TV Gazeta no dia 19 de dezembro, Ivon disse que o município faz os últimos ajustes antes de lançar o concurso público que vai suprir a carência de profissionais. Atualmente, a Guarda conta com cerca de 700 profissionais, distribuídos entre inspetores, subinspetores e guardas municipais.  O secretário anunciou, ainda, que em breve serão adquiridas algumas conquistas para a categoria, entre elas, o Plano de Cargos e Carreira, a implantação do serviço voluntário remunerado e a verba de uniforme. Uma equipe da secretaria está elaborando um projeto para encaminhar ao poder executivo solicitando a realização de concurso público para a Guarda Municipal, uma vez que o último foi realizado no ano 2000.

O Concurso Guarda Municipal Maceió AL 2018

O requisito para concorrer ao cargo de Guarda Municipal ainda não foi revelado. No entanto, o cargo deverá ter exigência de nível médio completo, conhecimento específico ou experiência mínima de seis meses.

O Guarda deverá executar tarefas relativas à vigilância e fiscalização de áreas, efetuando rondas e desenvolvendo outros trabalhos requeridos, para evitar danos ao patrimônio municipal e promover a Segurança e a manutenção da ordem. Efetuar serviços de patrulhamento visando manter a segurança das áreas onde estiver atuando; controlar a movimentação de pessoas, observando, restringindo e proibindo a permanência irregular, avaliando os casos duvidosos em conjunto com outros guardas municipais; colaborar para manutenção da ordem e da segurança, dar apoio logístico ás ações e eventos da Prefeitura de Maceió; detectar anormalidade nas instalações prediais, identificando tipo de falha, verificando o local e terminal de registro, intervindo quando possível, para corrigir pessoalmente o problema e/ou providenciar socorro; prestar atendimento de emergência a funcionário ou integrante da comunidade; atender visitantes, identificando assunto, para encaminhar aos órgãos desejados; fiscalizar cruzamento e vias de circulação auxiliando a desimpedi-los quando necessário; participar de combate a incêndios, valendo-se de água e produtos químicos e lançando mão de outros meios para evitar a propagação do sinistro; colaborar com a proteção do meio ambiente, patrimônio histórico, cultural, ecológico e paisagístico do município; participar da fiscalização, organização e orientação do tráfego de veículos em território municipal, observadas estritamente as competências municipais; executar outras tarefas de mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

Uso de Armamento – O secretário destacou a possibilidade dos guardas municipais receberem autorização para atuar com armas. “Os guardas passaram por um curso de tiro, realizado pela Polícia Federal, antes de que eles sigam armados para as ruas. A ideia é fortalecer a guarda”, disse.

Informações do concurso
  • Concurso: Prefeitura de Maceió
  • Banca organizadora: a definir
  • Escolaridade: médio
  • Número de vagas: 500
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO

Comentários estão fechados.