Concurso Guarda de Manaus AM: revelado prazo para edital; veja informações do prefeito

Confira detalhes

O concurso Guarda de Manaus AM ( Amazonas) pode ter edital liberado a qualquer momento. O prefeito David Almeida deixou claro informações importantes.

Segundo ele, o edital será liberado ainda no primeiro semestre de 2023, os esclarecimentos foram dados durante cerimônia que marcou o início dos trabalhos do legislativo municipal.

Outro motivo que reitera a ideia de que o certame vai ser anunciado em breve, é o fato de que o edital está entre as ações, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Pública e Social (Semseg). A leitura foi feita na Câmara de Manaus e continha detalhes na mensagem anual sobre o  plano de metas para o ano de 2023.

O concurso da Semed – Secretaria Municipal de Educação– também foi anunciado e as oportunidades são para professores, pedagogos e servidores administrativos.

Durante o anúncio dos demais certames, o prefeito deixou claro sobre o planejamento para grandes obras, reformas urbanas, construção de unidades e melhorias na mobilidade urbana.

Quem pode concorrer ao concurso Guarda de Manaus AM 

Para concorrer, os candidatos precisam comprovar nível médio e altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres) como requisitos.

Sobre os certames anteriores, o último edital aconteceu em 2012 e garantiu 293 vagas mais formação de cadastro reserva. O salário era de R$900 mais benefícios, além do vale-transporte, na época.

Além de provas objetivas, com 60 questões, os candidatos foram submetidos às seguintes fases:

  • avaliação médica;
  • exame psicológico; e
  • Teste de Aptidão Física (TAF).

Já o TAF contou com os seguintes exercícios:

  • Teste dinâmico de barra – quatro flexões (homem) – sem limite
  • Flexão de braços em seis apoios – 22 flexões (mulher) – 60 segundos
  • Flexão abdominal – 30 flexões (homem) e 24 flexões (mulher) – 60 segundos
  • Corrida 2.400 metros (homem) e 2 mil metros (mulher) – 12 minutos

Demais certames

O concurso Câmara de Manaus AM (Amazonas) tem edital com data marcada. Contudo, segundo estudos, o documento vai demorar um pouco para ser liberado.

Isso porque, por mais que esteja nos planos do presidente da Casa, vereador Caio André, o orçamento de 2023 foi votado em 2022 e esse edital não está na lista.

Contudo, a seleção deve acontecer em 2024 devido a necessidade de servidors no parlamento.  Sobre o assunto, o vereador Caio disse: “No planejamento estamos estudando inserir neste ano, para o orçamento de 2024, a previsão orçamentária de um concurso público, e, ainda em 2024 ou no mais tardar em 2025, o chamamento dos novos funcionários da Casa Legislativa”.

Essa será uma grande oportunidade e também oxigenar o quadro de servidores da câmara: “A grande maioria é formada por homens e mulheres com muito afinco, que já deram a sua contribuição não só pra Casa, mas para a sociedade manauara e para a nossa cidade. Precisamos também oxigenar novas práticas, novas tecnologias“.

Concurso Câmara de Manaus AM muito aguardado

Este edital é muito esperado, já que o último foi liberado em 2014. Com isso, a casa exerce a função com um quadro defasado de profissionais.

Entretanto, vale lembrar que em 2014, o certame chegou a ser avisado. Na ocasião, a Casa Legislativa aguardava um parecer do Senado Federal para a disponibilização do sinal aberto para a TV Câmara, onde os aprovados no concurso seriam lotados.

As oportunidades seriam para cinegrafista, fotógrafo, produtor, apresentador, motorista, técnico de manutenção de rádio e TV, intérprete de libras, locutor, editor de imagem, operador de áudio, web designer, assistente administrativo e iluminador.

Com isso, as oportunidades seriam para nível médio e superior e alguns cursos exigiriam registro no respectivo conselho regional. Apesar da promessa e dos levantamento de cargos, o certame não saiu do papel.

Sendo assim, atualmente, o atual presidente trabalha para viabilizar uma nova seleção, com vagas para o seu quadro de pessoal, que conta com cargos de técnico, analista e outras oportunidades.

Certame para educação

Mais um concurso Manaus AM (Amazonas) chegando. Dessa vez, o edital será voltado aos profissionais da educação. A notícia foi confirmada por David Almeida, prefeito da capital do Amazonas, Manaus.

O prefeito ainda fez questão de informar um possível prazo para liberação do edital. Segundo David, o documento será liberado no primeiro semestre de 2023. Porém, informações como datas, prazos e cargos ainda não foram divulgados.

O município deve realizar outros certames visando a contratação de profissionais em outras áreas. A recomendação é do TCE-AM, Tribunal de Contas do Amazonas.

Foi aprovado no primeiro semestre de 2022 o Projeto de Lei com criação de 3.500 vagas para magistério. Vale lembrar que atualmente 850 professores contratados temporariamente na rede, por meio de Processo Seletivo Simplificado.

Desse quantitativo, 148 cumprem carga horária de 20h semanais e 702 carga horária jornada de 40 horas semanais. É importante destacar também que esses profissionais contam com contratos prorrogados e a contratação de um novo quadro de servidores é essencial neste momento.

Do total de vagas aprovadas pelo Projeto de Lei, total de 3.500, uma parcela será preenchida pelos profissionais que ficaram no cadastro reserva do certame que aconteceu em 2018.

Como foi o último concurso Manaus AM?

O último edital foi liberado em 2018. Na ocasião foram liberadas um total de 400 vagas para professor de diversas áreas. No edital, as vagas foram para de 146 foram para professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), 101 para Educação Infantil, quatro para Artes, 37 de Ciências, 23 para Educação Física, cinco para professor de Ensino Religioso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.