Concurso da Polícia Civil anuncia DATA para liberação do EDITAL com 445 vagas

Confira maiores detalhes

Mais um concurso da Polícia Civil será liberado nos próximos dias. A data já foi divulgada. Portanto, os candidatos precisam se atentar e não perder o prazo.

Confira aqui.

Concurso da Polícia Civil

O edital do próximo concurso da Polícia Civil do Estado de Pernambuco (PC PE) tem sua publicação programada para o dia 15 de dezembro, com as provas marcadas para o dia 25 de fevereiro do próximo ano. O concurso oferecerá um total de 445 vagas, distribuídas entre os seguintes cargos:

  • Delegado de Polícia: 45 vagas.
  • Agente de Polícia: 250 vagas.
  • Investigador de Polícia: 150 vagas.

Para concorrer a esses cargos, é necessário possuir formação de nível superior e carteira de habilitação a partir da categoria “B”.

No caso do cargo de delegado, também é necessário contar com pelo menos três anos de prática jurídica. O salário inicial oferecido na última seleção foi de R$ 3.276,42 para agentes e escrivães, e de R$ 12.229,81 para delegados. O concurso é uma grande oportunidade para aqueles que desejam ingressar na área de segurança pública em Pernambuco.

Como foi o último edital

O concurso de 2016 foi uma oportunidade significativa para aqueles que aspiravam a uma carreira na área de segurança pública em Pernambuco.

Os aprovados tiveram que demonstrar seu conhecimento e habilidades em várias etapas rigorosas, que incluíram avaliações teóricas, provas práticas, avaliações de aptidão física, testes psicológicos, exames médicos e verificações de antecedentes.

O cargo de delegado, em particular, exigia que os candidatos tivessem pelo menos três anos de prática jurídica, juntamente com os requisitos educacionais e profissionais.

O concurso da Polícia Civil visava selecionar os melhores candidatos para desempenhar funções importantes na aplicação da lei e investigação criminal em Pernambuco.

A realização de um novo concurso PC PE com 445 vagas em 2024 representa uma nova oportunidade para aqueles que buscam uma carreira no campo da segurança pública no estado.

Com a banca já definida como o Cebraspe e a previsão da publicação do edital em dezembro, os candidatos interessados devem estar atentos e preparados para enfrentar um processo seletivo desafiador.

A Polícia Civil de Pernambuco desempenha um papel fundamental na manutenção da ordem e da segurança, e as vagas oferecidas representam uma oportunidade valiosa para contribuir com a sociedade e fazer parte dessa importante instituição.

Concurso da Polícia Civil anuncia DATA para liberação do EDITAL com 445 vagas
Concurso da Polícia Civil anuncia DATA para liberação do EDITAL com 445 vagas. Imagem: Reprodução

Função dos cargos do concurso da Polícia Civil 

Veja a função de cada um dos cargos:

Delegado de Polícia: O delegado é o principal responsável por conduzir investigações e inquéritos policiais. Liderando uma equipe de investigadores, ele toma decisões cruciais sobre o andamento dos casos, incluindo a elaboração de relatórios, condução de interrogatórios e depoimentos, coordenação de perícias e operações policiais, prisão de suspeitos e representação legal da polícia em ações judiciais. Além disso, o delegado é encarregado de tomar medidas legais, como lavrar flagrantes, e garantir a ordem e a segurança pública em sua área de atuação.

Agente de Polícia: Os agentes de polícia desempenham um papel vital na execução de tarefas investigativas e no apoio às atividades do delegado. Atuando diretamente no campo, coletam evidências, realizam prisões em flagrante, conduzem interrogatórios e depoimentos, fazem buscas e apreensões, prestam apoio operacional nas investigações, realizam patrulhas preventivas, cumprem mandados de prisão e outras ordens, além de auxiliar em operações de combate ao crime.

Investigador de Polícia: Os investigadores concentram-se na coleta de informações e provas que auxiliam na elucidação de casos criminais. São profissionais de campo que desempenham um papel fundamental na investigação. Suas atividades incluem coletar evidências, investigar cenas de crimes, interrogar testemunhas e suspeitos, realizar vigilâncias, montar dossiês e relatórios de investigação, fazer análises de provas, prender suspeitos quando necessário e colaborar com o delegado na condução dos casos.

Cada um desses cargos desempenha um papel específico na Polícia Civil, contribuindo para a resolução de crimes e a manutenção da ordem pública. Eles trabalham em conjunto, sob a liderança do delegado, para cumprir a missão de investigar, prevenir e combater a criminalidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.