Concurso CONFERE: edital iminente; confira mais detalhes!

Não deixe de conferir

O concurso CONFERE  ( Conselho Federal dos Representantes Comerciais) pode sair a qualquer momento. Com o extrato de contrato com a banca divulgado, o edital torna-se iminente.

A empresa escolhida foi o Instituto Consulplan e o documento foi divulgado nesta segunda-feira, 17 de abril, por meio do Diário Oficial.

Vale lembrar que o quantitativo de vagas e os cargos que serão ofertados no concurso público ainda não foram divulgados.

Quando aconteceu o último concurso CONFERE?

O último edital foi lançado em 2019 e teve a INCP como banca organizadora. Ao todo foram ofertadas 08 vagas. As oportunidades foram:

  • Assistente Administrativo – 02 vagas;
  • Telefonista – 01 vaga;
  • Assistente Jurídico – 01 vaga;
  • Auditor – 01 vaga;
  • Contador – 01 vaga;
  • Programador – 01 vaga; e
  • Administrador de Redes – 01 vaga.

Os ganhos iniciais variam a depender do cargo, sendo de R$ 1.618,00 a R$ 5.635,00. As vagas foram para nível médio e superior. As disciplinas cobradas foram: língua portuguesa, conhecimento de legislação, conhecimento de informática e conhecimentos específicos. Além disso, os candidatos ainda realizaram prova discursiva, para os cargos de nível superior.

A Prova discursiva do concurso CONFERE constou de 1 (uma) questão prática, para as quais o candidato apresentou por escrito as soluções. Os temas versaram sobre conteúdo pertinente a conhecimentos específicos, conforme conteúdo programático, adequados às atribuições do cargo para o qual o candidato se inscreveu.

A prova discursiva do concurso CONFERE foi de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação foi na escala de 0 (zero) a 20,00 (vinte) pontos, considerando-se habilitado o candidato que tiver obtido 50% (cinquenta por cento) de pontos. Caso fique abaixo de 50% (cinquenta por cento), o candidato foi reprovado e consequentemente eliminado do concurso
público.

Sobre a Confere

O Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) é a entidade máxima do Sistema Confere/Cores, que regula e normatiza os Conselhos Regionais nos Estados da Federação, com a atribuição institucional de fiscalizar o exercício da atividade de Representação Comercial.

Outros editais nacionais previstos

concurso Inmet ( Instituto Nacional de Meteorologia), pode acontecer em breve, caso a solicitação dos servidores seja atendida.

A carta aberta foi enviada ao governo com a petição para realização de novos certames e contratação de funcionários a fim de compor o quadro.

Solicitação dos servidores

O pedido foi enviado pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef) ao ministro da Agricultura e Abastecimento, Carlos Fávaro – pasta a qual o Inmet está vinculado.

Além do pedido citado, os servidores ainda destacam a necessidade de inclusão dos funcionários no plano de carreira. O órgão não realiza novas contratações há 15 anos.

Ainda foi citado sobre o sucateamento do órgão e frisaram que desde 2019 foram 194 saídas e que não foram feitas reposições – haja vista que o último concurso Inmet aconteceu em 2006.

No documento aberto, ainda cita sobre a possibilidade do diálogo ou uma mesa de negociação com os servidores do Inmet, além de outros pedidos como desvincular o órgão da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI).

As coordenações técnicas que respondem por estas interações foram desviadas para funcionários da secretaria. Esta mudança estrutural levou a um quadro de desmantelamento institucional, no qual toda a gestão orçamentária e financeira passou a ser feita na Sede, em Brasília, pela SDI – dificultando a fiscalização descentralizada -, e quatro de suas dez sedes regionais (Distritos de Meteorologia, ou DISMEs) foram extintas“, reitera a carta aberta.

Por mais que tenham acontecido solicitações constantes e inúmeras petições ainda não se sabe quando um novo edital do concurso Inmet será liberado, já que não há, até então, autorização do governo.

Sobre o último pedido do concurso Inmet 

A solicitação mais recente é de que haja um concurso Inmet para 242 vagas com cargos de nível médio e superior cuja distribuição seja da seguinte forma:

Nível médio
CargoVagas
Assistente em ciência e tecnologia18
Técnico de desenvolvimento tecnológico94
Nível superior
CargoVagas
Analista em ciência e tecnologia44
Pesquisador de ciência e tecnologia10
Tecnologista de desenvolvimento tecnológico76

 

Sobre os pedidos de novos certames, o órgão deixou claro: “muitas tem sido as ações deste Instituto no sentido de se conseguir nova autorização junto ao Ministério da Economia para provimento de cargos para recomposição do seu quadro de servidores via concurso, na carreira de ciência e tecnologia.”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.