Concurso Comlurb: presidente reconhece déficit e edital pode ter oferta de mil vagas

Saiba todos os esclarecimentos

Com déficit considerável do número de garis, o concurso Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro) pode ser anunciado a qualquer momento.

De acordo com o  Decreto 52.024/2023, que dispõe sobre a estrutura organizacional da empresa, a Gerência de Captação e Avaliação será quem vai organizar os trâmites referentes aos novos editais.

Funções da Gerência

Confira a seguir a lista de atribuições:

  • Prever e planejar o provimento de pessoas para atender às necessidades da Companhia, definindo planos de recrutamento e seleção, recursos e cronograma de execução;
  • Definir o perfil funcional de cargos/funções atuais e futuros;
  • Preparar, aprovar e publicar editais de concurso, observando a legislação e regulamentação em vigor;
  • Contratar pessoas mediante os critérios, normas, regulamentos, legislação vigente, procedendo aos devidos registros e promovendo as assinaturas de termos, contratos e convênios;
  • Acompanhar o desempenho funcional do empregado, em situações específicas e especiais;
  • Administrar a avaliação de desempenho individual.

O município do Rio de Janeiro já conta com preparativos para diversas áreas como Secretaria de Fazenda, Secretaria de Educação e Guarda Municipal. Entretanto, ainda não há prazo para realização do concurso Comlurb.

Presidente aponta déficit

Flávio Lopes, presidente da empresa, anuncia que atualmente o órgão apresenta 14 mil garis. Porém, muitos profissionais efetivos buscam se aposentar.

Durante o período eleitoral, o então candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, mencionou que a reposição de garis e outros servidores públicos seria tratada durante seu governo. Além de nível fundamental, os interessados devem apresentar certificado de até o 5º ano (antiga 4ª série primária). 

Os ganhos iniciais são de 2,7 mil. Além disso, o concurso é constituído por provas objetivas e teste de aptidão física (TAF).

Concurso Comlurb pode ofertar mil vagas

O pedido de um novo edital foi realizado em 2021, porém, em virtude da pandemia, o certame não foi tirado do papel.

Sobre o assunto, o presidente Flávio Lopes disse: “Então a gente está começando a fazer essas contas. Pode ser que a gente não precise de tanta gente para varrição. Pode ser que eu precise de mais gente para coleta, porque o número de pessoas trabalhando em home office está maior do que a gente tinha”.

Flávio ainda fez questão de pontuar que pode ser que o órgão precise de mais de mil vagas. “A gente tem uma ideia de que a Comlurb possa começar a pegar operações ou prestar serviço em coisas que ela não faz hoje em dia. Por exemplo: limpeza de hospitais. Porque não posso vender serviços para hospitais não só no município, mas também para o Estado? A gente faz limpeza de escola“.

Concursos no estado

São 41 vagas mais cadastro reserva. De acordo com o edital, o quadro de oportunidades fica da seguinte forma:

CargoAmpla concorrênciaPcDNegros e Indígenas
Contador300208
Técnico de Controle Interno100

 

Os interessados ao cargo de Contador precisam ter diploma de conclusão de curso de nível superior em Ciências Contábeis, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no respectivo órgão de classe.

Já os candidatos ao cargo de Técnico de Controle Interno: diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Para ambos os cargos, o ganho é de  R$ 10.175,24 levando em conta as gratificações ofertadas.

Funções

Os aprovados no cargo de Contador vão exercer as seguintes funções:

  • elaborar demonstrativos mensais da execução orçamentária;
  • elaborar os balancetes mensais, orçamentário, financeiro e patrimonial, bem como os balanços anuais, com os respectivos demonstrativos;
  • examinar sob os aspectos jurídicos-contábeis e técnicos, os atos de natureza financeira e orçamentária, propondo quando for o caso, a realização de inspeções, para a apuração de fatos que mereçam estudos mais profundos;
  • emitir pareceres sobre o assunto de sua especialidade;
  • elaborar certificados de exatidão de balanços e peças contábeis;
  • fazer a análise econômico financeira e patrimonial;
  • supervisionar, orientar ou executar a escrituração de livros contábeis, de escrituração cronológica ou sistemática;
  • proceder a estudos sobre sistemas de contabilidade, formas e planos de financiamento;
  • executar quaisquer outros encargos semelhantes, pertinentes à categoria funcional, estabelecidos na legislação que regulamentou o exercício da profissão.

Já o Técnico de Controle interno, após aprovado no concurso CGM RJ 2023, precisa realizar as seguintes atribuições:

  • avaliação do controle orçamentário, contábil, financeiro e operacional;
  • estabelecimento de métodos e procedimentos de controles a serem adotados pelo Município para proteção de seu patrimônio;
  • realização de estudos no sentido de estabelecer a confiabilidade e tempestividade dos registros e demonstrações orçamentárias, contábeis e financeiras, bem como de sua eficácia operacional;
  • realização de estudos e pesquisas sobre os pontos críticos do controle interno de responsabilidade dos administradores;
  • verificações físicas de bens patrimoniais, bem como a identificação de fraudes e desperdícios decorrentes da ação administrativa.

Como serão as provas CGM RJ?

certame vai acontecer em duas etapas, além da prova objetiva, será realizada a avaliação de análise de títulos. A fase objetiva será realizada no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no dia 02 de abril de 2023 em horários diferentes.

  • para o cargo de contador: 08h às 13h;
  • para o cargo de técnico de controle interno: 15h às 20h.

Ao todo são 100 questões divididas entre Conhecimentos Gerais e Específicos. De acordo com o edital, apenas para o cargo de contador, serão analisados os títulos dos candidatos aprovados e classificados na Prova Objetiva até a 300ª posição, respeitados os empatados na última posição.

Clique aqui para acessar o edital completo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.