Concurso BNDES amplia novamente oferta de vagas; veja novo quantitativo

Confira todos os detalhes

Vagas para nível médio e superior

Com vagas para nível médio e superior, o concurso BNDES- Banco Nacional de Desevolvimento Econômico e Social- amplia oferta.

Confira as novas oportunidades.

Concurso BNDES

O concurso promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está atualmente em curso, com a fase de seleção da instituição responsável pela organização do certame.

Embora tenha sido inicialmente divulgada a previsão de início das atividades até outubro, é notável o aumento no número de vagas disponíveis.

Inicialmente estimado em 94 postos, o número foi recentemente revisado para 96, e agora foi novamente ampliado para 99 oportunidades. Esta tendência sugere que, até a publicação do edital, o quantitativo de vagas ultrapasse a marca de 100.

Além disso, destaca-se a publicação da Portaria nº 1976 na última segunda-feira, dia 1º de abril, a qual visa a ampliação substancial do quadro de pessoal próprio da instituição, elevando-o de 1.136 para 2.887 servidores.

Sobre cargos do Concurso BNDES

As vagas oferecidas pelo BNDES abrangerão cargos de níveis médio e superior. Embora a distribuição específica ainda não tenha sido divulgada, os cargos a serem ofertados já foram definidos. Adicionalmente, o certame incluirá a formação de cadastro reserva de pessoal.

Para os candidatos com ensino médio completo, destaca-se a perspectiva de concorrência ao cargo de técnico de suporte administrativo, com remuneração inicial prevista de R$ 4.794,50.

Para os graduados, o concurso do BNDES oferece vagas em diversas áreas, como administração, análise de sistemas (desenvolvimento e suporte), arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, comunicação social, direito, economia, engenharia, geologia e psicologia. O salário inicial para essas áreas é de R$ 15.048,69.

Além disso, é importante notar que o BNDES não precisa de autorização do governo para contratar funcionários.

Reserva de vagas

Também é importante ressaltar que o concurso do BNDES prevê reserva de vagas da seguinte maneira: 20% para candidatos autodeclarados negros e 10% para pessoas com deficiência.

Foi aprovado recentemente por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União o novo limite de funcionários para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Essa atualização pode indicar a possibilidade de mais contratações no próximo concurso do banco.

De acordo com o documento, o banco agora terá um limite de 2.887 colaboradores, dos quais 2.840 serão do quadro permanente e 47 do quadro em extinção.

Essa nova determinação representa um incremento considerável em comparação com a portaria anterior, que fixava o limite em 2.543 funcionários.

Veja mais sobre o Concurso BNDES

Concurso BNDES amplia novamente oferta de vagas; veja novo quantitativo
Concurso BNDES amplia novamente oferta de vagas; veja novo quantitativo. Imagem: Reprodução

Previsão de contratação

Essa mudança abre a possibilidade para a contratação de mais 297 colaboradores para o quadro de pessoal do banco. Esses novos empregados serão admitidos por meio de concurso público, e é provável que sejam contratados já na próxima seleção, cujo edital é esperado em breve.

É válido ressaltar que o BNDES já confirmou recentemente que o próximo edital de concurso contará com 96 vagas imediatas.

Portanto, existe uma considerável expectativa de que as demais vagas disponíveis no novo quadro de pessoal possam ser preenchidas durante o prazo de validade do concurso.

Prazo do Concurso BNDES

O aguardado concurso BNDES está programado para ocorrer em outubro deste ano (2024), como revelou o presidente Aloizio Mercadante em entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes.

Embora os prazos específicos ainda não tenham sido divulgados, o presidente destacou as áreas de Cibernética e Tecnologia da Informação (TI), o que sugere que esses setores poderão ser contemplados no próximo edital.

Em outubro, vamos voltar a fazer concurso porque é necessário. Esta área, por exemplo, de Segurança Cibernética, Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial, são fundamentais para o banco se modernizar”, ponderou o presidente.

Quanto à declaração do presidente, ainda não está claro se ele se referia ao prazo de publicação do edital ou à realização das provas durante o mês de outubro. No entanto, a expectativa é alta entre os candidatos interessados em participar deste processo seletivo.

Veja mais aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.