Auxílio-gás: quem tem direito a receber o benefício em abril

Governo federal já definiu o calendário oficial de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de abril. Veja detalhes

Dentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. Este é o programa que realiza pagamentos em dinheiro para famílias em situação de vulnerabilidade social. A ideia é que os usuários utilizem a quantia na compra do botijão de gás de 13 quilos.

Oficialmente, já se sabe que o benefício volta ao calendário do governo federal no próximo dia 17 de abril. Os usuários poderão se basear no mesmo calendário do Bolsa Família para saber quando poderão receber o saldo em sua conta. Abaixo, você pode conferir o detalhamento das datas:

  • Usuários com NIS final 1: 17 de abril;
  • Usuários com NIS final 2: 18 de abril;
  • Usuários com NIS final 3: 19 de abril;
  • Usuários com NIS final 4: 22 de abril;
  • Usuários com NIS final 5: 23 de abril;
  • Usuários com NIS final 6: 24 de abril;
  • Usuários com NIS final 7: 25 de abril;
  • Usuários com NIS final 8: 26 de abril;
  • Usuários com NIS final 9: 29 de abril;
  • Usuários com NIS final 0: 30 de abril.

Quem pode receber em abril

Para este mês de abril, as regras de entrada no Auxílio-gás nacional seguem basicamente as mesmas. Para ter direito ao benefício social é preciso:

  • Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
  • Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
  • Residir com ao menos uma pessoa que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Mulheres vítimas de violência doméstica, e que estão sob medidas protetivas da Justiça, podem ter prioridade no processo de seleção em caso de empate. Esta mesma prioridade é concedida para as pessoas que fazem parte do Bolsa Família do governo federal.

Cumpro todas estas regras. Estou garantido?

Mesmo as pessoas que cumprem todas as regras de entrada descritas acima ainda não estão oficialmente dentro do Auxílio-gás nacional. É preciso esperar até que o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome selecione o seu nome. A seleção vai depender necessariamente do espaço orçamentário da pasta.

A cada dois meses, novos usuários são inseridos no programa social. Para saber se você está entre os selecionados, basta consultar as informações presentes no app oficial do Bolsa Família. Através dele é possível conferir não apenas o resultado da seleção, mas a data do seu pagamento e o valor que será depositado em sua conta.

Vale lembrar, no entanto, que as informações relativas aos pagamentos de abril ainda não foram atualizadas neste sistema. Assim, a dica é esperar mais alguns dias para só depois entender se você vai receber o Auxílio-gás nacional neste mês ou não.

Já estou no Auxílio-gás

Se você já está dentro do sistema do Auxílio-gás nacional, a situação é um pouco mais simples. De uma maneira geral, é possível afirmar que a sua inscrição para o mês de abril já está garantida, e não é necessário realizar qualquer tipo de inscrição para receber o saldo.

De todo modo, uma dica importante para quem já está dentro do Auxílio-gás nacional é verificar se o seu Cadúnico está atualizado. A atualização deve ser feita presencialmente, em um lugar indicado pela prefeitura da sua cidade.

Auxílio-gás: quem tem direito a receber o benefício em abril
Quem já está no Auxílio-gás não precisa se preocupar. Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Os valores do Auxílio-gás

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, em abril os pagamentos unitários do Auxílio-gás nacional devem girar em torno dos R$ 100. Este patamar deverá ser liberado para todos os mais de 5,5 milhões de pessoas que fazem parte do benefício social.

Não há, portanto, nenhum tipo de diferenciação entre as diferentes famílias. Independente da quantidade de pessoas que residem em uma mesma casa, o valor que está sendo repassado é sempre igual, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social.

1 comentário
  1. Rosimeire de Sousa Balbino Diz

    Auxílio gás.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.