Concurso Aeronáutica Oficiais 2022: Editais publicados têm mais de 130 vagas

Grande oportunidade. A Força Aérea Brasileira (FAB) faz saber aos interessados a abertura de novos editais de concurso público (Concurso Aeronáutica 2021) para o preenchimento de 131 vagas para oficiais. Os profissionais vão ingressar em 2022. As oportunidades do concurso são para candidatos de ensino superior.

As oportunidades são para candidatos de nível superior. Para área de Engenharia (EA EAOEAR), o edital conta com 20 vagas, distribuídas entre especialidades Civil (três), Computação (quatro), Eletrônica (três), Elétrica (três), Metalúrgica (uma), Mecânica (três), Química (duas) e de Telecomunicações (uma).

Para área de apoio (IE EAOAP), o edital oferece 13 vagas, para áreas de: Administração (duas), Análise de Sistemas (uma), Biblioteconomia (uma), Ciências Contábeis (uma), Enfermagem (uma), Fisioterapia (uma), Pedagogia (duas), Psicologia (uma) e Serviços Jurídicos (três).

No caso de Médicos, são 80 oportunidades, distribuídas entre Anestesiologia (sete), Cancerologia Clínica (uma), Cardiologia (cinco), Cirurgia Geral (uma), Clínica médica (18), Cirurgia Torácica (uma), Endocrinologia (duas), Gastro enterologia (três), Geriatria (uma), ginecologia e Obstetrícia (três), Hematologia (uma), Medicina Intensiva (quatro), Medicina da Família e Comunidade (11), Neurologia (uma), Nefrologia (uma), Oftalmologia (cinco), Otorrinolaringologia (três), Pediatria (duas), Psiquiatria (cinco), Radiologia (quatro) e Urologia (uma).

Além disso, serão oferecidas 11 vagas para dentistas nas áreas de Dentística (cinco), Endodontia (uma), Radiologia Odontológica e Imaginologia (duas), Prótese Dentária (uma) e Periodontia (duas).

Além disso, serão abertas sete vagas para farmacêuticos, nas especialidades de: Farmacêutica Bioquímica ou Análises Clínicas (duas), Farmácia Hospitalar (quatro) e Farmácia Industrial (uma).

Para concorrer a uma das vagas de apoio, o candidato deverá ter o requisito de escolaridade e idade entre 18 e 32 anos completos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula no Estágio de Adaptação. Para os demais, a exigência é não completar 36 anos no ano da matrícula.

Os aprovados no concurso serão convocados para o Curso de Adaptação, que terá duração de 17 semanas. O curso acontecerá no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa MG, em 2022. Após formados, os alunos ingressarão como primeiro-tenente. A remuneração do posto é de R$8.245.

Inscrição Concurso Aeronáutica 2021

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre até o dia 22 de março de 2021, no site da FAB . Para formalizar a inscrição, a taxa de inscrição no valor de R$130 deverá ser paga até 24 de março.

Etapas e Provas

O concurso contará com as seguintes etapas:

  1. Provas Escritas;
  2. Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP);
  3. Parecer da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO), para candidatos militares da Aeronáutica;
  4. Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  5. Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  6. Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  7. Prova Prático-Oral (PPO) — apenas para médicos;
  8. Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
  9. Validação Documental.

As provas escritas do concurso serão aplicadas no dia 27 de junho, no turno da manhã. A abertura dos portões acontecerá às 9h e início do exame às 9h40. Os locais de provas serão divulgados dez dias antes da aplicação dos exames, ou seja, no dia 17.

A prova objetiva contará com questões de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto) e Conhecimentos Específicos. À exceção dos concorrentes da área médica, todos responderão, ainda, uma prova de Redação.

As avaliações serão aplicadas em Belém PA, Alcântara MA, São Luís MA, Recife PE, Jabotão dos Guararapes PE, Fortaleza CE, Natal RN, Parnamirim RN,Salvador BA, Rio de Janeiro RJ, Belo Horizonte MG, Lagoa Santa MG, São Paulo SP, Garulhos SP, Campo Grande MS, Porto Alegre RS, Canoas RS, Curitiba PR, Santa Maria RS, Brasília DF e Manaus AM.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.