COMUNICADO HOJE (13/07) do Banco Central: Cuidado com o GOLPE!

O Banco Central do Brasil está alertando os brasileiros sobre um novo golpe que tem feito centenas de pessoas vítimas de criminosos pela internet. No novo golpe, o site do Banco Central é praticamente clonado, ou seja, os golpistas criam sites iguais ao do Banco Central para roubar dinheiro das suas vítimas.

Neste texto, você entenderá como funciona o golpe para poder se proteger dele da melhor forma possível.

Comunicado do Banco Central sobre novo golpe

Antes de qualquer coisa, é importante conhecermos o contexto da situação para que seja mais fácil compreender o novo golpe que vem acontecendo.

Não é de hoje que muitos brasileiros acessam o site do Banco Central para verificar o Sistema Valores a Receber (SVR), que consiste em um sistema no qual podemos verificar quais valores foram esquecidos em contas, recebimento de tarifas, entre outros.

Anualmente, milhões de brasileiros podem resgatar dinheiro que foi esquecido em alguma conta, complementando a renda com um valor a mais.

Porém, dentro desse cenário, golpistas têm agido para arrancar dinheiro de vítimas mais desavisadas. Nesse caso, o golpista recria o site do Banco Central, usando logo, cores e layout iguais a do site original do BC.

Comunicado do Banco Central sobre novo golpe 
Comunicado do Banco Central sobre novo golpe. Foto: Canva – Divulgação

Desse modo, a pessoa navega no site e acessa um SVR falso, dentro da plataforma criminosa. Lá encontra a informação de que possui um valor para receber e que foi esquecido em algum momento.

Por conta da alegria de ter um dinheiro a mais para receber, a pessoa vai sendo persuadida sem se dar conta disso. Isso porque a partir do momento que a vítima acredita ter um valor para receber, os criminosos cobram uma “taxa” para liberação do dinheiro esquecido.

Normalmente, essa taxa pode girar em torno de R$ 97.

O discurso dos criminosos é de que apenas após o pagamento da “transação” que a vítima poderá receber o que é dela por direito. No entanto, obviamente, esse pagamento nunca acontece. Apenas o que acontece é a vítima perder os seus R$ 97.

Por isso, é muito importante ficar alerta e atento aos sites que você tem navegado na internet. Pois assim como pode haver sites falsos pedindo o pagamento de taxas, também é possível encontrar sites que acabam roubando informações pessoais, como senhas de banco, número de cartão de crédito, etc.

Como verificar se o site é verdadeiro ou não?

Atualmente, os sites do governo têm ligação com o Gov.br. Portanto, se você acessou um site sem o seu login Gov.br e ele está solicitando o pagamento de alguma taxa para liberar determinado valor, cuidado! Pode ser que seja golpe!

Além disso, jamais clique em links de sites desconhecidos ou de mensagens que você receba sem saber a procedência do link. Muitos desses conteúdos são maliciosos e podem persuadir você.

Outro ponto que deve ser avaliado é o uso da Língua Portuguesa nesses sites. Lembre-se de que sites oficiais dificilmente terão erros de português. Caso encontre esses erros na plataforma em questão, desconfie.

Na internet, todo cuidado é pouco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.