Comunicação positiva: O que é? Quais os benefícios?

comunicação positiva, no ambiente de trabalho, é capaz de promover uma melhoria nas relações interpessoais e, até mesmo, nos resultados das mais diversas tarefas.

Isso se deve ao fato de que uma série de benefícios podem ser explorados por essa forma de se comunicar. Abaixo, destacamos informações sobre esse assunto. Confira!

O que é a comunicação positiva?

A comunicação positiva pode ser entendida como uma maneira honesta, equilibrada e saudável de se comunicar. Por meio dessa comunicação, evitamos qualquer tipo de ataque pessoal ou profissional, além de se ancorar apenas em fatos, e não em preconceitos e julgamentos.

Você comunica, com compostura e clareza, o que realmente aconteceu. Sem querer atacar a outra pessoa. E ainda, utiliza de construções mais inteligentes, que permitam que o outro reflita sem se sentir ameaçado.

Por exemplo, ao invés de dizer “Você não conseguiu o resultado X!”, que tal questionar algo como “Vi que você atingiu o resultado y. Podemos conversar sobre o que aconteceu?”.

Perceba que no segundo caso a comunicação positiva aparece. Pois não há julgamento nas palavras, além de que há a abertura para que o outro comente a situação sem se sentir “encurralado”.

Quais os benefícios da comunicação positiva?

Os benefícios da comunicação positiva são inúmeros. E isso vale tanto para a vida profissional, quanto pessoal. Abaixo, portanto, apresentamos 3 pontos interessantes para o dia a dia corporativo. Veja:

1. Melhora nos relacionamentos interpessoais

Os relacionamentos interpessoais, como um todo, podem sofrer grandes impactos positivos com a comunicação positiva. Isso porque há uma diminuição naquela “guerra de egos” que o ambiente de trabalho pode proporcionar.

Além disso, você passa a escutar o outro de uma forma mais saudável, deixando de lado os seus julgamentos e compreendendo o que cada fato realmente significa.

2. Posicionamento mais assertivo

Você consegue se posicionar de uma maneira mais assertiva, e sem parecer arrogante ou uma pessoa “difícil”. Afinal, você estará trazendo à tona fatores importantes sobre as situações do trabalho, mas sem atacar a outra pessoa.

E quando optamos por uma comunicação positiva, ao invés do ataque, tendemos a ser mais escutados pelas outras pessoas. E isso é fundamental para que todo mundo compreenda, de fato, a sua mensagem, e assim, você se posicione de uma maneira clara.

Isso porque, se você responder a algum comentário negativo, sendo também negativo, ambos os lados entram em modo defensivo. E assim, ninguém aprende, ninguém abre a mente e todos saem apenas irritados.

3. Crescimento mútuo

O crescimento é mútuo quando a comunicação positiva é implementada no meio da conversa. Pois, como comentamos anteriormente, dessa maneira ninguém entra no “modo defensivo”, e assim, ambos escutam claramente um ao outro, ponderando sobre o que está sendo dito, e aceitando feedbacks e sugestões, por exemplo.

Assim, o desenvolvimento profissional e pessoal passa a acontecer por meio de conversas interessantes, ricas em conhecimento e sem julgamentos e preconceitos. Incrível, não é mesmo?

Então aposte na comunicação positiva e veja como isso poderá melhorar o seu dia a dia de trabalho!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.