Compras pela internet: 3 erros que você já pode ter feito

Quais erros não se deve cometer com compras pela internet? Como não correr o risco de cair em golpe e ter prejuízo? Como descobrir se o site é confiável para compras pela internet? Veja abaixo alguns erros mais cometidos na hora de realizar compras pela internet e o que fazer.

Compras pela internet: erros para não cometer

1. Comprar itens com preços impraticáveis

Alegando uma promoção em compras pela internet, os golpistas colocam itens até pela metade do preço.

Sabe aquele ditado “quando a esmola é demais o santo desconfia”, então? O que acontece muitas vezes é que a pessoa paga pelo item que nunca vai chegar.

O que é recomendável?

A recomendação é sempre desconfiar de preços muitos baixos. Toda venda precisa ter lucro, certo? Se o item custa R$ 1.000 numa loja comum e confiável, porque em outra está por R$ 500?

Não acredite na primeira justificativa para promoção, dificilmente algum item será vendido a um preço tão baixo.

A oferta pode até chamar atenção pelo benefício, mas está é uma das maneiras de fazer as pessoas acreditarem que vale a pena correrem o risco na compra, mesmo que inconscientemente.

2. Comprar em sites desconhecidos sem pesquisar a reputação

Na onda da pandemia muitos criminosos têm se aproveitado e criado sites e divulgações falsas nas redes sociais. O que pode te prejudicar e muito.

Outro golpe é criar uma cópia de um site verdadeiro. Uma das maneiras dos criminosos fazerem isso é trocar o “O” de uma palavra por “0”.

O que é recomendável?

Neste caso, antes de comprar em um site você deve pesquisar a sua reputação e verificar se o site de fato é real. Pesquise, por exemplo, no Reclame Aqui. 

Confira também o endereço do site e desconfie de alterações na grafia das palavras. Também evite clicar em links desconhecidos por e-mail.

Além de pagar por um item que nunca vai chegar, você também corre o risco de estar dando seus dados na mão de golpistas. E, o pior de tudo, pode ter também seu cartão de crédito clonado caso coloque estas informações na hora de realizar o pagamento.

3. Realizar compras de um computador e Wi-Fi público

Neste caso, o risco que você corre é estar sendo rastreado por criminosos hackers. O que é bem perigoso.

Para se ter uma ideia, existem até malwares capazes de alterarem código de barras de pagamentos.

O que é recomendável?

Na hora de comprar na internet prefira utilizar a própria internet do seu celular ou WI-FI confiável. Essa dica também serve na hora de realizar pagamentos pelo aplicativo do seu banco, por exemplo.

Um item que poderia minimizar este risco é a instalação de um antivírus.

Veja também 5 dicas valiosas de como não cair no golpe do empréstimo falso. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.