Conseguir ter compromisso com o trabalho é essencial. Nenhum profissional qualificado será bem visto se simplesmente não for comprometido com suas obrigações e demandas, concorda? Mas, como se organizar para ser uma pessoa comprometida com o que faz? Quais atitudes demonstram isso?
Neste texto listamos alguns comportamentos fundamentais para demonstrar o seu comprometimento com o seu trabalho. Acompanhe e saiba mais.
Como ter compromisso com o trabalho?
Para ter compromisso com o trabalho é fundamental estar a par de todas as suas obrigações. Afinal, se você sequer sabe o que deve executar, como será possível demonstrar que está comprometido com o que promete fazer? Pois é!
Por isso, comece analisando as suas funções dentro da corporação. O que você tem como obrigação? E o que você faz que pode ser visto como um “valor agregado” e não como pré-requisito? Tudo isso pode lhe ajudar a ter compromisso com o trabalho.
Mas, além dessa autoanálise, veja também outras medidas fundamentais para ter sucesso no ambiente corporativo:
1- Tenha uma agenda e respeite-a
Ter uma agenda organizada e estruturada é um passo fundamental para ter compromisso com o trabalho. Afinal, como transparecer comprometimento se você sequer consegue organizar os prazos das suas atividades? Pois é! Por isso, comece organizando a sua semana e os seus dias, de maneira estruturada.
2- Não aceite demandas apenas para “agradar”
Nunca aceite uma demanda de trabalho apenas com o intuito de agradar alguém. Se você percebe que determinada tarefa não poderá ser executada da melhor forma, dentro do prazo esperado, então saiba dizer isso ao seu gestor. Assim você não se sobrecarrega de tarefas que terá que “furar” mais tarde.
3- Seja comprometido com as suas atividades e obrigações
Seja sempre comprometido e responsável com as suas atividades e obrigações. Se você deixar de cumprir alguma coisa, saiba assumir o seu erro, mas jamais procure desculpas para justificar o que aconteceu. Demonstre a sua posição como responsável.
4- Mostre que você busca se aprimorar
Ter compromisso com o trabalho é mostrar que você está pronto para aprimorar os seus conhecimentos e assim agregar mais valor a empresa. Sendo assim, busque sempre desenvolver as suas habilidades e fortalecer seus pontos fortes e fracos. Assim você demonstra ser um colaborador que pensa no futuro.
5- Peça feedback para sempre melhorar o seu trabalho
Buscar suporte no feedback dos seus líderes também é uma forma de ter compromisso com o trabalho. Afinal, você estará demonstrando preocupação em se desenvolver cada vez mais, querendo ou não.
Mas, lembre-se de que além de solicitar o feedback é de suma importância que você também saiba colocar em prática as atividades que foram requeridas. Caso contrário, de nada adiantará o feedback, concorda?
Esteja comprometido com as mudanças e melhorias. Seja uma pessoa organizada e mantenha uma agenda responsável. Pois assim você será visto como um profissional comprometido e interessado em sempre crescer dentro da corporação.