Como ser um líder?

Aprenda como impulsionar seus colaboradores

Apesar de ainda existir líderes sabotadores, em pleno século XXI não é mais aceitável esta prática. As empresas mudaram e os líderes precisam acompanhar esta mudança. Por isso que hoje, vamos indicar como ser um líder que impulsiona seus colaboradores.

Aprenda como ser um líder -- Reprodução Canva
Aprenda como ser um líder — Reprodução Canva

Como ser um líder que impulsiona os seus colaboradores?

Na sequência vamos indicar algumas sugestões para que você seja um líder que impulsiona os seus colaboradores e, assim, seus resultados serão sempre positivos!

Identifique os pontos fortes dos seus colaboradores e valorize

Ao conhecer os seus colaboradores, procure identificar os seus pontos fortes e dê oportunidade para que eles possam evoluir e atender às expectativas da empresa.

É comum escutar avaliações do tipo: “esse colaborador é bom para trabalhos comuns, mas não exija nada de sofisticado para ele, passe a atividade para outro.” Assim, você precisa ensinar o profissional a ter confiança, autonomia e ser orientado naquilo que ele faz que não apresenta os resultados esperados. 

Se ele não sabe onde está sendo insuficiente, não irá corresponder às exigências das tarefas a serem desempenhadas. Sua função é também orientar para que ele consiga realizar as tarefas em sua totalidade. Invista em treinamento e capacitação.

Tenha respeito com a diversidade do grupo de colaboradores

Cada pessoa é uma, e possui suas próprias características. Sendo assim, respeite a sua personalidade e deixe o colaborador confortável para evoluir no seu espaço. 

Conheça as características pessoais de cada colaborador e procure desenvolver as necessárias no ritmo do colaborador. Dessa forma, de nada adianta você pedir para um colaborador que é tímido, conduzir uma reunião, por exemplo. Vá aos poucos dando pequenas possibilidades de participação ativa e verá que com o tempo, ele terá condições para tanto. É uma maneira de impulsionar os colaboradores, respeitando as suas diferenças.

Se envolva com o grupo, seja ativo e colaborativo

Normalmente, as pessoas quando chegam na gestão, têm a tendência de se acomodar. Fuja desta tentação!

A acomodação vai causar a falta de evolução e você precisa ser ativo para motivar o seu grupo de colaboradores. Se você não motivar o grupo, é bem provável que o grupo se acomode também. E isso não é positivo para ninguém.

Ser ativo no grupo de funcionários fará com que eles se envolvam com maior motivação para resolver as tarefas que são de sua responsabilidade. Se você precisar que o grupo permaneça após o horário para terminar uma tarefa, fique junto. É sinal de que era realmente necessário ficar depois do horário.

No cotidiano da empresa, acerte e erre junto com os colaboradores

Se errar, é preciso levar para o grupo de colaboradores, para juntos, criar uma estratégia de acerto. Não culpe os seus funcionários pelo erro, afinal, se eles fizeram, em muitos casos, foi porque não tiveram o devido esclarecimento de como fazer corretamente.

Estabeleçam em conjunto estratégias para acertar os erros, pois todos aprendem muito mais com os erros do que com os acertos.

No caso dos acertos, tenha a mesma atitude: leve as conquistas para o grupo e assim, comemorem juntos.

Realize feedbacks periódicos: elogie em público e chame a atenção no particular

Aqui vale o ditado: “Roupa suja se lava em casa”. Faça avaliações positivas para o grupo, com todos juntos, elogie todos os pontos positivos do grupo. Deixe-os felizes com a atuação do grupo para a empresa. 

E, se for preciso, chamar a atenção ou criticar algo que não foi bem realizado por algum colaborador, chame-o no particular. Coloque os pontos que precisam ser mudados, oriente, dê sugestões, enfim, ajude-o a crescer junto com o restante do grupo.

É totalmente desnecessário você expor as críticas diante de todos os colaboradores.

Confie em você e nas suas atitudes de líder

Saiba que você está na posição de líder porque demonstrou que é capaz. Assim, confie em você, nas suas ideias e decisões. Você é o exemplo do seu grupo de colaboradores, e ninguém quer seguir maus exemplos.

Atue com segurança nas suas decisões e participações no grupo de colaboradores 

Tenha segurança em si e você não precisará tentar competir com o seu grupo de trabalho. Isso porque, você já esteve nesta posição e, pelo seu potencial, hoje você é gestor. Compartilhe as vitórias com o grupo de colaboradores e impulsione-os para serem eficientes e colaborativos. 

Por fim, seguindo nossas sugestões você impulsionará os seus colaboradores e, principalmente, será reconhecido como sendo um excelente líder. Agora é só colocar em prática os conhecimentos aqui adquiridos e ir à luta!

Certamente você vai notar os resultados positivos e a motivação do seu grupo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.