Como se sair bem na prova de português do vestibular

Fazer uma prova de vestibular é algo que deixa muitos estudantes preocupados e o grande número de questões e a sua complexidade são fatores que contribuem para isso. A disciplina de Língua Portuguesa está entre as mais desafiadoras para a maioria. Por ter uma pontuação alta, essa matéria tem caráter classificatório e pode ser decisiva para obter a aprovação. Por isso, veja abaixo algumas técnicas que podem te ajudar a se sair bem na prova de português.

Esteja atento aos enunciados

Em primeiro lugar, foque no enunciado. O modo como a questão é formulada diz muito sobre o objetivo dela. Muitas vezes a pergunta contextualiza o assunto ou produz um direcionamento específico. Estar atento a essas características contribuem para a elaboração de uma resposta objetiva e que responda bem ao enunciado. Preste atenção também a informações que podem induzir ao erro.

Priorize a leitura e a interpretação de textos

Os vestibulares costumam trazer textos grandes que cobram do candidato uma boa habilidade de leitura e compreensão dinâmica. Desse modo, apesar de o conhecimento gramatical ser indispensável, as regras de gramática não aparecerão soltas no texto. Por isso, a interpretação e a compreensão de diferentes gêneros textuais é o ponto chave para se dar bem em boa parte das questões.

Tenha um olhar crítico

O que se espera de um candidato é que ele faça uma leitura crítica dos textos apresentados. Para isso, O estudante deve olhar além do que está escrito. Assim, é importante estar atento a charges, tirinhas, poesias, e outras imagens, pois compreender como esses recursos se relacionam com o texto pode dar pistas valiosas que irão ajudar os estudantes a construir um pensamento crítico sobre o tema em questão.

Atenção para as variantes da linguagem

Por fim, tenha atenção para as variantes, pois é comum que apareçam variações de linguagem nos exames, apesar da norma culta ser a mais cobrada nas provas. Geralmente, o objetivo é induzir o estudante ao erro por considerar que aquela linguagem é incoerente. Por isso,  tenha sempre em mente que não existe “falar errado”. Portanto, o candidato precisa compreender a existência das variações levando em conta a cultura, a posição social e outros fatores externos e internos à língua.

Gostou das dicas para a sua prova de português? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.