Como se apresentar em uma entrevista de emprego

Conheça algumas dicas para ir bem e conquistar a vaga desejada

A entrevista de emprego é uma parte do processo de seleção bastante importante. É nela que o candidato irá mostrar suas habilidades profissionais e como se portar diante de uma experiência nova, relativa ao momento junto ao entrevistador. Nestas horas um frio na barriga é inevitável. 

Felizmente, com algumas dicas e estratégias é possível se sair bem e garantir a sua vaga na tão sonhada empresa. Ademais, é preciso se portar de uma maneira adequada, conversar de forma agradável e passar uma boa impressão ao empregador. Uma boa apresentação nesta hora é fundamental.

Todavia, antes de ir na entrevista de emprego, pode ser uma boa ideia ensaiar seu discurso. deve-se passar confiança e mostrar ao entrevistador que você pode realmente contribuir para a empresa onde pretende trabalhar. A concorrência é alta e é preciso se destacar em meio a uma multidão.

AUXÍLIO BRASIL de R$ 600 pode não ser pago em 2023; veja os motivos

O olho no olho é fundamental, uma boa auto estima é tudo que um empregador quer, no entanto, ela deve vir com a humildade, a vontade de aprender. Aliás, é preciso demonstrar que você tem todas as características necessárias para a realização do serviço que a vaga oferece. Vejamos algumas dicas para se sair bem na entrevista de emprego:

1 – Conheça você mesmo

Faça uma reflexão das experiências que você já teve em sua vida profissional. Em síntese, é preciso realizar uma reflexão acerca de suas qualidades e suas imperfeições. O que você poderia destacar de positivo em sua história? O que você pode destacar sobre a sua trajetória de vida? 

A princípio, pense bem na maneira como você irá apresentar e se prepare para a entrevista expondo as suas características ao entrevistador de modo a mostrar as qualidades necessárias para a realização do trabalho proposto.

2 – Saiba o que te diferencia da concorrência

Tenha em mente que seus concorrentes também fizeram cursos de especialização, faculdade, estágio e intercâmbio. Dessa forma, as experiências são parecidas, mas cada um possui alguma característica que os difere. 

Por essa razão, é indicado que você procure saber o que te torna único no mercado de trabalho. Em suma, mostre ao entrevistador histórias de superação e maneiras onde aproveitou grandes oportunidades.

Oportunidades de negócios lucrativas

3 – Mostre um interesse pela empresa

Antes de ir a entrevista de emprego pode ser uma boa ideia conferir o seu site para conhecer sua história, sua missão, modo de atuação e como ela se insere no mercado. Dessa maneira, no momento da entrevista você pode mostrar conhecimento sobre o negócio indicando um maior interesse pela vaga oferecida. Informe uma compreensão acerca da vaga disponível e sobre os produtos e serviços promovidos pela organização.

4 – Vista-se bem

Essa é uma questão de extrema importância na hora da entrevista. Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Para ir bem nesta hora, deve-se escolher as roupas adequadas para o momento. Desse modo, tenha em mente que o vestuário de festas e baladas é diferente do utilizado nas empresas. 

Procure se enquadrar de acordo com o dress code empresarial. Uma calça e uma camisa  social é indicado para os homens. Para as mulheres, blusas sociais e saias abaixo do joelho, além de sapatos discretos.

Gestão empresarial: a dinâmica holística do mercado impacta a pequena empresa

5 – Não fale demais na entrevista de emprego

É importante ser claro e objetivo durante uma entrevista de emprego. Mostre ao recrutador as suas experiências, como pode contribuir com a empresa, soluções que apresentou em determinadas situações em empregos anteriores. Desse modo, ele poderá avaliar seu comportamento durante as suas atividades profissionais.

O entrevistador pode perguntar sobre sua vida pessoal, o que te motiva na vida, além de o que influencia positivamente no seu dia a dia de trabalho. Nessa hora, seja sucinto, não fale muito sobre você. Esta é uma hora delicada, é preciso tomar um certo cuidado pois pode ser que você se exponha demais.

6 – Seja sincero e conquiste a vaga

Não tenha medo de mostrar seus defeitos nem suas limitações. Ninguém é perfeito e o entrevistador pode gostar de sua sinceridade. Vale ressaltar que você se dispõe a se superar e se desenvolver pessoalmente. Mostre que você busca ser uma pessoa melhor a cada dia e que é honesto em sua declaração. Em conclusão, não caia no erro de falar que um defeito seu é buscar a perfeição em tudo que faz, ninguém acredita nisso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.