MEC prorroga inscrições para o Prouni 2022/2 até amanhã

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até amanhã, dia 5 de agosto, o período de inscrição para o segundo processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2022. Anteriormente, o prazo para as inscrições chegaria ao fim nesta quinta-feira (4).

Com a prorrogação, os interessados deverão realizar o cadastro por meio do Portal de Acesso Único até 23h59 desta sexta-feira (5). De acordo com o edital, não há cobrança de taxa para a participação no Prouni 2022/2.

O Prouni é um programa do governo federal que oferta bolsas de estudos para cursos superiores em instituições privadas, com 50% e 100% de desconto nas mensalidades.

Quem pode participar? 

Podem se inscrever nesta edição do Prouni os estudantes que tenham feito uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2020 ou 2021. O edital estabelece ainda que só poderão participar aqueles que tenham obtido nota mínima de 450 pontos e que não tenham tirado zero na prova de redação. 

De acordo com as regras, para concorrer às bolsas, os candidatos deverão comprovar a renda de até um salário-mínimo e meio (para bolsas integrais) e renda de até 3 salários-mínimos (para bolsas de 50%).

A única exceção quanto à comprovação de renda é para os professores da rede pública de ensino que estão no exercício da docência na educação básica. Os docentes não precisam comprovar renda para concorrer às bolsas para os cursos de licenciatura.

Nesta edição do Prouni, pessoas que cursaram o ensino médio em escolas privadas sem bolsa também poderão participar do processo seletivo. No entanto, os critérios de renda seguem os mesmos e a prioridade será dada aos professores e para alunos que são oriundos da rede pública.

Resultados do Prouni 2022/2

A divulgação da 1ª chamada está prevista para o dia 8 de agosto. Os candidatos pré-selecionados deverão comprovar as informações até o dia 17 seguinte. Já a 2ª chamada está prevista para 22 de agosto, com comprovação das informações entre 22 e 31 de agosto. 

Os estudantes que não foram selecionado em nenhuma das duas chamadas deverão realizar inscrição na lista de espera nos dias 5 e 6 de setembro. O resultado da lista de espera está previsto para 9 de setembro, com comprovação das informações de 10 a 16 de setembro.

Acesse o edital para mais detalhes.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFAM publica editais das 1ª e 2ª etapas do PSC; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.