Oportunidades de negócios lucrativas

Segundo especialistas investir nesse modelo é garantia de sucesso!

Em qualquer lugar que você for ler sobre investimentos e empresas, é bem provável que sempre veja que as franquias são oportunidades de negócio lucrativas. Mas, o que causa tanta lucratividade nas franquias? Este é o assunto que hoje pretendemos responder com esse artigo.

Franquias como oportunidades de negócios lucrativas -- Reprodução Canva
Franquias como oportunidades de negócios lucrativas — Reprodução Canva

O que é franquia?

A franquia é uma modalidade de expansão de negócios onde é concedido o direito de uso da marca para um empreendedor. Ele, por sua vez, terá a obrigação de replicar a sua unidade piloto, na cidade de residência. Muitas são as franquias existentes no mercado, entre elas McDonald’s, Havaianas, Burger King, entre muitas outras.

Assim, a relação que se estabelece entre franqueador e franqueado é de parceria nos negócios. Dessa forma, cabe ao primeiro, a venda do direito de uso da marca bem como oferecer suporte para que a unidade esteja de acordo com a franquia. Ao segundo, cabe adquirir o direito de uso da marca e replicar os produtos e serviços oferecidos, além de manter a qualidade e a confiabilidade da marca.

A lucratividade das franquias é o que movimenta o mercado de investidores e faz com que ocorra a dinâmica de abertura de novas franqueadoras como de novas unidades.

Quais são as vantagens que geram lucro nas franquias?

Veja: como as responsabilidades empreendedoras são diferentes entre franqueadora e franqueado, as vantagens também se tornam diferentes. Assim, apresenta-se separadamente as vantagens para ambos os lados envolvidos.

Vantagens lucrativas para o franqueador

Para o franqueador, o formato de franquias é uma maneira de expansão para a empresa, além da consolidação da marca. Assim, a modalidade de franquias faz com que o franqueador dê asas à imaginação e se insira em mercados ainda não explorados.

As franquias possibilitam que a marca seja consolidada nos grandes mercados, a partir de unidades estabelecidas em locais em que a empresa jamais pensaria estar presente.

Quanto mais unidades franqueadas existirem, maior é a rentabilidade da franqueadora e maior será a redução dos custos. O investimento inicial do franqueado gera lucro direto para o franqueador e, assim, possibilita o aumento dos ganhos.

Assim, a marca e a lucratividade aumentam, sem que o franqueador faça investimentos, somente compartilhar o know-how, suporte e treinamento para que as operações sejam compartilhadas.

O investimento inicial feito pelo franqueado, que irá cobrir custos de seleção e treinamento, e a taxa de royalties cobrada mensalmente, é que garantirá a grande rentabilidade no negócio.

Oportunidades de negócio lucrativas para o franqueado

Para o franqueado, a principal vantagem é não iniciar o negócio do zero, mas, sim ter um modelo de negócio que já está testado e aprovado pelos consumidores. Além disso, já possui estrutura montada bem como, garantia de sucesso.

Outra vantagem é que existem franquias em todos os ramos de atuação. Isso certamente pode beneficiar o franqueado na escolha que mais se identifica. Para tanto é preciso que a pessoa entre em contato com a franqueadora e participe do processo de seleção.

Mais um ponto positivo e também significativo é o de receber todo o treinamento e suporte da franqueadora para operar na sua unidade. Assim é possível garantir que os padrões de qualidade sejam seguidos, bem como as normas de funcionamento.

Outra questão é que o suporte ao franqueado dura pelo tempo em que for o prazo do contrato. Portanto, nunca estará sozinho e poderá contar com o suporte sempre que surgir necessidades.

Veja, as razões de se obter uma franquia são muito atrativas, pois o mercado e os especialistas já confirmaram o seu potencial. Dessa forma, aprova que seja uma opção acessível e determinada para gerar lucros com a expansão.

Existem desvantagens?

Mas como nem sempre somente possuem vantagens, apresentaremos algumas desvantagens em se ter uma franquia.

Desvantagens para o franqueador:

  • Perda de sigilos operacionais e estratégicos da empresa
  • Processos desalinhados com os padrões da franquia e assim, faz com que a marca seja prejudicada.
  • Alto custo para formatar a empresa no modelo de franquia.

Desvantagens para o franqueado:

  • Algumas taxas são altas demais, o que reduz a rentabilidade para o franqueado.
  • Baixa flexibilidade na atuação e gestão da franquia. Qualquer alteração nos processos precisa ter aprovação do franqueador.
  • Criar dependência da franqueadora para gestão e processos.

Mesmo com as desvantagens para ambos os envolvidos no processo de franquia, as vantagens superam em muito. Assim, é mais do que garantido que as franquias sejam lucrativas e ajam em forma de parceria. Se o franqueado cresce, o franqueador cresce junto!

Avalie suas possibilidades, releia o post aqui apresentado, veja se isso é algo que lhe interessa realmente e, em caso positivo, não perca mais tempo e invista!

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