Como o Nubank ganha dinheiro se não cobra tarifas?
O que é o Nubank?
O Nubank é uma fintech que já possui 20 milhões de clientes em todos os 5.570 municípios do Brasil.
Uma fintech nada mais é que uma junção do financeiro e da tecnologia como o próprio nome diz. Empresas com essa denominação, como o Nubank, são empresas que trabalham seu negócio totalmente voltado para tecnologia.
Por isso, para ser cliente Nubank é necessário ter um celular. Não existe agência física do Nubank, todos os serviços são oferecidos por meio do aplicativo.
Como o Nubank ganha dinheiro se não cobra tarifas?
Se você tem dúvidas de como a fintech ganha dinheiro nós vamos te esclarecer.
Veja 3 maneiras possíveis de isso acontecer:
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Compras no cartão de crédito
O Nubank fica com parte do dinheiro descontado dos estabelecimentos pela bandeira Mastercard.
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Parcelamento a fatura do cartão de crédito
Quando alguém deve no cartão de crédito Nubank e parcela o valor total da fatura, há juros. Os juros são parte do “lucro” do banco.
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Empréstimo Pessoal
O Nubank oferece ainda empréstimo pessoal. Todo empréstimo tem juros e isso não seria diferente no Nubank. Está é mais uma maneira do Nubank ganhar dinheiro.
Quanto já lucrou o Nubank?
Saiba que a fintech não tem lucro desde 2013, época que passou a funcionar. Mas isso tem uma explicação.
Para se ter uma ideia, o prejuízo líquido de 2019 atingiu R$ 312 milhões. Um déficit 212% pior se comparado ao ano de 2018. Já no primeiro semestre deste ano, o prejuízo foi de R$ 95 milhões. Valor 32% menos negativo que o mesmo período do ano anterior. De janeira a junho de 2018 o rombo foi de R$ 139 milhões.
Porém, para especialistas, estes números fazem parte de uma estratégia de expansão. “Se você olha para o cenário de pandemia, como o que estamos passando, isso é realmente um feito”, explicou ao Estadão, Bruno Diniz, especialista em fintechs e co-fundador da consultoria Spiralem. “A empresa conseguiu manter o ritmo acelerado de crescimento, reduziu o prejuízo e ainda continuou entre as melhores fintechs do mundo”, diz.
“Os modelos de negócios de empresas de tecnologia sempre têm muito essa estratégia de sacrificar o lucro no curto prazo para conseguir expandir a empresa e se blindar da concorrência externa”, destacou.