Como montar um escritório (home office) em casa

Com simples passos é possível ter toda a estutura para um espaço produtivo

Nos dias atuais é bastante comum o profissional trabalhar em casa. Durante o ápice da covid, com o lockdown, o home office, escritório em casa, se tornou uma necessidade. Para que o serviço seja eficiente, é importante que o local de trabalho seja bem organizado e que propicie um aumento na produtividade, facilitando as tarefas no dia a dia.

Ter um ambiente propício para o trabalho em casa é uma grande vantagem. Para tal, o espaço precisa ter toda a estrutura necessária para que o dia a dia do profissional seja bem proveitoso. Vale ressaltar que o espaço dedicado ao serviço precisa ter também um ótimo custo benefício.

Dessa maneira, é preciso que se observe como a disposição dos móveis, a mesa, cadeiras, o computador e a decoração será colocado no espaço, a fim de que ele fique bem ordenado, podendo inclusive ser utilizado para reuniões e no atendimento a clientes. 

Os componentes do escritório devem ser baratos. No entanto, deve-se observar a qualidade dos objetos, de forma que o profissional não precise trocá-los depois de um tempo. Ou seja, convém pagar um pouco mais para ter, por exemplo, um bom computador. São vários os fatores a serem observados. Vamos lá!

WHATSAPP: Veja como colocar duas fotos no seu perfil

Ambiente organizado

Em primeiro lugar, é preciso escolher qual cômodo da residência que será utilizado como escritório. É interessante escolher um ambiente silencioso, que não cause distrações, propiciando um trabalho focado e de qualidade. O escritório pode ser em um quarto separado dos outros ambientes, ou até mesmo em um canto da sala de estar. 

Não é preciso que o ambiente tenha grandes dimensões, pode ser preferível um quarto de menor tamanho, mas aconchegante. O espaço para o escritório deve ser bem organizado, visto que a bagunça atrapalha a produtividade. Portanto, deve-se buscar por um cômodo onde será possível montar toda a estrutura do escritório.

Concurso TCE RJ: Resultados de técnico e analistas são divulgados

Iluminação do escritório

Outro aspecto importante a ser observado é a iluminação do local onde será construído seu home office. Tenha em mente que a luz solar ajuda a aumentar o foco e evita o sono na hora da realização do trabalho. Há também a vantagem de economizar na conta de luz. Observe que deve-se instalar a mesa perto da janela.

No caso de um trabalho noturno, pode-se fazer um investimento em luz artificial na hora de montar o escritório. Para tal,uma luminária de mesa é o mais indicado, pois além de iluminar, ela também é um item de decoração.

Mesa de trabalho

Este é um dos mais importantes itens na construção de um bom escritório em casa. A mesa de trabalho pode ser útil no dia a dia do profissional que irá colocar vários tipos de objetos essenciais para o seu ofício. Além disso, pode-se colocar um computador ou um notebook em cima da mesa.

Antes de comprar o móvel, convém observar o espaço que ele ocupará, seu tamanho e como será a disposição da mesa no escritório. Ao procurar por uma mesa tenha em mente as suas reais necessidades. É possível encontrar no mercado móveis de vários tamanhos, materiais e formas.

Cadeiras do escritório 

As cadeiras do escritório devem ser confortáveis e ter uma ótima durabilidade e resistência. Os profisisonais as utilizam frequentemente, e devem auxiliar na eficiência e produtividade de seu trabalho. Uma cadeira com uma boa ergonomia é essencial, portanto, pode-se gastar um pouco mais para ter um produto de qualidade.

É preciso que a cadeira principal tenha um bom encosto e braços com apoio. Ela deve garantir uma postura certa para que o serviço fique menos fatigante. Outro fator é que as cadeiras utilizadas pelos clientes, também devem apresentar um certo conforto.

AUXÍLIO BRASIL 600: Valor da parcela de R$ 600 ainda não apareceu no aplicativo? Saiba o que fazer

Equipamentos eletrônicos

Os equipamentos eletrônicos são muito úteis no dia a dia. Pode-se adquirir um computador ou um notebook, de acordo com a necessidade do profissional. Deve-se ter em mente onde será a instalaçõ, para ter certeza de que há tomadas por perto.

É preciso observar que estes equipamentos auxiliam bastante no trabalho do profissional, portanto, convém comprar um aparelho um pouco mais caro, mas que tenha as configurações necessárias para o serviço do profissional. São vários os modelos e tipos de computadores e notebooks, por isso, é preciso conhecer as suas especificações para adquirir o produto ideal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.