Como mandar e receber dinheiro para alguém que não tem Pix?

O Pix, novo sistema de pagamento e transferência criado pelo Banco Central, começou a valer para todos os clientes semana passada. Apenas no primeiro dia, o sistema movimentou mais de R$ 780 milhões em quase 2 milhões de transações. Uma dúvida comum é sobre ser possível ou não mandar dinheiro para quem não tem chave Pix.

O Banco Central recomenda o cadastro de uma chave Pix para que a transferência seja mais prática e eficiente. Até agora, já há mais de 70 milhões de chaves cadastradas; o cliente pode cadastrar mais de uma. Mas o sistema pode ser utilizado mesmo por quem não cadastrou uma chave Pix. A diferença é que o processo pode ficar mais trabalhoso.

Para enviar dinheiro sem ter chave, o cliente deve entrar no aplicativo da instituição financeira onde está a conta de onde o dinheiro será tirado. Por não ter Pix, o cliente deverá escolher entre enviar uma TED ou Doc. O emissor do dinheiro deverá digitar a chave Pix do recebedor e pronto. A transação deve ser concluída em menos de 10 segundos.

E para receber dinheiro sem ter a chave Pix, será necessário informar todos os dados da conta bancária que o valor será enviado. Quem for enviar o dinheiro via Pix deverá inserir todos esses dados, e não simplesmente digitar a chave Pix. A transação será concluída em menos de 10 segundos.

Vale lembrar também que o sistema pode ser utilizado por smartphone, mas também pelo internet banking, em caixas eletrônicos, correspondentes bancários, como lotéricas, e presencialmente em agências. Até agora, só é possível fazer um Pix conectado à internet, mas a previsão é de que em 2021 haverá opção de forma de pagamento offline.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.