Como limpar forno com produtos caseiros

Aprenda como higienizar o seu forno de maneira correta e economizando

O forno da cozinha é um dos principais eletrodomésticos necessários para que você consiga fazer preparos maravilhosos e cheirosos para toda a família. Por isso, vamos contar como limpar forno com produtos caseiros. Além de você estar protegendo a natureza, você protegerá a sua saúde.

Seja fogão a gás ou forno elétrico, ambos são muito úteis na cozinha. Mas precisam estar limpos e higienizados para que a aparência deles seja um diferencial na sua cozinha.

Todavia, deixar o seu forno limpo não é tão difícil como parece ser. Dessa forma, vamos dar algumas dicas para limpar o forno usando produtos caseiros e, assim, cuidar de sua saúde, sem produtos abrasivos e muito fortes.

Limpar forno com produtos caseiros -- Reprodução Canva
Limpar forno com produtos caseiros — Reprodução Canva

Como limpar forno com produtos caseiros

Usando vinagre branco

Se você quer aprender como limpar forno, saiba que o vinagre branco é bom para a limpeza de muitas coisas dentro de casa.   

Por isso, lá vai a dica:

Deixe ferver água em uma panela com um copo de vinagre branco.

Ligue o forno a 180ºC e aqueça. Quando estiver quente, coloque a panela dentro do forno, deixando por 15 minutos. Espere a água e o vinagre esfriar e retire de dentro do forno.

Pegue um pano e passe nas paredes internas do forno, retirando as manchas de gordura e os odores.

Em seguida, passe um pano úmido e retire o restante da sujeira que ficou.

Usando água e limão 

Coloque ferver um pouco de água com um limão espremido.

Ligue o forno em temperatura média e deixe a água e o limão em uma panela lá dentro, por um período de 30 minutos. O vapor da água irá ajudar a remover qualquer tipo de gordura impregnada nas paredes. 

Limpe com um pano úmido.

Mas, se o resultado ainda não agradar, você pode esfregar o limão diretamente nas paredes do forno e sobre as gorduras impregnadas. O ácido do limão é um removedor de sujeira muito eficaz.

Usando bicarbonato, sal e limão

Ingredientes:

  • 1 xícara de bicarbonato de sódio
  • 1 copo de vinagre
  • Suco de 1 limão.

Modo de usar:

Misture os ingredientes em um pote de plástico. 

Passe a mistura com um pano umedecido no interior do forno, de forma uniforme, envolvendo todas as partes internas. Aguarde um período de 30 minutos. 

A mistura irá secar e, assim, você pode remover completamente as sujeiras, lavando com água todas as partes internas do forno.

Observação: Não esqueça de desligar o forno da tomada antes de começar a fazer a limpeza! Além disso, você não precisa pré-aquecer o forno para fazer a higienização.

Usando bicarbonato de sódio e vinagre

Para saber como limpar forno usando bicarbonato de sódio e vinagre, prepare uma mistura usando:

  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 borrifador
  • Vinagre

Misture os dois ingredientes e coloque em um borrifador, mexendo bem.

Para iniciar a limpeza você precisa estar com o forno frio e desligado da tomada. Borrife a mistura em todas as partes internas do forno, principalmente onde estão as manchas de gordura.

Deixe a mistura agir durante toda a noite. 

Na manhã seguinte, as manchas de gordura deverão estar soltas e as crostas devem estar desgrudadas das paredes do forno, deslizando para o fundo do eletrodoméstico.

Limpe a gordura presente usando um pano umedecido com água.

Observação: O bicarbonato de sódio precisa de tempo para agir, portanto, deixe o tempo recomendado para que ele atue no interior do forno.

Como limpar forno micro-ondas com produtos caseiros?

Para aprender como limpar forno micro-ondas você pode usar uma das duas maneiras que ensinamos aqui:

Usando vinagre branco

Pegue um prato refratário, coloque água e 1 colher de sopa de vinagre branco. Ligue o forno na potência alta por 5 minutos.

Desligue o forno micro-ondas e aguarde cerca de 3 minutos. Assim, a sujeira e a gordura devem estar moles e facilmente poderão ser limpas. Limpe a gordura interna do micro-ondas com uma toalha de papel.

Finalize passando um pano úmido e depois um pano seco dentro do forno.

Usando limão

Pegue um limão e corte ao meio, colocando em um prato com um pouco de água. Deixe no micro-ondas por 1 minuto. Retire a sujeira e a gordura com um papel toalha.

Finalize passando um pano úmido e um pano seco dentro do forno.

Viu só como pode ser simples fazer a limpeza correta do seu forno? Com essas dicas ao longo do artigo temos certeza que será sempre muito mais tranquilo deixar tudo higienizado!

Agora que você sabe como limpar forno, lembre que a limpeza correta do eletrodoméstico garante que ele dure muito mais, por isso, é fundamental preparar pratos que sejam acomodados dentro do forno de maneira correta com utensílios que não estraguem o material!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.