Aprenda como limpar forno engordurado facilmente

Descubra como se livrar da gordura dos forno de forma simples!

O fogão é sempre um alvo fácil de sujeira de alimentos e acúmulo de gorduras. E o forno do fogão, é um alvo ainda mais fácil das gorduras por estar em uma parte mais interna, dificultando a limpeza e aumentando a facilidade para que esse acúmulo permaneça. Sempre surge um momento em que a gente tenta de diversas formas e, mesmo assim, aparentemente não sabe como limpar forno engordurado e, por isso, ele não fica totalmente limpo. Às vezes, podem surgir até manchas amareladas (principalmente se o material for inox) do tanto que fica engordurado e impregnado. 

Porém, existem algumas técnicas e soluções caseiras que vão fazer você conseguir deixar seu forno brilhando e sem resquícios de gordura. Preparamos algumas dicas incríveis para que você não passe mais estresse, principalmente porque os ingredientes da solução são bem acessíveis e você pode encontrar na cozinha da sua casa!

Aprenda como limpar forno engordurado facilmente

Como limpar forno engordurado -- Reprodução Canva
Como limpar forno engordurado — Reprodução Canva

Se você quer aprender como limpar forno engordurado facilmente, temos dicas especiais para você. Para começar, uma receitinha caseira especial vai te ajudar nesse momento. Confira as nossas informações e veja como fazer a limpeza. 

Ingredientes da misturinha 

  • 100ml de vinagre de álcool
  • 250ml de água fervente
  • 80ml de detergente

No modo de usar, você precisará ter colocado toda a mistura em um recipiente. O vinagre é bem versátil e costuma ser muito eficaz para muitas coisas, inclusive desengordurar fornos, panelas, fogões e etc. 

Retire a sujeira acumulada

O primeiro passo para conseguir desengordurar o seu forno é retirar os restos de alimentos acumulados na superfície. Manter esses restos espalham sujeira no momento de passar o pano sobre a superfície!

Utilize um pano (diferente daquele que você vai desengordurar depois) de microfibra e bem macio. Cuidado para não forçar muito e nem utilize esponjas, principalmente as de aço, pois pode arranhar a superfície do seu forno. 

Lavagem 

Lave o seu forno normalmente com detergente e a solução caseira. Nesse momento, você pode usar uma esponja, utilizando sempre o lado macio e nunca aquela de esponja aço.

O mais recomendado é deixar a mistura agir por alguns minutos, para que a gordura se solte aos poucos da superfície do forno. Logo após, é só retirar o excesso com a própria esponja. 

A solução não é nenhum milagre, então você precisa esfregar muito bem e não apenas a parte central do forno. Tenha muita atenção, pois, algo que muita gente esquece são os cantos do forno. Por isso, limpe com calma e sempre de olho nos detalhes que podem ir aparecendo. Além disso, lembre-se de limpar o teto da região interna.   

Enxágue

Depois, é ainda mais simples. Você pode jogar água mesmo ou usar um pano molhado e ir espremendo dentro do forno. 

Utilize um pano seco para ir secando ao longo do enxágue.

Outra solução caseira

Para fazer 1 litro, será preciso:

  • 500ml de vinagre de álcool
  • 500ml de detergente
  • 1 colher de sopa de sal de cozinha

Para fazer 160ml, basta apenas diminuir a quantidade:

  • 80ml de vinagre de álcool
  • 80ml de detergente
  • 1 colher de chá de sal de cozinha

Modo de preparo

O primeiro passo é escolher um recipiente e acrescentar a quantidade do detergente. Depois, você só deve adicionar a quantidade de vinagre de álcool e, apenas para finalizar, misture uma colher (de chá ou de sopa) de sal de cozinha. Misture bem! E deixe a solução descansar. 

Você pode tentar usar sempre detergentes neutros, pois são mais eficazes para retirar a gordura. O detergente neutro é aquele transparente ou amarelo.

Passados alguns minutos, a solução já pode ser usada para desengordurar seu forno, deixando-o com mais brilho. 

Modo de uso 

Também não tem muito segredo e, por isso, é bastante simples e prático.

Como exista a possibilidade de arranhar o fogão, o uso de esponja simples é o mais ideal, sendo preferível usar a parte macia (normalmente aquela parte amarela).

Depois de tirar o excesso com outro pano, você pode tentar mergulhar o pano limpo na solução e aplicar sobre a superfície do forno. Dessa forma, você deve esfregar bastante para retirar essa gordura impregnada. Quando tiver com bastante sabão e com espuma, você realiza o enxágue, que basicamente consiste em aplicar água. 

Nesse momento, a diferença já é bem visível, mas é interessante fazer uma segunda lavagem. É simples! Use a esponja mais uma vez para aplicar a solução na superfície do forno e esfregue com vigor, porém com esforço menor, porque a limpeza já estará praticamente completa. 

Por fim, é interessante fazer movimentos circulares para melhor limpeza. Invista nesses movimentos, principalmente na segunda lavagem. Inclusive, você pode colocar a solução diretamente sobre o forno e esfregar com o pano de microfibra, pois aumenta a eficácia da limpeza!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.