5 dicas para limpar forno de forma eficiente

Veja o nosso passo a passo para deixar o seu forno limpíssimo

Se você está lutando para conseguir deixar seu forno impecável, então não precisa mais buscar por soluções. Hoje, iremos te passar dicas incríveis para limpar forno de forma eficiente e barata. Quer conferir? Então, continue acompanhando.

Confira 5 dicas para limpar forno de forma eficiente

Preparou aquele delicioso assado para toda a família e a sujeira no forno ficou só para você? Então, confira aqui como limpar forno de forma eficiente, barata e sustentável, ou seja, sem neuras.

Quando essa situação bate na nossa porta e torna-se o dilema da faxina, recorremos às soluções prontas nas gôndolas de supermercado. Mas quem nunca comprou um produto e, após usá-lo, precisou recorrer ao Google para encontrar uma solução eficiente? 

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas baratas, sustentáveis e, sobretudo, eficientes para você deixar o seu forno pronto para a próxima receita: 

Limpe a sujeira imediatamente!

Essa é uma dica básica para manter a limpeza em sua cozinha quando trata-se de sujeiras gordurosas. 

A facilitadora doméstica, Lucy Mizael, indica que limpar as gorduras após usar o forno é a maneira mais prática de retirar a sujeira. Afinal, ela ainda está úmida e, assim, não criará crostas de gordura.

Sal para retirar odores.

Além da gordura, alguns alimentos deixam o seu cheiro por todo o forno e, caso você não o limpe imediatamente, é bem provável que sentirá um odor desagradável ao abrir o eletrodoméstico. No entanto, não precisa se desesperar! 

Se você tem sal de cozinha em casa, já tem meio caminho andado. Isso porque a mistura do sal com a canela pode ser utilizada para retirar estes odores desagradáveis do seu forno. Como? Siga o nosso passo-a-passo:

  1. Aqueça o forno;
  2. Misture sal e canela em um borrifador;
  3. Desligue o forno e abra-o com cuidado;
  4. Borrife a mistura no forno;
  5. Espere o forno esfriar e abra-o novamente;
  6. Por fim, tire as manchas com um pano úmido.
  7. Prontinho! 

Retire manchas de graxa e odores com vinagre.

Esta dica já deve ter chegado no seu ouvido, mas ela é tão barata e eficiente que não poderíamos deixar de fora desta lista. A receita caseira indica que você use o vinagre branco e siga o seguinte passo a passo:

  1. Misture um copo de vinagre e um pouco de água em uma panela.
  2. Coloque a panela no fogo e deixe a mistura ferver.
  3. Em seguida, aqueça o forno a 180° C por 15 minutos.
  4. Desligue o forno.
  5. Coloque a panela dentro do forno e retire apenas quando a mistura esfriar.
  6. Por fim, limpe o interior do seu forno com um pano.
  7. Prontinho! 

Água e limão: para limpar profundamente o seu forno.

Tirou o dia para fazer aquela faxina e percebeu que o forno precisa de um cuidado redobrado? Não precisa correr para a gôndola de produtos de limpeza no supermercado, use apenas água e limão. 

A mistura é muito eficiente na limpeza profunda do seu eletrodoméstico, pois a água morna possibilita a remoção de qualquer crosta de gordura. Inclusive, a acidez presente no suco do limão contribui para uma remoção das sujeiras e odores. 

Para limpar o seu fogão com essa mistura, siga o passo a passo:

  1. Faça a mistura em uma panela alta;
  2. Ligue o forno em temperatura média;
  3. Coloque a panela no forno;
  4. Retire a panela do forno após 30 minutos;
  5. Por fim, limpe o interior do seu forno com um pano.

Vale ressaltar que estas dicas valem apenas para os fornos convencionais, visto que o uso de produtos abrasivos em fornos autolimpantes podem corroer o revestimento interno do forno. Portanto, o que fazer? 

Como limpar forno autolimpante de forma eficiente?

Como limpar forno autolimpante de forma eficiente - Reprodução Canva
Como limpar forno autolimpante de forma eficiente – Reprodução Canva

Diante da sujeira incrustada em nosso forno, tendemos a recorrer aos produtos industrializados que compramos nos supermercados. Entretanto, nem sempre são uma boa escolha. Isso tanto porque não retiram totalmente a sujeira, quanto pela possibilidade de danificar o seu forno.

Alessandra Couto, gerente de produto da Electrolux, aconselha o uso de água morna, detergente e pano para a limpeza. A água morna é crucial para a eficácia da receita, já que o ambiente morno facilita a função autolimpante do seu eletrodoméstico. 

Posso usar o limpa-forno sem danificar o meu eletrodoméstico?

Sim, mas com cuidado! O uso do limpa-forno pode retirar o esmalte presente no seu eletrodoméstico. No entanto, usá-lo de forma pontual não danifica tanto o seu forno. Mas lembre-se: não o aplique nas borrachas e na parte plástica do seu forno. 

Viu como nossas dicas incríveis podem ajudar a limpar forno de forma eficiente e barata? Então, siga todas as nossas dicas incríveis e aplique hoje mesmo. Você vai ver o quanto vai facilitar o seu dia a dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.