Administrar o próprio negócio não é necessariamente uma tarefa fácil, mesmo que haja estímulo e dedicação. Normalmente, o estudo e a experiência se evidenciam como os fatores mais determinantes nesse processo. Logo, sendo critérios para que um empreendedor consiga gerir uma rede de franquias de forma inteligente e promissora.
Essa atenção é fundamental principalmente porque o gerenciamento se configura como uma função que vai além da marca em si, pois o gestor precisa conferir o funcionamento de todas as unidades franqueadas. Além disso, deve se certificar que as estratégias de negócio pré-estabelecidas tem a aplicação correta. Ou seja, o cuidado e a busca por dicas acabam por ter uma necessidade redobrada.
Confira formas inteligentes para gerir uma rede de franquias
A gestão por um franqueador, então, busca sempre identificar o modo de operação das unidades. Ainda mais, com o intuito de regularizar possíveis déficits que, por ventura, podem vir a comprometer a qualidade dos serviços e até mesmo a reputação da marca.
Assim, gerir uma rede de franquias de forma inteligente é um processo que exige um pouco de tempo do empreendedor. Então, selecionamos algumas maneiras úteis para colocar essas pretensões em prática e garantir o bom desenvolvimento do negócio.
Estruturação do know-how
Juntamente com um bom planejamento escrito, a definição de práticas e regras em comum é o primeiro passo para gerir uma rede de franquias de forma inteligente. Assim, estabeleça padrões de atuação, estratégias de gestão, modos de execução de determinadas funções e demais padronizações a respeito do funcionamento de cada unidade.
Dessa maneira, todos os franqueados devem seguir essas normas uniformes e válidas para o conjunto, sem a permissão de desvios individuais, a não ser que haja alguma excepcionalidade. Entretanto, é preciso ter cuidado para não tornar essas possíveis exceções, uma regra de comportamento.
Monitoramento financeiro é uma das formas inteligentes para gerir uma rede de franquias
O segundo ponto mais importante para gerir uma rede de franquias de forma inteligente é ficar atento aos números que servem como indicadores dos resultados das unidades. É interessante não demonstrar aferição de possíveis irregularidades financeiras, mesmo que seja importante conferir isso. Pois a intenção desse monitoramento, na verdade, é identificar falhas e suas interferências no desempenho do negócio.
Ainda, aproveite para observar outros elementos que envolvem numerações, como relatórios de frequência de clientes fidelizados, folhas de pagamentos dos funcionários da equipe, custos extras que surgiram como um imprevisto etc.
Investimento em tecnologia
Ambas as dicas anteriores são trabalhosas e cansativas, mas podem ser completamente otimizadas quando a sede da franquia possui um software especializado para realizar determinadas funções. Como franqueador, você ainda vai precisar fazer algumas tarefas manualmente pelo sistema, regulando o que será feito automaticamente.
Com isso, você pode evitar uma possível ausência de integração de dados, assim como perdas dos mesmos. Ainda, investir em tecnologia é uma forma de garantir a padronização efetiva dos modos de operação. Dessa forma, a sua programação acaba por ser menos suscetível a erros.
Investimento em capacitação profissional
Um dos papéis do franqueador é oferecer suporte para o empreendedor, seja ele antigo ou novato. Isso é importante porque o treinamento e a capacitação não devem ser restritos aos novos associados, pois a identificação de falhas pode acontecer em qualquer unidade.
Assim, é interessante ter uma constância no suporte para que haja uma manutenção das estratégias que estão inclusas no contrato. Além disso, esse aprimoramento de habilidades promove uma integralização do time e preserva a harmonia, além de estimular o próprio exercício da função dentro da unidade.
Construção de canais de comunicação é uma das formas de gerir uma rede de franquias
O bom relacionamento entre todos os participantes de um negócio é fundamental para que o franqueador consiga gerir uma rede de franquias de forma inteligente. Dessa maneira, se torna mais viável que o acesso às informações em relação aos acontecimentos ocorra em tempo real. Ou ao menos, seja pelo menos mais fácil de acontecer.
Ainda, esses canais de comunicação mais pessoais também podem promover uma aproximação entre os integrantes da unidade. Pois, gera uma liberdade, mesmo que limitada pelos cargos, de conversação e de transmissão de informações, incluindo aquelas demandas individuais de cada estabelecimento.
Esse foco é interessante para que o franqueador não se torne consciente de problemas estruturais apenas nos momentos que ele for visitar presencialmente a unidade. Com isso, seria possível até mesmo elaborar uma resolução de problemas ao realizar esse monitoramento periódico.