Como funcionam as antenas 5G?

Instaladas em maior quantidade e ainda mais próximas dos usuários, as antenas da nova geração das redes móveis levantam dúvidas

O 5G chegou no Brasil de verdade em 2022 e a expectativa é que o acesso a nova tecnologia cresça ao longo dos próximos anos. Para isso, não será necessário apenas smartphones adaptados à tecnologia, mas também a expansão da infraestrutura de telecomunicações – principalmente de antenas 5G – para que a conexão possa ser feita.  

Em linhas gerais, a infraestrutura 5G é composta por micro e macro antenas com recursos e tecnologia de ponta, o que vai requerer quantidades significativas de fibra óptica para interligar uma rede totalmente nova e segregada das anteriores. Além da maior quantidade, as antenas estarão separadas a apenas centenas de metros (e não mais quilômetros) uma das outras, logo, serão em breve figuras familiares na paisagem urbana.

LEIA MAIS: 5G: um novo conceito na evolução da internet das coisas

Uma antena 5G é composta, basicamente, por uma torre com um transmissor de rádio na ponta. Ela pertence ou é operada pelo proprietário da rede, ou seja, as operadoras e provedores que venceram o leilão das frequências da nova tecnologia. De acordo com o Grupo Prysmian, a estrutura tem até 60 metros de altura, o que é comparável a uma torre de controle em aeroportos ou a um prédio de 20 andares. Em algumas partes da Europa, no entanto, elas são limitadas a 50 pés de altura, cerca de 15 metros. 

São semelhantes às do 3G e 4G e estas tecnologias podem, inclusive, compartilhar a mesma torre. A diferença é que as aplicações mais avançadas do 5G requerem uma largura de banda muito ampla e conectividade constante. 

Qual o impacto das antenas no dia a dia? 

Mas para atingir um bom nível de desempenho utilizando frequências menos abrangentes, as antenas 5G precisam ser colocadas muito mais próximas umas das outras para garantir a cobertura. 

Até então, as estruturas 4G estavam separadas a quilômetros uma das outras. A partir de agora, é preciso chegar ainda mais próximo da malha urbana e, consequentemente, do usuário. Esse movimento levanta questionamentos sobre o potencial impacto das antenas aos seres humanos e ao meio ambiente. 

Os questionamentos partem da preocupação com o uso de frequências de banda mais altas, bem como o maior número de pontos de acesso, o que supostamente tornaria o 5G prejudicial às pessoas. Há também receios quanto aos níveis de radiofrequência e radiação eletromagnética emitidos por telefones celulares e torres de telefonia móvel. Mesmo que baixos, eles supostamente poderiam aumentar o risco de câncer e contribuir para demência, infertilidade e autismo. 

Estudos científicos têm comprovado que não há razões concretas para nos preocupar. Em março de 2020, a Comissão Internacional de Proteção contra Radiação Não Ionizante (ICNIRP, na sigla inglês), órgão científico sediado na Alemanha que avalia os riscos à saúde pelas transmissões de rádio, afirmou categoricamente que o 5G é seguro. 

Em 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o uso de telefones celulares não causava efeitos adversos à saúde por conta da radiação eletromagnética envolvida no uso e funcionamento dos aparelhos. 

Outros impactos das antenas 5G 

Moradores de Palo Alto, na Califórnia (EUA), queixaram-se recentemente do ruído emitido pelas torres de 5G instaladas próximas às casas deles. Além disso, no início de 2022, havia o receio do setor aéreo norte-americano de que as antenas 5G próximas aos aeroportos poderiam se tornar um perigo à aviação. 

Esse receio chegou a impactar a instalação dessa tecnologia perto a aeroportos nos Estados Unidos. Por sua vez, as operadoras sem fio e os órgãos reguladores das telecomunicações americanas responderam que não há riscos de segurança envolvendo o 5G e a operação dos aviões na implantação da nova rede. 

Já o impacto do 5G ao meio ambiente ainda está sendo debatido por acadêmicos de todo o mundo. Quem defende a tecnologia afirma que os benefícios do 5G permitirão digitalizar e tornar mais eficientes diversos processos, ajudando a reduzir as emissões dos gases que provocam o efeito estufa. 

Os críticos, por outro lado, afirmam que a produção de tecnologia necessária para implantar a nova rede aumentará os gases de efeito estufa. Como se pode notar, mais pesquisas serão necessárias para encontrar respostas mais concretas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.