Como fazer um PIX diretamente do seu celular ou notebook

Neste texto, você poderá conferir um passo a passo de como fazer um PIX. Acredite: o processo não é complicado!

O PIX é o assunto do momento! Todo mundo quer saber se o estabelecimento ou o prestador de serviço aceita esse modelo de pagamento ou se oferece para “fazer um pix” quando precisa fazer uma vaquinha entre amigos.

Existem muitas razões para isso. O PIX revolucionou a maneira como transações bancárias são feitas e aumentou o controle que nós temos sobre o dinheiro. Ele auxiliou na redução de taxas, melhorou a qualidade de vida de negócios em diversos setores.

Mas milhões de brasileiros ainda se perguntam como fazer um PIX, e sentem que estão perdendo oportunidades de negócio e de faturamento por ainda não terem entrado nessa novidade que está revolucionando o mercado financeiro.

Neste texto, você poderá conferir um passo a passo de como fazer um PIX. Acredite: o processo não é complicado! Qualquer pessoa com um smartphone e uma conta bancaria tem tudo que é preciso para comer a fazer PIX imediatamente.

Como fazer um PIX diretamente em seu celular ou notebook

  • Crie uma chave pix em seu banco

O primeiro passo para fazer e receber transferências por pix é ter uma chave pix na conta do seu banco. Para isso, é necessário acessar o aplicativo do banco e procurar pela aba pix.

Cada instituição bancária organiza essa parte de uma maneira diferente, mas com o crescente interesse do público no pix, esse método tem tido cada vez mais destaque, e pode estar logo abaixo de seu saldo e das movimentações mais importantes.

É importante frisar que, caso você queira simplesmente transferir um valor para alguém por pix, é possível fazer sem criar sua própria chave, mas você não poderá receber valores por essa modalidade, o que é muito importante para quem quer aproveitar tudo que o pix tem a oferecer

Para criar o seu pix, você vai precisar definir um de seus dados associados a conta com o pix. Você pode fazer uma chave pix com o número do telefone, com seu CPF ou com e-mail. Essas informações vão servir como ponto de partida para seu pix.

Com essa chave em mãos, você poderá receber pix de outras pessoas, que vão simplesmente escolher qual o valor que será recebido em sua conta em momentos! É um processo muito simples e intuitivo

  •             A chave aleatória do PIX

Para quem é mais cuidado com seus dados e não quer compartilhar o e-mail ou o telefone, e principalmente o CPF, tem a opção de gerar uma chave aleatória, que funcionará como a referência para quem quiser enviar um valor para você.

É uma ótima opção e muitas pessoas usam isso. Porém, esses códigos são grandes e podem gerar confusão em quer encontrar você. É uma questão de escolha e você deverá seguir pelo caminho que te deixar mais confortável.

Agora, que você já gerou sua chave, seja ela identificada ou aleatória, é hora de começar a transferir e receber via pix. Vamos trazer tudo que você precisa saber para realizar esses dois tipos de transações.

  •             Como transferir com PIX

Se você não tem um negócio, essa será a função mais frequente de sua relação com o pix. Você pagará contas, fechará negócios e acertará acordos com amigos por meio de transferências de pix.

Para fazer isso, a primeira etapa é pegar a chave pix da pessoa ou do negócio que receberá sua transferência. Com esse código, você encaminhará a transferência para esta pessoa e vai garantir o sucesso da transação.

Com essa informação em mãos, você vai abrir a aba pix no aplicativo de seu banco e vai escolher se a chave é um número de telefone, um e-mail, um CPF ou uma chave aleatória. Isso vai abrir o espaço para o preenchimento com a chave.

Se o código estiver certo, você terá a opção de colocar o valor que deseja transferir, como faz em qualquer outra transação feita pelo banco. Além disso, você vai poder colocar uma observação para registrar qual foi o pagamento em questão.

Antes de finalizar o negócio, você poderá verificar se todas as informações estão certas e se o pix está sendo feito, realmente, para a conta correta. Essa garantia é muito importante.

  •             Como receber com PIX

Agora, se você tem um negócio e quer começar a receber pagamentos com pix, o processo é ainda mais simplificado! Pegue sua chave e a coloque em um lugar de fácil acesso e passe o código e o valor para seus clientes na hora de fechar uma transação.

Alguns estabelecimentos já estão fazendo peças de decoração com suas chaves pix, o que facilita muito a vida de clientes e do próprio estabelecimento.  Essa facilidade e agilidade é a maior vantagem que o pix entrega.

Esses passos vão ajudar você a fazer um pix e começar a aproveitar as principais vantagens deste modelo bancário que está revolucionando a maneira como as pessoas fazem transações rápidas.

Para qualquer dúvida, abra o aplicativo de seu banco e veja como funciona a aba de pix e qual a maneira como ela é desenhada. Essas dicas indicam o básico e todos os bancos seguem esse padrão!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.