Como fazer para diminuir o estresse no trabalho?

Veja quais medidas podem ser interessantes.

Saber como fazer para diminuir o estresse no trabalho pode lhe ajudar a manter uma rotina muito mais leve e com menos dias “desgastantes”. Mas, para isso, algumas medidas precisam ser postas em prática cotidianamente.

No decorrer deste texto, portanto, destacamos algumas dessas medidas. Acompanhe para saber mais!

Como fazer para diminuir o estresse no trabalho?

O estresse no trabalho pode ter diversas causas. Por isso, na hora de tratar uma situação de estresse, a primeira coisa a se fazer é compreender quais são os gatilhos emocionais envolvidos com a crise.

Trata-se de algo relacionado à falta de organização? Excesso de trabalho? Relações conflituosas? Pense sobre isso.

Essa reflexão será um bom ponto para começar a diminuir o estresse no ambiente corporativo. E além dela, outras ações podem ser efetivas. Veja-as:

1- Crie uma agenda equilibrada e com certa flexibilidade

A flexibilidade na agenda pode fazer toda a diferença na hora de saber como fazer para diminuir o estresse no trabalho. Isso porque a sobrecarga de tarefas pode desencadear uma sensação de perda de controle, que prejudica o bem-estar de qualquer pessoa.

Por isso, monte uma agenda de trabalho que respeite os seus limites, e que ainda possua um pequeno espaço para imprevistos. Caso o espaço não venha a ser ocupado, basta usá-lo para organizar e adiantar algo do dia seguinte.

2- Mensure metas que sejam reais

Na hora de estabelecer as suas metas e prazos, seja realista. Nada de querer entregar algo para ontem, se você sabe que será incapaz de concluir. Aceitar esse tipo de meta apenas fará com que você se estresse ainda mais, e se sinta um “fracassado” no final, por não atingir o que desejava.

3- Faça pausas estratégicas

Outro erro recorrente na rotina de trabalho de muita gente é a tentativa de trabalhar ininterruptamente. Seja para entregar algo o quanto antes, ou para conseguir correr atrás do prejuízo, esse tipo de comportamento apenas expõe o corpo e a saúde mental a um peso.

Sim, o peso que o tempo pode ter. Esse peso pode causar esgotamento mental e físico, inibindo os bons resultados. Por isso, procure sempre fazer boas pausas durante o trabalho, especialmente entre as tarefas complexas.

4- Comece resolvendo as tarefas mais difíceis

Começar o dia já resolvendo o mais difícil pode ser uma boa forma de como fazer para diminuir o estresse no trabalho. Isso porque você não estará com a mente cansada pela manhã, e conseguirá tomar boas decisões sobre a tarefa complexa.

5- Cultive boas relações interpessoais

As relações interpessoais também devem ser trabalhadas. Seja mais empático, pratique a escuta ativa e saiba se relacionar de uma forma mais leve e flexível. Evite deixar a intolerância aparecer, a ponto de provocar estresse.

6- Não aceite todas as demandas de trabalho

Por fim, aprenda a dizer não. Isso é fundamental para evitar a sobrecarga de trabalho. Não aceite todas as demandas apenas para agradar alguém – se não é viável, não faça. E, dessa forma, foque em manter tudo dentro de uma agenda flexível com metas reais. Nada de sobrecarga!

 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil. Lembre-se sempre de que as nossas dicas são sugestões, não regras. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.