Como estudar para provas da faculdade ou escola em cinco dias

Como você estuda para provas se tem poucos dias para isso? Na escola ou faculdade certamente você precisará ter estratégias para se preparar e ir bem nas avaliações. Afinal, normalmente elas acontecem em um intervalo curto de tempo. Além disso, é preciso incluir esse estudo dentro de uma agenda repleta de compromissos.

Confira a seguir sugestões de como se organizar para estudar em cinco dias.

Perguntar e ler

Na aula, pergunte ao seu professor que tipo de prova será. Múltipla escolha? Redação? Isso fará diferença na forma como você se prepara.

Quando você estiver em casa, releia os capítulos do livro / PDF / ou outro material que deve constar na prova. É isso para o primeiro dia!

Organizar e fazer anotações

Preste atenção na aula – seu professor certamente revisará matérias que cairão na prova! Leve para casa suas anotações, tarefas e questionários anteriores junto com seu livro e folha de revisão.

Em casa, organize suas anotações. Reescreva ou digite-os para que fiquem legíveis. Organize suas apostilas de acordo com as datas. Anote tudo o que estiver faltando. Em seus estudos, encontre as respostas para todas as perguntas a partir de suas anotações, apostilas, livros, assim como em sites de pesquisa, etc.

Leia mais – Estudos: Prós e contras de fazer anotações no notebook ou tablet

Memorizar

Ao longo da aula, pegue suas anotações e faça perguntas a si mesmo (quando você está esperando o início da aula, no almoço, nos intervalos, etc.)

Esclareça qualquer coisa que você não entendeu totalmente com seu professor. Peça os itens que faltam e pergunte se haverá uma revisão antes da prova no final da semana.

Em casa, defina um cronômetro para 45 minutos e memorize tudo o que for necessário para determinada matéria.

Memorizar um pouco mais

Mais uma vez, pegue seus cartões e faça perguntas a si mesmo ao longo do dia. Confirme uma data de estudo para amanhã à noite.

Defina um cronômetro para 45 minutos novamente quando estiver em casa. Volte aos seus flashcards e folha de revisão, memorizando tudo o que você não tem. Faça uma pausa de 5 minutos. Se necessário, defina um cronômetro para 45 minutos novamente e continue se você ainda não tiver certeza de qualquer material! Coloque seus flashcards em sua mochila para revisão amanhã.

Estudar e fazer a prova

Ao longo do dia, retire seus cartões e faça perguntas a si mesmo novamente. Se seu professor vai fazer uma revisão hoje, por exemplo, preste muita atenção e anote tudo o que você ainda não aprendeu.

Dê uma breve revisada em suas anotações de estudo. Certifique-se de ter tudo organizado. Junto a um colega, reveze perguntas sobre o que poderá cair na prova.

Certifique-se de que cada um de vocês tenha a oportunidade de perguntar e responder, pois você aprenderá o material melhor fazendo as duas coisas. Pare depois de responder às perguntas algumas vezes e tenha uma boa noite de sono.

Não deixe de ler também – Como lidar com a ansiedade causada pelas provas?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.