Como escolher papel de parede ideal para sua decoração

Saiba quais temáticas se adéquam melhor a cada cômodo

Saber como escolher papel de parede ideal para sua decoração, não é uma tarefa fácil, tendo em vista a quantidade de cores e estampas disponíveis hoje em dia no mercado. No entanto, não são todas as cores que ficam bem em alguns cômodos e é qualquer estampa que é adequada também. Por isso, vamos ver, juntos, como acertar na decisão!

Não escolha o papel de parede antes da decoração

O ideal é decidir qual será o estilo do cômodo antes do papel de parede. Em seguida, deve escolher todos os outros elementos, como mobília, paleta de cores e itens decorativos. Por fim, só então decidir qual papel de parede você utilizará, pode te ajudar bastante nessa decisão.

Sendo assim, de acordo com o visual que você irá adotar para aquele cômodo específico, alguns papéis se encaixam melhor do que outros.

Como escolher papel de parede ideal para sua decoração
Como escolher papel de parede ideal para sua decoração. Foto: Canva Pro

Papéis de parede com estampas florais, com plantas e pássaros

Esse tipo de papel costuma ser composto de estampas e cores vibrantes. Por isso, não é recomendável colocá-lo em locais em que você terá uma visão mais constante, como cozinha e sala, por exemplo.

Você também pode gostar:

No entanto, ele é um ótimo elemento para compor a decoração do lavabo, ou banheiro ou de um local de passagem, como os corredores. Assim, eles funcionarão como um ponto de destaque, sem o risco de você enjoar dele com facilidade.

Papéis de parede lisos e com cores suaves

Esse tipo de papel de parede é perfeito para os ambientes de maior convívio, como a sala de estar, por exemplo.

Por serem lisos e, geralmente, de tons suaves, eles não causam aquela confusão visual, como os estampados.

Portanto, são ideais para aquelas partes da casa que estão sempre à vista. Ademais, oferece uma maior facilidade na hora de combiná-lo com outros elementos decorativos.

Papéis de parede com estampas variadas

Hoje em dia, é possível encontrar papéis de parede com uma enorme variedade quando se trata de estampa. Por isso, é possível atender os gostos e preferências de cada membro da família que mora em uma única casa.

E isso pode ser feito no quarto de cada um, onde o espaço deve transparecer a personalidade do dono.

Se for um quarto de criança, por exemplo, opte pelos mais coloridos e com estampas divertidas. Enquanto, para os jovens e adolescentes, também existem inúmeras opções, desde os mais românticos até os de temática mais “dark”.

Já para o quarto do casal, as possibilidades são infinitas, a depender do estilo que deseja. Portanto, pode começar nas estampas mais clássicas, passando pelos mais naturais e indo até os mais chamativos, como as cores metálicas.

Aliás, na hora de escolher o papel de parede para os quartos, o que vale é o gosto e o estilo de cada um!

Como utilizar papel de parede que imitam texturas naturais?

Além das estampas e cores que vimos anteriormente, existem também, aqueles papéis de parede que simulam texturas da natureza.

Por exemplo, eles imitam diversos acabamentos, como por exemplo: metalizado, madeira, ripado, madeira de demolição, tijolo a vista, entre outros.

Sendo assim, essa é uma opção para quem deseja implementar um desses elementos em casa. No entanto, não deseja desembolsar a quantia necessária para que isso se faça possível, o papel de parede é uma ótima estratégia.

Todavia, existe um estereótipo, que ronda essa ideia de que utilizar essas texturas é brega. Mas, na verdade, isso não passa de opinião. Afinal, a sua casa deve conter a sua personalidade e o que você acha bonito.

Porém, se deseja ter um excelente resultado, a melhor tática é contratar um profissional. Pois, ele não te ajudará a escolher a opção e o local ideal para esse papel, mas também para auxiliar na instalação.

Para ficar ainda mais parecido com o acabamento natural que você busca, procure por um papel de parede de qualidade superior. Dessa forma, o efeito será ainda mais próximo da realidade.

Dessa maneira, você pode implementar esse elemento na decoração fazendo um painel ripado fake. Para isso, usar o papel de parede atrás do sofá pode ser uma excelente opção. O ripado é uma das melhores opções para implementar um falso acabamento natural com este material. Pois, o layout das ripas causam uma ilusão de ótica quase impossível de identificar.

Agora que conhece os tipos de papeis de parede, implemente-as em casa e arrase na decoração!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.