Como escolher em que ramo atuar?

Descubra como escolher a melhor área para trabalhar

Começar um novo negócio pode ser, sem dúvidas, uma tarefa que exige planejamento e organização. Ao mesmo tempo, também é um momento de empolgação para quem quer empreender. A decisão de atuar em um tipo de negócio acompanha uma segurança financeira e também um volume de ideias consideradas inovadoras e diferenciadas. Com isso, é preciso escolher em que ramo atuar, para que a aplicação do seu capital tenha bons resultados.

O empreendimento de sucesso não é apenas o que traz maior retorno financeiro, mas também aquele onde o investidor consegue realizar uma boa gestão da unidade de franquia ou da sede da empresa. 

Dica para escolher em que ramo atuar -- Reprodução Canva
Dica para escolher em que ramo atuar — Reprodução Canva

É muito notório, dentro do mercado financeiro, encontrar negócios que acabam por ter prejuízos em função da falta de “jogo de cintura” do empresário para com o setor escolhido. Isso porque, normalmente, os negócios mais promissores estão associados a um bom desenvolvimento pessoal do empreendedor

Por isso, selecionamos dicas essenciais para que você possa escolher bem em qual ramo atuar. 

Personalidade 

Pode ser fácil para você trabalhar em uma área que mais tiver a ver com a sua personalidade! Para isso, você pode listar os seus traços mais marcantes em relação às suas principais opções de escolha. 

Sendo assim, se faz importante observar se você tem mais afinidade com trabalho em grupo ou se prefere atuar sozinho, por exemplo. Assim, se torna possível filtrar os segmentos em tipos de negócios que precisam de maior ou menor quantidade de membros para que a empresa funcione.

Além disso, também é possível avaliar a sua capacidade de comunicação e descobrir com qual faixa etária a marca se expressa melhor. Desse modo, você pode optar ou não por um ramo em que precisa entrar em contato direto com o consumidor. Pode ser necessário, ainda, descobrir qual será esse público, pois cada grupo tem formas próprias de se comunicar e exigências diferentes em relação ao atendimento. 

Interesses 

Outro modo de filtrar as suas opções é observar qual setor é mais interessante para você. Se você gosta e se sente bem em exercer determinada função, os resultados tendem a ser mais promissores e, por consequência, mais lucrativos.

Faça uma lista de tudo que você gosta, desde que esteja adequado às suas ideias. Normalmente, é muito comum fracassar quando você não estrutura seu negócio ou acaba realizando uma gestão sem grande entusiasmo ou foco. 

Assim, é essencial que exista afinidade com aquilo que você trabalha, pois as funções serão exercidas diariamente e, provavelmente, por um longo período da sua vida.

Habilidades

Além de ser uma área que tenha a ver com os seus interesses, ela precisa se adequar ter relação com o que você consegue realizar dentro do trabalho. Assim sendo, é importante sempre lembrar que o melhor ramo para você é o que abre espaço para que suas competências sejam bem aplicadas e desenvolvidas.

Também é fundamental que haja algum tipo de experiência ao desenvolver aquela função, mesmo que não faça parte do seu histórico de trabalho. Desse modo, um setor que está relacionado com um curso antigo que você fez pode vir a ser uma boa opção de escolha. 

Assim, não esqueça que ninguém consegue ser bom em todas as coisas. É preciso avaliar os seus pontos fortes e escolher um tipo de negócio em que você possa explorá-los.

Por exemplo, se você tem facilidade em se comunicar, a área de vendas torna-se viável, principalmente porque há contato direto com o consumidor final. Mas, se você for uma pessoa carente dessa habilidade e possuir dotes culinários, o serviço de delivery é uma excelente alternativa de atuação.

Mercado

Além de seus pontos positivos, você também deve avaliar o funcionamento do mercado. Por isso, não invista em uma área que não vai trazer rendimentos. 

Desse modo, depois de filtrar as suas opções, avalie a concorrência e procure sempre saber sobre os seus gráficos de crescimento e de lucratividade. Muitas vezes, momentos de crise costumam ser bons períodos para focar na sua avaliação, já que mostrarão se o setor é apto para ter estratégias e boa adaptação.

Além disso, veja quais segmentos oferecem serviços que são básicos para a população. Normalmente são aqueles que, independentemente do contexto, sempre são buscados pelo público geral.  

Assim, você irá estabelecer os possíveis riscos de cada ramo e qual está mais adequado à sua situação financeira. Aproveite e faça uma análise das burocracias necessárias para abertura de uma sede ou de uma unidade, pois será um processo determinante no funcionamento do negócio.

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