Como dar feedback negativo? Veja algumas dicas - Notícias Concursos

Como dar feedback negativo? Veja algumas dicas

Dar feedback negativo lhe gera angústia? Faz com que você se sinta mal? Saiba que, por mais que possa parecer “ruim”, o feedback negativo pode ajudar a outra pessoa, muito mais do que deixá-la “triste”. Afinal, com esse tipo de reflexão, a pessoa que recebe o feedback poderá tomar atitudes que a ajudem a crescer e se desenvolver.

Mas como fazer isso de uma forma serena e tranquila? Por onde começar? Como abordar um tema “negativo”? Em nosso conteúdo vamos explanar algumas respostas. Acompanhe.

Como dar feedback negativo?

Antes de dar um feedback negativo é preciso que você elabore um roteiro coerente, a fim de conseguir explanar os seus pensamentos de uma maneira minimamente cronológica e lógica. Afinal, não dá para simplesmente fazer uma lista de “pontos negativos” sobre a pessoa e pronto. É preciso agir com coerência, empatia e atenção, para que o outro não se sinta agressivo. Veja como:

1- Prepare um roteiro, analisando os pontos negativos e positivos

Antes de iniciar a conversa, prepare um roteiro. Aponte todos os fatores positivos e negativos do seu colaborador. Esse roteiro não precisa ser visualizado por ele, mas sim, deve ser apenas o ponto de partida para que você reflita sobre tudo que aconteceu e quais fatores podem ter tornado a situação mais difícil. Lembre-se de não focar apenas no “ruim”, ok?

Vale, inclusive, analisar se as suas atitudes também foram negativas de alguma forma: como informações passadas de forma errônea. Isso é muito importante para que você não seja injusto.

2- Fale sobre os fatores positivos primeiro

Quando a conversa iniciar, comece pelos pontos positivos. Explane sobre as qualidades do colaborador e o que ele fez de positivo durante todo o processo. Você pode, sim, elogiar, mas de maneira sincera e coerente, é claro. É por isso que o roteiro deve ser feito antes, para você não deixar nada passar em branco.

3- Demonstre como poderia ser uma atitude mais positiva

Quando você chegar na etapa de falar sobre os pontos negativos, ou seja, o momento de dar o feedback negativo de fato, demonstre como poderia ter sido melhor. Ou seja, não diga apenas “você é desorganizado”, mas sim, diga o quanto a organização “da maneira X” poderia ser mais positiva e interessante. Assim você faz com que a pessoa consiga criar uma imagem mental e saiba exatamente o que precisa mudar.

4- Não ataque e tampouco diminua o outro

Cuidado com a forma como você irá falar e a linguagem corporal que você irá usar. Em hipótese alguma você deverá parecer agressivo, muito pelo contrário! Tente manter o tom de voz amigável e a postura corporal também. Isso fará com que a outra pessoa se sinta mais confortável e adepta ao que você diz.

Se você demonstrar agressividade, é bem provável que a pessoa irá entrar no modo “defensivo” e começará a devolver as suas palavras de um modo agressivo também.

5- Ressalte que reajustes são normais e necessários

Para finalizar, lembre de trazer para a outra pessoa a ideia de que reajustes são normais e necessários, fazendo-a entender que isso, em hipótese alguma, diminui a capacidade dela. Mas sim, apenas serve de alicerce para que ela se desenvolva cada vez mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?