Como conseguir crédito através do Serasa Score?

Você bem que gostaria de ter seu próprio cartão de crédito e não precisar mais pegar emprestado do parente ou amigo. Navegando na internet, aparecem inúmeros anúncios saltitantes prometendo cartões de credito de vários bancos e instituições. Você tenta em um deles, ou até em vários, e … é recusado. Isso deixa qualquer um frustrado e pensando: aonde foi que eu errei?

Infelizmente, a recusa da maioria dos bancos em nos fornecer qualquer serviço financeiro está ligado ao nosso histórico como consumidor, isto é, todas as decisões à respeito do uso do nosso dinheiro que fazemos ao longo da vida. Atualmente, 62 milhões de brasileiros que estão inadimplentes. Segundo o Serasa, metade deles têm a renda inteira comprometida, e o “superendividamento” acaba fazendo com que fiquem com o “nome sujo”.

Uma das principais métricas usadas pelos bancos e instituições financeiras é o score, de propriedade do Serasa. Vamos entender o que ele é e por que é tão importante conseguir uma boa reputação através dele.

Serasa Score 2.0 – uma nova metodologia

Ele é uma importante ferramenta que ajuda no processo de concessão de crédito e realização de negócios. O Serasa Score indica uma confiança maior para quem tem pontuação mais alta. Assim, os bancos e financeiras costumam facilitar o acesso ao crédito para quem tem score maior.

O Serasa Score 2.0 é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000, calculada por inteligência artificial, que considera aspectos negativos e positivos da vida financeira de cada pessoa.

Em outras palavras, essa pontuação ajuda as empresas a entenderem qual é o nível de risco de dar crédito a você com base no seu comportamento atual.

Classificação do Serasa Score 2.0

O score é estabelecido de 0 a 1000, sendo:

  • De 0 a 300: baixo;
  • De 301 a 500: regular;
  • De 501 a 700: bom;
  • De 701 a 1000: muito bom.

Como consultar meu score?

Você pode consultar seu Serasa Score 2.0 a qualquer momento, quantas vezes quiser e sem pagar nada. É só baixar o aplicativo da Serasa, ou visitar o site.

Por que a pontuação é importante?

A sua pontuação é consultada pelas instituições de credito e serve como um dos itens de avaliação para concessão de financiamentos, empréstimos, cartão de créditos, etc.

Saiba que um score mais baixo não significa que você não vai conseguir credito nenhum. Isso depende dos critérios da instituição. Mas pode ser que você tenha que arcar com taxas de juros mais altas.

Da mesma forma, um score alto não é garantia de conseguir todos os tipos de créditos. A instituição não é obrigada a fornecer crédito a ninguém. Mesmo assim, um score alto te garante mais chances de crédito e, o que é melhor, com juros mais baixos.

Como o score é composto?

O score do Serasa é feito através de dados oficiais baseados em:

  • Sua conta corrente;
  • Se cartão de credito (se é pago em dia);
  • Empréstimos;
  • Contas de consumo, entre outros.

Se você é do tipo que não realiza nenhuma operação financeira deste tipo, ou se não tem nenhuma conta em seu nome, mesmo as de luz ou água, fica difícil para o Serasa determinar seu score, e ele acaba ficando baixo.

Categorias e pesos do Serasa Score

  • Pagamento de credito: 43,6%;
  • Consulta para serviços de crédito: 19,3%;
  • Histórico de pagamentos de dívidas: 19,01%;
  • Credito contratado e tempo de uso e credito: 18%.

Aqui você tem uma explicação mais detalhada do que envolve cada uma destas categorias.

Tenho dívidas pendentes! E agora?

Se a sua pergunta é se estas dívidas, ainda que com mais de cinco anos, influenciam no seu score, a resposta é: sim. Estas dividas inscritas no Serasa não “caducam”, como muitos acreditam. Elas deixam de estar inscritas no registro do Serasa, mas continuam existindo e precisarão ser pagas.

Segundo Nathalia Arcuri, youtuber em finanças, o primeiro passo é catalogar todas as suas dívidas e chegar no valor inicial do que está devendo. É preciso saber exatamente qual é a sua dívida. Sim, existem muitas pessoas que estão negativadas e não sabem.

Outra dica da youtuber é começar aos poucos, pela dívida mais simples de pagar, até a mais complexa. Assim você vai criando fôlego no orçamento, e dando uma melhorada no score.

Não se apavore com o valor inicial!

O valor que vem nas correspondências de cobrança que chegam na sua casa, não é necessariamente o valor que você irá pagar para se livrar da dívida. Após muito tempo com a sua dívida, a instituição financeira já amargou os prejuízos que você causou a ela. Pense pelo lado da empresa: você desapareceu, e antes ela prefere receber algum valor do que valor nenhum.

Então, é possível negociar a liquidação desta dívida com um bom abatimento dos juros, e todo mundo fica feliz.

Renegociar pelo Serasa

É possível renegociar a dívida diretamente no site do Serasa, seguindo os passos abaixo:

  • Entre no site do Serasa, insira o seu CPF e clique em “Consultar”. Para entrar no sistema, utilize a mesma senha para quando consulta seu Serasa Score. Caso não tenha cadastro, clique em cadastre-se grátis” e preencha com os dados solicitados;
  • Confira suas dívidas em aberto e selecione a melhor forma de negociação para seu bolso;
  • Confira as instruções para negociar seus débitos;
  • Agora clique em “Gerar boleto” e o pague na sequência. Após o pagamento do boleto, a empresa retruca seu nome do cadastro de proteção ao crédito e o nome volta a ficar limpo.

É dado um prazo de cinco dias úteis para que as empresas retirem o CPF do consumidor do Serasa após o pagamento da dívida. A empresa é obrigada a fornecer um recibo da dívida que foi quitada. No momento em que for paga a primeira parcela, o prazo já passa a contar. Mas não pagando as outras parcelas, logicamente, seu nome volta a ficar sujo.

Isso é disponibilizado no Serasa sempre, mas uma vez por ano, fique atento ao Feirão Limpa Nome do Serasa, com descontos de até 90% no total da dívida. Além do desconto, é possível escolher a melhor condição que se encaixa em seu bolso.

Se você fizer uma renegociação e pagar direitinho, isso vai criando seu histórico positivo, e a tendência é que seu score aumente.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.