Como conciliar a maternidade e os estudos

Muitas mulheres que têm o sonho de serem aprovadas em vestibular ou concurso público precisam conciliar esse desejo com a maternidade. Na maioria dos casos, as demandas de ter uma criança fazem com que elas tenham que adiar os projetos da vida profissional.

De toda forma, é importante saber que nem tudo está perdido. Apesar da dificuldade de ter uma vida de estudante atrelada às preocupações naturais de uma mãe, esse obstáculo é possível de ser superado. Com estratégia, organização e perseverança é possível alcançar o alvo desejado.

Como conciliar maternidade e estudos?

Primeiro de tudo é necessário se organizar, ou seja, definir um horário para cada tarefa que precisa realizar. Para muitas mulheres, a opção é estudar enquanto as crianças estão dormindo ou na escola. Se o melhor período para seus estudos for a noite, tente dar conta de todas as demandas familiares até esse horário para evitar interrupções em seu momento de foco.

Caso seja possível, elabore um plano de estudos e distribua as matérias conforme as horas que você conseguir disponibilidade durante o dia. Você pode também adotar uma metodologia que seja prática e objetiva e otimize seu aprendizado.

Outra dica crucial é estabelecer uma rede de apoio, seja na sua família ou através da contratação de uma babá. Caso não tenha condições financeiras, você pode recorrer ao apoio do pai da criança ou a outros familiares para dividir com eles algumas responsabilidades.

Desse modo, irá conseguir mais tempo para estudar. Contudo, lembre-se que é importante ser equilibrada e tirar tempo para descansar. Mães de bebês ou crianças mais novas costumam achar que dão conta de tudo sozinhas mas isso pode levar à exaustão.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.