5 dicas de como se preparar para o vestibular

O estudo e a preparação para buscar uma vaga no ensino superior requer muita dedicação e tempo. Prestar o vestibular e obter boas notas é o desejo de muitos estudantes que estão concluindo a última série do ensino médio e também o de muitos que já possuem o seu certificado na mão. 

Fazer um cursinho pré-vestibular e se dedicar a uma rotina de estudo em casa é de suma importância. No entanto, há alguns detalhes que os vestibulandos costumam ignorar devido à pressão que sofrem no ano do vestibular. Por isso, apresentamos abaixo cinco dicas para lembrar esses detalhes e ajudar na preparação para o vestibular.

5 dicas de estudo para o vestibular

Treine com antecedência

Em primeiro lugar, recomendamos que o estudante ponha em prática o conhecimento obtido durante os meses de estudo. Muitos erram ao focar apenas na parte teórica, pois as provas do vestibular exigem que o candidato tenha uma certa prática. Então, ao estudar, faça atividades e responda questões de provas anteriores.

Conheça o formato da prova

Para obter um bom resultado no vestibular e não ter surpresas desagradáveis no dia do exame, é crucial conhecer o formato da prova. Portanto, no período de preparação pesquise os cadernos der provas dos vestibulares. Estude o que a banca organizadora costuma cobrar e conheça o estilo da prova. Isso ajudará bastante no dia do exame.

Aprenda a administrar o tempo de prova

Fazer diversos simulados durante o período de preparação para o vestibular é fundamental para que o estudante aprenda a administrar o tempo de prova. Geralmente, os exames têm duração de quatro ou cinco horas, e o estudante deve usar esse tempo a seu favor. Por isso, ao responder provas de anos anteriores, use um cronometro e, aos poucos, adeque o seu tempo de resposta por questão.

Descanse 

Um dos maiores erros dos vestibulandos é ceder à pressão dos dias que antecedem a prova. É preciso preciso ter um tempo de descanso antes de fazer o vestibular, pois é um processo que exige muito do corpo e do cérebro. Então, evite se sobrecarregar com revisões na véspera da prova. O ideal é descansar, fazer atividades leves e refeições saudáveis. 

Faça pausas durante o exame

Além de organizar bem o tempo de prova para conseguir responder a todas as questões e ainda marcar o gabarito, é preciso separar alguns minutos de pausa. As provas costumam ser longas. Por isso, o estudante deve fazer ao menos duas ou três pausas para tomar água ou ir ao banheiro. Esses momentos são cruciais para descansar o cérebro e melhorar o desempenho.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar no seu texto de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.